Hereges de Duna

Hereges de Duna Frank Herbert




Resenhas - Os Hereges de Duna


129 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


Leticia 22/03/2022

Demorei mas curti * editado pq digitei como uma bêbada? *
Eu demorei uma vida pra terminar de ler!
A melhor parte desse livro são os personagens. Não me apeguei a todos mas, torci pelo teg e odrade.
Alguém dê paz ao Duncan Idaho.
Um bom livro, com mais ação que de costume em um livro de Duna. Estou curiosa pra saber o que vai acontecer com os personagens no próximo livro.
comentários(0)comente



Cássia 11/04/2022

Hereges de Duna
Você começa curioso nessa parte da história, depois fica um pouco entediado, porém no final das contas vale a pena o esforço, e o título realmente diz tudo: este livro é uma heresia perfeita!
comentários(0)comente



Fernando 22/10/2022

Me surpreendeu
Eu achei que seguindo a historia do livro anterior este livro teria uma historia mais lenta, seria mais conversa, mas me enganei totalmente. O livro tem um ritmo muito bom, boas cenas de ação. Em resumo me deixou com vontade de ler o próximo livro.
comentários(0)comente



Lipe.olivers 03/11/2022

Eu não esperava nada, mas se tornou meu top 3 de Duna.
Depois do quarto livro de Duna, O Imperador-Deus de Duna, eu fiquei bastante curioso de como se seguiria a história desde dos eventos finais do livro. A Siona seria protagonista? Duncan seria relevante? O que aconteceria com o império? Foram perguntas que rodearam minha mente.

Mas dai Frank Herbert genialmente quebra todas as expectativas ao mudar todo o enredo e seguir a narrativa a partir de milênios depois do Tirano. O mais peculiar dessa obra, é que ela foca nas maquinações, corrupções e intrigas de uma das grandes organizações de todo o império: As Bene Gesserit. Além do protagonismo de grandes Reverendas Madres, que se tornaram minhas personagens favoritas de toda a obra, o Herbert também dá um pouco de destaque aos Bene Tleilax, envolvendo tanto as Gesserit quanto os Tleilaxu em intrigas politicas, essas organizações que foram tão ofuscada por Paul e Leto II nos livros anteriores.

Após a queda do Tirano, o Caminho Dourado para proteger a sobrevivência da humanidade se perpetuou, ocasionando o evento que ficou conhecido como a “Dispersão” e os “perdidos” são as pessoas que viajaram pelo universo em não-naves, meios de transportes indetectáveis pelos presicentes. Séculos e séculos se passam, até que um inimigo volta da Dispersão para oprimir o Antigo Império: as Honoráveis Matres. E assim, as Honoráveis Matres começam uma intriga politica e social contra as Gesserit e os Tleilax.

Mas e Duna? Duna está lá, voltando ao seu ciclo ecológico por conta dos Vermes da Areia. Outro mistério interessante na obra: Sheeana, a menina que consegue controlar o Verme da Areia. E obviamente, uma garota que controla um verme gigante a sua vontade, chama o interesse das Gesserit, criando outro projeto ambicioso e cheio de mistério da Irmandade.

Essa obra entrou no meu top 3 por conta dos personagens, com muito destaque para mulheres Gesserit interessantes, cativantes e inteligentes, além de ótimos diálogos entre os personagens. Esse livro tem bastante ação, apesar do final ter sido muito curto e apressado. Mas dentre todos os livros até agora, o livro 1, 4 e 5 foram perfeitos e eu não tenho do que reclamar, pois a leitura foi agradável e o ritmo não foi cansativo.
comentários(0)comente



Jonas 03/12/2022

Uma nova parte na história de Duna. ... novas ameaças surgem vindas da dispersão ... como lidarão com esses inimigos?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jujuabelc 28/02/2023

Segundo melhor da coleção
Esse livro aprofundou muito mais na história das Bene Gesserit e nos Tleilaxu, isso me faz gostar muito do livro.
Me fez entender e me conectar com os personagens, como me fez entender o porque de eles fazerem tais escolhas.
É um livro muito bom, ele se desenrola rápido. Só senti muita falta dos diálogos.
comentários(0)comente



Railson 28/05/2023

Épico
Que final épico cara, ansioso pelo último e quão incrível vai ser o final desse mundo?
Veremos nos próximos capítulos de Duna
comentários(0)comente



JAssica342 05/06/2023

Demorei para engatar nesse...
Único que conheço, Duncan que permanece na narrativa. Apesar que dessa vez, vemos seu desenvolvimento e não já pronto...Mas ainda com suas pré-mémorias do Duncan adulto.

Entre tantos novos personagens, temos a Sheeana, que é uma garota capaz de controlar os vermes da areia, se tornando uma figura religiosa local.


E as Honaráveis Madres, Odrade e Taraza, que representam as Benes Gesserit de uma forma mais completa, tem um desenvolvimento melhor, aliás, estão como protagonistas. O que não vemos muito, nos livros anteriores.
comentários(0)comente



bOrganic 02/07/2023

Sobrevivência e Memória
Hereges de Duna é o livro que joga o leitor em uma história que se move ininterruptamente pra fora do conhecimento prévio adquirido lendo seus antecessores. Esse livro trata da "prática" do Caminho do Dourado vivenciada pelas lentes Bene Gesserit, e que fazem o leitor, junto de todos os personagens, se sentirem constantemente aturdidos pelas descobertas chocantes que surgem dos que voltam da Dispersão, dos Bene Tleilax e do próprio Tirano

A mística e a contemplação da último livro são substituídas por uma pressa de sobreviver, de compreender os perigos, de eliminar as ameças, mas uma lição do Deus Dividido permanece: a memória é essencial para a verdadeira sobrevivência, aquela além da vida humana, aquela que mantém viva a própria humanidade
comentários(0)comente



GabrielTh 08/07/2023

Mantém o nível e o clima
Certamente não é meu preferido da saga, mas continua muito criativo e trazendo personagens profundos e complexos para a história, além de ser uma baita livro.

Muito interessante como acontecimentos e reflexões dos personagens remetem de forma Indireta eventos de outros livros, milênios antes, deixando o leitor omnisciente imerso na cultura do livro, como se fossem dogmas de uma religião conhecida.

O livro é mais adulto do que todos até aqui, tratando de sexo desde o início até o fim. Creio que isso deve ter limitado bastante a exploração da obra em outros formatos.
comentários(0)comente



Gian.Calixto 28/07/2023

É isso então
Esse demorou bastante. Apesar da leitura não ser muito difícil, eu acabei me perdendo varias vezes nos pensamentos e devaneios q alguns personagens tinham durante seus capítulos, e por consequencia, tinha ler o mesmo trecho algumas vezes. Alguns pontos eu ainda nao entendi direito, o que prejudicou e muito meu entendimento dessa obra. Até agora eu achei esse o mais dificil do que aqueles que vieram anteriormente. E me passou a sensação de que quase nada aconteceu de fato. Os ultimos capitulos as coisas começaram a andar, porém eu fiquei boiando nos eventos que se seguiram.
comentários(0)comente



Raphael.Prista 17/10/2023

Absurdo po
Herbert finalmente mudou tudo. Sem mas nenhum personagem clássico ( tirando aquele) ele recriou totalmente seu universo e o levou para frente com maestria.

Sinto que aqui, Herbert já tinha dado a sua mensagem e agora iria focar totalmente na narrativa desse universo. Não que aqui não tenha as famosas críticas de Frank a religião, política, sociedade e tal. Mas não são o foco. Ele já disse tudo que queria dizer e agora é focar nas consequências disso na história.

A narrativa prende demais. Começa devagar com muitos flashbacks e depois avança que não para mais. Os diálogos entre as forças políticas é sensacional, o mistério criado com a Honradas Madres e a galera da dispersão são muito bem construídos e os próprios são muito bem altamente interessantes.

Gosto muito também que vemos um pouco das pessoas comuns desse universo. Trabalhares do dia a dia que ficam um pouco de fora nos outros.

Mudar drasticamente as coisas é sempre muito perigoso mas Herbert sabe bem o que faz e expande seu universo pra mais longe do que já havia expandido.

Foda pra crl sem mais nem menos
comentários(0)comente



EmAlio.Freitas 22/10/2023

O "Início da nova trilogia"
O Universo de ?Duna? pelas mãos de Frank Herbert são 6 livros; com o passar dos anos foi nomenclaturado como duas trilogias quando o leitor começa se familiarizar com o material sabe que não é bem assim. ?Imperador Deus de Duna? (1981) seria uma espécie de ?intervalo? entre duas histórias o início de uma ?nova? trilogia seria com ?Hereges de Duna? (1984) em 1985 tivemos ?Herdeiras de Duna? em 1986 Frank Herbert nos deixa não finalizando totalmente suas histórias.

Com os primeiros capítulos de ?Hereges? de uma maneira bem ?rasteira? pensei: ?Frank Herbert? está pegando seu tabuleiro e vai criar uma nova história, ou seja, vai usar as mesmas peças os mesmos elementos e só vai mudar alguma coisa ali e aqui e tudo bem. A ?ressaca literária? do último livro da saga onde dei nota 10,0 aumentou minha expectativa perante a esse. O autor mostra segurança novamente no que faz, apesar de usar muito que usou nos livros anteriores, temos easter eggs e referencias em muitos momentos da leitura. Mas a capacidade criativa do autor o tira da mesmice algo raro quando estamos lidando com uma franquia.

Na minha opinião o livro pecou em muitos pontos talvez o ritmo seja o maior entre eles em ?Imperador Deus de Duna? que predominava diálogos o autor tinha um tempo interessante para a ação ou a velocidade de conclusão dos fatos, esse não, na metade do livro ainda é desenvolvido os personagens suas motivações e ambientação de núcleo. Apesar de uma ótima separação de núcleo existia intervalos enormes entre eles causando até esquecimento de alguns detalhes alguns personagens são apenas citados onde poderiam render muito, complicado viu.

A predominância feminina no livro é enorme, Herbert sempre gostou de dar destaque ao gênero feminino, mas dessa vez aumentou a carga, parece que foi em homenagem a sua esposa que estava doente onde em um espaço de tempo ao lançamento do livro veio a falecer. A história tem ?alma? feminina no primeiro livro da franquia temos Paul Atreides e sua ?Jornada do Herói? aqui temos a ?Jornada das heroínas? isso desde as Bene Gesserits a pequena Sheeana Brugh onde poderia ser bem mais trabalhada uma ?espécie? de Rey de Star Wars(Trilogia Sequel) e as vilãs foram muito mal trabalhadas (com exceção do final corrido-sim o final foi corrido) uma irmandade denominada ?Honoráveis Matres? que seriam o oposto das Bene Gesserits elas seriam o lado ?sith? da irmandade onde praticam magia sexual onde apresenta muito erotismo na narrativa.

Um personagem ?volta? nesse livro que seria o ghola de Duncan Idaho onde serve como ?ponte? entre as duas trilogias. O filho de Paul Atreides-Leto II de certa forma é presente em toda história os eventos ocorridos após o término do quarto livro é de estrutura para o desenvolvimento de todos os núcleos desse quinto. Apesar da passagem de tempo de um para o outro muitas pontas ficaram soltas.

?Hereges de Duna? é um trabalho seguro...mas apresentou dificuldades em sua montagem principalmente em seu ritmo, ambientação e carisma de seus personagens.



NOTA 7,2
comentários(0)comente



129 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR