euindy 11/01/2023
"A ESPERANÇA DIANTE DO MEDO É A MOTIVAÇÃO MAIS FORTE DO MUNDO."
Impossível começar essa resenha sem prestigiar essa perfeição em forma de livro. Uau, não tenho palavras para descrever a experiência incrível que eu tive de ler essa obra-prima. Comecei sem muitas expectativas e fui bastante surpreendendida positivamente.?
Em O Ceifador, que é o primeiro livro da triologia, Neal Shusterman nós apresentará um mundo em que a sociedade se tornou imortal. Por causa disso, para que não haja uma superpopulação, foi criada a Ceifa, os Ceifadores são os responsáveis para impedir tal acontecimento.
"Não somos os mesmos seres que fomos no passado. Então, se não somos mais humanos, o que somos afinal? "
Nesse contexto, conhecemos Citra e Rowan, dois adolescentes que foram escolhidos para serem aprendizes de Ceifador. Por diferentes motivos, os dois acabam aceitando a oferta, e irão ter que aprender a "arte da coleta", basicamente eles vão aprender a matar. ??
"Primeiro mandamento: Matarás"
O autor apresenta esse universo distópico de uma forma magnífica e bem construída, todo o contexto do livro acontece de uma forma muito levr, as informações sobre esse futuro são exibidos de uma forma tão espontânea, sem que a gente precise entender muita coisa.
"Os mortais fantasiavam que o amor era eterno, e sua perda, inimaginável. Agora sabemos que nada disso é verdade. O amor permaneceu mortal, enquanto nós nos tornamos eternos."
Comecei a ler esse livro em meio à uma ressaca literária, e simplesmente me prendeu bastante. A escrita do Autor é muito fluída e há varios plots ao decorrer do livro. Alguns deles são tão de tirar o fôlego, é quase impossível largar o livro.
Se tornou um dos meus livros favoritos, daria tudo para esquecer de tudo e reler novamente. Ele tem algumas migalhas de romace, que não tira o foco da história. Ao final desse livro é impossível não refletir sobre como seria viver numa sociedade como a do livro, refletir sobre a importância da empatia e compaixão.?
"O que mais desejo para a humanidade não é a paz, o consolo ou a alegria. É que ainda morramos um pouco por dentro toda vez que testemunhemos a morte de outra pessoa. Pois só a dor da empatia nos manterá humanos."
É um livro diferente de tudo que eu já li. Valeu cada segundo. Leiam e fiquem encantados por ele assim como eu!!