Fernanda.Avila 23/01/2021
Emocionante
Está longe de ser uma super obra prima de literatura e tem um texto simples e fácil, mas é sem dúvida uma das histórias mais emocionantes que eu já li.
É emocionante porque é difícil, improvável, assutadora e, sobretudo, porque é real.
A cada página eu não podia deixar de me sentir impactada com o fato de que todo esse relato aconteceu de fato, que tudo aquilo que o Saaro (autor do livro e protagonista da história) viveu no livro aos 5 anos de idade, aconteceu de verdade.
É impossível ler e não se sentir privilegiado pelo simples fato de poder ler alguma coisa, qualquer coisa. Entre todos os outros privilégios que nós temos. É impossível ler e não refletir sobre a situação desumana que muita pessoas ainda vivem mundo afora. Não há como não pensar em como muita gente reclama de barriga cheia (literalmente inclusive). Eu chorei muito lendo esse livro, ou seja, nenhuma novidade. Mas nesse livro foi aquele choro de soluçar, aquele choro cheio de sentimento mesmo.
Eu havia escolhido um outro livro para ler, mas achei que ia chorar muito e mudei de ideia. A cabei escolhendo esse. Se a ideia era não chorar, posso apenas dizer que escolhi o livro errado. Mas por outro lado, o que ele me acrescentou além das lágrimas valeu cada segundo de leitura.
Apesar da capa de filme muito feia, eu recomendo demais.