Minha Velha Estante 31/01/2022Se você está acostumado a ler histórias sobre a África e seus habitantes que falam sempre sobre escassez de alimentos, crianças subnutridas, doenças que assolam a população e violência extrema, você vai ter que rever seus conceitos ao ler Aya de Yopougon.
Essa HQ que é, antes de tudo, uma explosão de cores, traz uma África absolutamente real, mas totalmente diferente do que se é veiculado pela grande mídia, e reside nisso a grande importância dessa obra: mostrar para as pessoas que a África é muito mais do que um lugar selvagem ou que precisa continuamente de ajuda.
A história se passa na Costa do Marfim e traz o dia a dia de três amigas adolescentes mas com objetivos de vida bem diferentes. Enquanto Bintou e Adjoua só se preocupam em curtir a vida indo a festas e namorando os rapazes de cidade, principalmente os que tem grana, Aya é uma verdadeira feminista. Sonha em estudar, trabalhar e ser independente, sem ter a necessidade de ter um marido para sustentá-la e nem se tornar uma dona de casa vivendo para a criação de filhos.
Mas relaxa, tá? Aya não é aquela garota chata que corta o barato de todo mundo. Muito pelo contrário! Ela também se diverte e é uma ótima amiga, só não quer perder a sua liberdade e individualidade em um casamento sem amor.
Uma HQ linda, que é um deleite para os nossos sentidos: enche os olhos com as cores da África, a boca com os sabores locais, Os ouvidos com seus ritmos contagiantes e a alma com bons sentimentos através da rica cultura de um povo lindo.
site:
https://www.minhavelhaestante.com.br/2021/12/aya-de-yopougon-marguerite-abouet.html