Toque as Feridas

Toque as Feridas Tomáš Halík




Resenhas - Toque as Feridas


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Ana Paula Pinheiro 17/07/2023

Leitura difícil.
Confrontador.

"Tomé acreditou porque viu. Ele viu feridas transformadas em pedras preciosas, viu a dor superada, viu que o sofrimento e a morte não têm a última palavra. Por isso, pôde acreditar naquilo que é a essência da fé cristã: em Deus, que se manifesta em Cristo; na ressurreição; no amor, que é mais forte do que a morte."
comentários(0)comente



Gustavo 28/12/2021

SE É DEUS, SANGRA.
A radical confissão de Halik consiste em deixar de fora da discussão sobre o verdadeiro Deus, toda religião e divindade que não possua feridas. Na multiplicidade de discursos religiosos, o autor não se perde em um relativismo radical ou fundamentalismo fanático, mas afirma contundentemente sua crença no Deus misterioso que nos chama a tocar suas feridas.
comentários(0)comente



Nina 07/06/2023

Fé ferida
Ler este livro me trouxe alívio. Falo isso porque sempre lutei com a incredulidade, sempre me angustiei com a "falta". Tomás Halík nos ensina aqui que o apoteótico momento da aparição de Jesus a Tomé é uma extensão do que Ele deseja para todos os que, assim como o apóstolo, sentem-se em um mundo confuso. Jesus nos convida a vê-lo através das feridas e, por assim dizer, dos feridos do mundo. É no sofrimento dos que choram, seja este ferido eu mesma ou qualquer outra pessoa, que vemos a face doce do amado. É apenas uma fé ferida que é capaz de crer de verdade, porque ela habita na falta, ela espera na falta e por isso nos traz esperança.

Em alguns momentos eu senti que o autor mostrou uma visão muito - como posso dizer - romântica da igreja em relação aos seus erros no mundo. Mas acredito que isso se dê pelo contexto do país dele, até porque o Tomás fora preso no regime comunista na República Tcheca então talvez ele tenha noção das feridas contra a igreja naquele país, bem como um olhar de desconfiança com o comunismo e olhares revolucionários.

De qualquer maneira, coloquei essa obra como uma das minhas favoritas da vida, trouxe muito alento, trouxe muito desafio, trouxe uma perspectiva de encontrar Deus além das paredes e dos sistemas fechados da religião.
comentários(0)comente



Ed Carvalho 13/01/2023

Escrita muito sóbria e instigante.
Gostei do livro. Trata de diversas feridas, as nossas pessoais, as do mundo, as chagas do Cristo, a dos doentes. Com textos muito reflexivos e voltados para a fé, perdão e esperança o autor usa ora de metáforas ora de linguagem real e explícita para tratar deste tema. Achei-o alguém muito respeito com os de fé diferente da dos cristãos e até mesmo com o ateus. Irei analisarinhas feridas a partir do que aprendi aqui.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4