spoiler visualizarNae. 30/05/2024
Sobre Quem era ela:
Ok, eu ainda estou um pouco chocada com o final desse livro então não sei muito bem como colocar em palavras tudo que eu achei, mas vou tentar...
Comecei essa leitura estando bastante curiosa porque, bom, esse foi um dos poucos livros que eu realmente li a sinopse e consequentemente fiquei extremamente curiosa para saber todos os detalhes dessa história que já transbordava mistério só de olhar para a capa. Ainda sim foi surpreendente o quanto a história me encantou, fascinou e despertou mais ainda minha curiosidade enquanto eu ia lendo, sem contar o fato de ser uma leitura muito fluida e rápida pela escrita da autora ser maravilhosa e, felizmente, os capítulos bem pequenos (adoro capítulos pequenos).
Eu adorei o detalhe dos capítulos serem divididos entre passado (narrado pela Emma) e presente (narrado pela Jane) porque isso ia conectando a história de uma forma extremamente satisfatória na minha opinião, sem contar todos os paralelos que aos poucos iam deixando mais ou menos claro todas as respostas para todas as questões levantadas na história. Em um certo ponto eu já tinha certeza absoluta de qual seria o final, pelo menos eu achava que sabia e sei que esse tipo de história quando tudo já fica muito na cara pode incomodar alguns leitores, mas, não me incomodou em nada, na verdade, eu comecei a me incomodar quando todas as minhas certezas foram sendo arruinadas e a história teve a grande virada que deixou claro que nada do que eu achava estava certo.
Primeiro teve a grande mudança em relação a personalidade da Emma que eu até gostei porque foi bem encaixado na história, ela se tornou rapidamente uma personagem extremamente detestável e isso foi irritantemente bem feito. Depois a barra do Edward é limpa porque ele parou de ser meu principal suspeito até que o verdadeiro assassino é revelado, no caso o Simon, e mais uma vez eu gostei porque para mim foi realmente um grande plot twist que também se encaixou muito bem na história e foi muito bem feito. Mas, acho que o grande problema no final desse livro para mim foi a Jane.
Eu não gostei da mudança de personalidade da personagem, diferente da mudança da Emma essa mudança na Jane não fez o menor sentido e, pior ainda, foi muito mal feita. Ela ter planejado desde o início ter um filho com o Edward foi tão ?????????? Sem nexo nenhum, a autora só quis colocar mais uma revelação impactante sem necessidade alguma e o que foi aquele ultimo capitulo? Diferente de todo o resto do livro, o final foi MUITO mal feito. Tudo bem a história meio que se repetir, é um clichê mas um clichê aceitável se bem executado, mas... O que aconteceu com a Jane? O que aconteceu exatamente com o Edward? O que aconteceu com o bebê? Nada disso fica bem explicado e isso é um grande erro.
Enfim, tirando o final, esse livro é muito bom e realmente merece quatro estrelas.