Aya de Yopougon

Aya de Yopougon Marguerite Abouet




Resenhas - Aya de Yopougon


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Hév 11/06/2024

??
Li pra representar Costa do Marfim (??) no meu desafio literário. Muito gostosinho e fácil de ler, mostra o cotidiano do país na década de 70 que ainda experienciava os efeitos do ?milagre? econômico, também conta um pouco mais da relação dos habitantes com a França e o símbolo de riqueza e prestígio que se mostravam aqueles que podiam ser comparados minimamente com o estilo de vida francês. O prefácio adiciona muito na leitura, não sei como está na edição em português pois li em inglês, mas recomendaria ler depois de terminar.
comentários(0)comente



Angie - @livros_libras 09/05/2021

Embora já tenha lido alguns livros do continente africano, este foi o meu primeiro contato com a Costa do Marfim. E esse início não poderia vir de forma mais ímpar: história em quadrinhos, escrito por uma mulher e que mostra uma África muito viva, longe dos clichês da guerra e da fome.

A história se passa em 1978, no bairro Yopougon (Yop City, para imitar filmes americanos), em Abidjan, onde muitos trabalham em fábricas e onde muitas mulheres são donas de casa. E é neste ambiente que as três jovens amigas – Aya, Adjoua e Bintou – vivem e descobrem os prazeres, privações e responsabilidades da adolescência.

Este é um livro que mostra através da linguagem escrita e visual um país com uma cultura riquíssima, onde a amizade e a humildade prevalecem. Recomendo a leitura deste e também dos demais livros desta série de HQs.

Ah, nem falei que, tirando Mafalda e Turma da Mônica, nunca tinha lido outra HQ, e adorei!
comentários(0)comente



Naí­za 15/12/2016

Delirium Nerd - As muitas mulheres africanas em “Aya de Yopougon”
[...] “Aya de Yopougon” mostra um lado divertido da vida dessa pequena comunidade, com muita dança, paquera, confusões engraçadas. E também retrata com naturalidade e seriedade a tradição patriarcal, o machismo ao qual as mulheres eram submetidas e as diferenças sociais.

A sororidade é um ponto forte do quadrinho. Com discrição e leveza, Aya chama a atenção das amigas para coisas que elas não costumam dar importância, como o cuidado com o corpo, a responsabilidade em relação a filhos. E essa cumplicidade vai muito além da amizade das três, inclui também as mães, tias e outras mulheres que vez ou outra se ajudam ao longo da história, mesmo que seja preciso fazer um escândalo. [...]

site: https://deliriumnerd.com/2016/07/14/quadrinhos-as-muitas-mulheres-africanas-em-aya-de-yopougon/
comentários(0)comente



Cami Sanches 08/02/2023

Marcante
Aya é marcante em tantos sentidos que é difícil listar.
Só quero poder acompanhar mais e mais sua história, uma história real, não romantizada e que nos coloca lado a lado com a intimidade.
Vamos para o próximo!
comentários(0)comente



Gabriela Costa | @leia_preta 06/12/2021

Nesse primeiro HQ conhecemos um pouco de Aya, suas amigas e a vida na comunidade onde vive. A história é leve, trás discussões super importantes e tem ilustrações lindíssimas. Aya é uma protagonista inspirada que é muito fácil de se identificar.
comentários(0)comente



Rodrigo 19/11/2022

Verdade nua e crua
Muito bom conhecer um pouco mais da população do continente africano, com suas nuances, culturas e gostos únicos.
comentários(0)comente



aaa 28/12/2021

achei o livro interessante!
o vocabulário em certas partes foi meio confuso (algumas palavras tinham tradução, outras não), achei o livro bom mas não sei dizer ao certo que opinião tenho sobre ele.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nana 18/06/2023

Livro nr 16 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Costa do Marfim"

Uma HQ leve, divertida e de leitura muito rápida.
Gostei de conhecer um pouquinho do dia a dia dos moradores da Costa do Marfim e de aprender as gírias do local.
As ilustrações são muito bonitas e coloridas. Como é uma série, fiquei com vontade de ler os próximos volumes.
comentários(0)comente



Ghi 26/03/2015

Adolescente é adolescente em qualquer lugar do mundo!
A HQ é muito legal, recomendo a todos. O que mais tinha me chamado a atenção foi que na capa, abaixo do título, estava escrito: "Esqueça tudo o que você ouviu sobre a África. Este livro vai lhe dar uma outra visão." Que era exatamente o que estava buscando para minha pesquisa, que trata desse assunto. A história se passa na Costa do Marfim e trata do dia a dia de três amigas. Mostra o que todos os jovens têm de universal, mas fala muito da cultura de um bairro.
Muito bom!!!
comentários(0)comente



Fabiana.Ayumi 23/04/2023

Minha primeira leitura que se passa na Costa do Marfim. Muito interessante, gostei de conhecer as gírias deles, só achei curtinho demais kkkkk.
comentários(0)comente



Callum 12/02/2023

Uma história suave e que nos mostra uma África que geralmente não vemos e nem fazemos idéia de que existe. absolutamente encantadora, queria a tradução dos outros volumes
comentários(0)comente



Iara.Borges 15/06/2022

Muito lindinho. Estou ansiosa para ler os próximos volumes. O livro traz muitas histórias e todas Muito interessantes.
comentários(0)comente



Minha Velha Estante 31/01/2022

Se você está acostumado a ler histórias sobre a África e seus habitantes que falam sempre sobre escassez de alimentos, crianças subnutridas, doenças que assolam a população e violência extrema, você vai ter que rever seus conceitos ao ler Aya de Yopougon.

Essa HQ que é, antes de tudo, uma explosão de cores, traz uma África absolutamente real, mas totalmente diferente do que se é veiculado pela grande mídia, e reside nisso a grande importância dessa obra: mostrar para as pessoas que a África é muito mais do que um lugar selvagem ou que precisa continuamente de ajuda.

A história se passa na Costa do Marfim e traz o dia a dia de três amigas adolescentes mas com objetivos de vida bem diferentes. Enquanto Bintou e Adjoua só se preocupam em curtir a vida indo a festas e namorando os rapazes de cidade, principalmente os que tem grana, Aya é uma verdadeira feminista. Sonha em estudar, trabalhar e ser independente, sem ter a necessidade de ter um marido para sustentá-la e nem se tornar uma dona de casa vivendo para a criação de filhos.

Mas relaxa, tá? Aya não é aquela garota chata que corta o barato de todo mundo. Muito pelo contrário! Ela também se diverte e é uma ótima amiga, só não quer perder a sua liberdade e individualidade em um casamento sem amor.

Uma HQ linda, que é um deleite para os nossos sentidos: enche os olhos com as cores da África, a boca com os sabores locais, Os ouvidos com seus ritmos contagiantes e a alma com bons sentimentos através da rica cultura de um povo lindo.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2021/12/aya-de-yopougon-marguerite-abouet.html
comentários(0)comente



Larissa 04/02/2017

Traços bonitos mas achei que faltou algo
Como já disse no título, a história da HQ e os traços dos desenhos são bons. Mas quando cheguei no meio senti que faltava um pouco mais de informações sobre Aya e quando finalizei a leitura achei a história na mediana.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR