cbarbugiani 01/07/2022Aqui somos envolvidos nas histórias de diferentes gerações que têm suas vidas marcadas, de algum modo, por escolhas do passado. A personagem central Greta, em decorrência de um acidente de carro, perde a memória, mas anos depois, após voltar a um lugar do passado, ela começa a relembrar alguns acontecimentos e passa a reviver algumas lembranças. Passamos a conhecê-la com 18 anos, seus planos, seu sonho em ser atriz, seus amores e suas dificuldades e, a partir de Greta, somos levados a refletir sobre o poder das nossas escolhas e de como elas influenciam na vida de outras pessoas e na nossa própria, em algum momento.
A narrativa em terceira pessoa é clara, envolvente, reflexiva e repleta de emoções. A Árvore dos Anjosé um livro cheio de significados; ao mesmo tempo em que possui certa melancolia em decorrência de determinados acontecimentos, nos remete ao poder do amor, do perdão e de como enfrentamos os dilemas no decorrer da vida.
Um dos aspectos que mais me agradou na história foi o fato de as personagens parecerem muito reais, palpáveis ? com qualidades, mas também com muitos defeitos ? o que permite a quem ler se sentir em sintonia com elas, tirando um maior proveito das lições de vida ali depositadas.