Clio0 20/05/2021
Wittgestein é um filosófo que deveria ser obrigatória em História e Letras por sua contribuição para a filosofia da linguagem. É difícil sintetizar sua produção já que ela influenciou, em diferentes momentos, as duas principais escolas linguísticas da atualidade.
A primeira parte de Investigações Filosóficas (a obra oferecida pela coletânea) apresenta o primeiro momento do autor ao investigar a língua como ferramenta do pensamento, da sua morfogênese ao condicionamento mental.
A segunda parte, um adendo publicado posteriormente por seus editores, já trata da evolução da propostas em que o foco passa a ser o contexto da língua.
Obviamente, os defensores de ambas as gramáticas (ortodoxa e moderna) se valem daquela que mais se casa aos seus propósitos. Para o estudante, é a base formadora da discussão.
Sendo uma obra póstuma, seria de se esperar um maior cuidado com notas e referências. Porém, a Nova Cultura preferiu manter o formato mais seco e simples, portando apenas as já tradicionais biografia, bibliografia e cronologia.