Lipe.olivers 03/11/2022
Eu não esperava nada, mas se tornou meu top 3 de Duna.
Depois do quarto livro de Duna, O Imperador-Deus de Duna, eu fiquei bastante curioso de como se seguiria a história desde dos eventos finais do livro. A Siona seria protagonista? Duncan seria relevante? O que aconteceria com o império? Foram perguntas que rodearam minha mente.
Mas dai Frank Herbert genialmente quebra todas as expectativas ao mudar todo o enredo e seguir a narrativa a partir de milênios depois do Tirano. O mais peculiar dessa obra, é que ela foca nas maquinações, corrupções e intrigas de uma das grandes organizações de todo o império: As Bene Gesserit. Além do protagonismo de grandes Reverendas Madres, que se tornaram minhas personagens favoritas de toda a obra, o Herbert também dá um pouco de destaque aos Bene Tleilax, envolvendo tanto as Gesserit quanto os Tleilaxu em intrigas politicas, essas organizações que foram tão ofuscada por Paul e Leto II nos livros anteriores.
Após a queda do Tirano, o Caminho Dourado para proteger a sobrevivência da humanidade se perpetuou, ocasionando o evento que ficou conhecido como a “Dispersão” e os “perdidos” são as pessoas que viajaram pelo universo em não-naves, meios de transportes indetectáveis pelos presicentes. Séculos e séculos se passam, até que um inimigo volta da Dispersão para oprimir o Antigo Império: as Honoráveis Matres. E assim, as Honoráveis Matres começam uma intriga politica e social contra as Gesserit e os Tleilax.
Mas e Duna? Duna está lá, voltando ao seu ciclo ecológico por conta dos Vermes da Areia. Outro mistério interessante na obra: Sheeana, a menina que consegue controlar o Verme da Areia. E obviamente, uma garota que controla um verme gigante a sua vontade, chama o interesse das Gesserit, criando outro projeto ambicioso e cheio de mistério da Irmandade.
Essa obra entrou no meu top 3 por conta dos personagens, com muito destaque para mulheres Gesserit interessantes, cativantes e inteligentes, além de ótimos diálogos entre os personagens. Esse livro tem bastante ação, apesar do final ter sido muito curto e apressado. Mas dentre todos os livros até agora, o livro 1, 4 e 5 foram perfeitos e eu não tenho do que reclamar, pois a leitura foi agradável e o ritmo não foi cansativo.