O Livro de Cinco Anéis

O Livro de Cinco Anéis Miyamoto Musashi




Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis


171 encontrados | exibindo 166 a 171
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 12


Andre 11/04/2012

Mais histórico do que útil, mas ainda indispensável
Gosto sempre de contextualizar o texto, antes mesmo de terminar de ler a Introdução. Não poderia ser diferente quando vou falar do livro.

Me interessei pra ler este "O Livro dos Cinco Anéis" após ler "A Arte da Estratégia", de Vera Lúcia Sugai (http://www.skoob.com.br/estante/livro/14654186). Aliás, "A Arte" é um livro atual, e satisfação garantida para quem leu outros títulos de estratégia e gestão.

Voltando ao Musashi, ele era um samurai no século 16, ou melhor, um ronin, um samurai sem mestre. Não se dedicava à nada que não fosse ligado à batalha direta, ao combate corpo-a-corpo, arcos, etc. Ao morrer tinha muita fama e admiradores, mas nenhuma posse e pouquíssimos discípulos. Para ele, o ato de sacar uma arma significava matar, algo como "não existe 'vencer' sem 'abater' o inimigo". Sutil como um rinoceronte com dor de dente.

Mesmo assim, lendo seus ensinamentos sobre o uso da espada e as tradições de outras escolas de combate, entendi e aprendi muito.

O livro é curto, e a leitura é tranquila (nesta tradução pelo menos). Mas a necessidade de correlacionar as situações com nossa realidade atual, faz com que você tenha que ler trechos pequenos dia-a-dia.

Recomendo. Realmente recomendo.
Ruivo 18/01/2013minha estante
Sua resenha sobre o livro é boa, mas sobre u Musashi é péssima. Não se pode julgar a vida do Musashi dessa maneira. Se você se ater a fundo na história dele, ele era sim um guerreiro brutal até os 17 anos. Após isso trilhou os caminhos do Zen e passou a ter muito mais apreço pela vida e pela filosofia do que por batalhas e duelos sem sentido. Se você gosta de cultura japonesa, procure ler o romance Musashi baseado nos relatos históricos da vida desse cara! Um abraço!


Andre 18/01/2013minha estante
Ruivo, entendi sua colocação, e sei que posso ter colocado algo errado sobre Musashi, mas é apenas a minha opinião, o que não quer dizer que se refira a verdade sobre como foi. Eu li este livro, e fiz algumas pesquisas sobre Musashi, não só na internet, e meus comentários sobre ele são o resultado disso. Sobre o romance homônimo, "Musashi", eu vejo ele como um romance de ficção, apenas BASEADO na história dele, e portanto, não posso usar esta obra para formar uma opinião sobre aquela pessoa. Obrigado pelos comentários.


raphael 30/11/2013minha estante
O livro Musashi é, de fato, basante romanceado. Se tiverem interesse há um livro muito bom, e em português, sobre ele: O Samurai, de William Scott Wilson, este, sim, um trabalho de história. Abraços.


Mario 25/05/2014minha estante
Cheguei a 50% do livro e nem sei se quero continuar, leitura meio chata :/




Bruno 14/02/2011

Ciência militar apurada
Miyamoto Musashi norteou sua vida em primazia pelos detalhes, caráter, e profundo conhecimento das artes marciais.

Se eternizou por nunca ter perdido um combate sequer como samurai.
Foi excelente na arte da flexibilidade e precisão ao se deparar com uma peleja.

Sinceramente, cada página desta obra exige reflexão, interiorização e assídua prática, para a absorção dos conceitos.

Uma das mensagens do livro é que vencer o inimigo primeiro na sua mente, e posteriormente desmoraliza-lo de tal maneira, que ele perceba que não há maneiras de atingí-lo, muito menos pensar numa revanche, realmente é um grande ensinamento da arte militar.

É um livro que o faz sentir-se mais.

Incrível!
comentários(0)comente



sonia 06/07/2010

um livro sobre o Caminho.
se você não tem um caminho, não vai chegar a lugar algum.
e, como todo o caminho tem seus desvios, se você não se atentar e desviar só um pouquinho, acabará chegando a um lugar muito diferente de seu destino original.
a postura esppiritual do guerreiro é flexível sem perder a determinação.
metáforas de simples entendimento e difícil execução.
sonia 06/07/2010minha estante
gostei bastante.




Zeca 26/12/2009

Tradução tem erros
A tradução dessa edição tem erros, devido o fato deste ser focado como um livro de auto ajuda e administração ofuscando o principal foco que se trata um livro sobre Kenjutsu e não Kendo, pois o Kendo veio durante a era Meiji, quando o Japão começa a aceitar a presença de ocidentais e a modernização enauqnto que Miyamoto Musashi viveu na era Tokugawa (1603-1868)... A melhor tradução do livro encontra-se na edição feita pelo Dr. Jorge Kishikawa mestre de Kendo do Instituto Niten.
comentários(0)comente

raphael 06/01/2010minha estante
Esta edição (de Kishikawa) - em especial - está nos créditos. Kishikawa não pode ensinar os estilos e se refere de maneira errônea ao atual shihan do estilo niten por ele utilizado no instituto de mesmo nome. Tenho esta tradução, e já começa problemática.




Jeffer 22/01/2009

A tradução atrapalhou
http://www.jefferson.blog.br/2007/07/o-livro-dos-cinco-anis-de-miyamoto.html
comentários(0)comente

Zeca 26/12/2009minha estante
De fato a tradução do livro veio do inglês e alguns dados são "ocidentalizados", o ideal é a versão traduzida pelo mestre de Kendo o Dr Jorge Kishikawa, junto com a versão escrita em japonês. A explicação sobre o Kendo é muito mal contada e avaliada somente pelo ponto de vista do empresário ignorando sua verdadeira exência... É um ótimo livro




171 encontrados | exibindo 166 a 171
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR