ricardo 14/09/2010
Boas dicas do Willian
O livro do Willian Douglas, Como passar em provas e concursos, não é uma "receita" mágica do segredo da aprovação. Engana-se também quem pensa se tratar de mais um livro de auto-ajuda. Melhor que isso, constitui-se de um conjunto de técnicas de estudo e de como ter um bom aproveitamento na preparação e realização de prova. Assisti também ao DVD de sua palestra, onde ele aborda um pouco sobre os temas do livro. E aconselho a vocês a buscarem o livro como um "manual" de ensinamentos de como aprender a aprender.
O livro dispensa elogios, por já ser uma obra consagrada pelos concurseiros como eu.
Aconselho a todos.
______________________________________________________________________
Texto que publiquei em meu blog enquanto estava lendo o livro
Seguindo a dica de meu "consultor para concursos" Willian Douglas, tomei a liberdade de assim nomear [risos], estou praticando a minha Redação.
Vou iniciar essa etapa do meu "Sistema de Estudo" falando um pouco de como está sendo a minha experiência com o livro do Willian e de que forma ele está conseguindo modificar para melhor minha posição de concurseiro.
O que me levou a ler o livro? Não, não foi simplesmente porque o ganhei de minha namorada em meu aniversário. Na verdade esse era um dos livros que mais ansiava por ler. Talvez pela grande curiosidade em conhecer o método que levou o seu autor a ter tantos sucessos em seleções publicas. Mais ainda, para otimizar meu estudo.Mudanças são sempre difíceis, acredito eu. Não obstante, necessárias e indispensáveis para que se alcance resultados diferentes do que habitualmente está acostumado. Acho que, muitos o buscam como uma espécie de "receita mágica" para a aprovação e tive o maior cuidado de, ao iniciar sua leitura, não o "interpretá-lo" assim.
A princípio achei o livro um pouco lento em seu desenvolvimento. E, como todas ou quase todas as pessoas, estava ansioso por chegar aos capítulos mais práticos que apresentam técnicas de como utilizar a memória com maior eficiência ou de como programar seu cérebro para maximizar os estudos.
Estou muito orgulhoso de mim pois consegui seguir a linha normal do livro, trabalhando assim o controle da minha ansiedade. Parti da definição do objetivo no primeiro capítulo e me encontro no capítulo 11, onde aprendemos técnicas de estudos.
Na prática, estou administrando melhor e de forma mais consciente meus objetivos. Boa parte das práticas aprendidas já as praticava. Se lerem o livro, verá que o autor não fala muitas novidades. São pontos que todos reconhecemos como importantes, mas que não damos o devido valor. E está aí um dos maiores motivos das reprovações.
Um ponto auto do livro, no meu entendimento, são as relações textuais realizadas pelo autor com passagens bíblicas, o que dá um maior gabarito às suas teses.
Vou praticar as teorias do A E I O U.