Crepúsculo dos Ídolos

Crepúsculo dos Ídolos Friedrich Nietzsche




Resenhas - Crepúsculo dos Ídolos


186 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


maryanalves_ 15/11/2024

Destaques
Há um ódio à mentira e à dissimulação cuja origem está numa noção sensível de honra; há um ódio idêntico que provém da covardia, na medida em que a mentira é proibida por um mandamento divino. Covarde demais para mentir...

- Crepúsculo dos ídolos

Isso sem falar da "coisa em si", do horrendum pudendum dos metafisicos! O erro do espírito como causa confundido com a realidade! E transformado em medida da realidade! E chamado de Deus!

- Crepúsculo dos ídolos

O queixar-se não vale nada em caso algum: ele provém da fraqueza. Atribuir sua situação ruim a outros ou a si mesmo - a primeira atitude é própria do socialista, a última, do cristão.

- Crepúsculo dos ídolos
comentários(0)comente



Analice163 01/11/2024

.
?Somos necessários, somos um pedaço de destino, fazermos parte do todo, estamos no todo ? não há nada que possa julgar, medir, comparar, condenar nossa existência, por isso seria julgar, medir, comparar, condenar o todo?mas não há nada fora do todo!?
comentários(0)comente



Camile 28/10/2024

"Outrora, quanto a consciência tinha de morder? Que bons dentes ela possuía? E hoje? Quantos lhe faltam?" - pergunta de um dentista.
comentários(0)comente



Sofidajaca 17/10/2024

Meu querido Nit
Dentre todas as obras do Nit, me disseram q essa seria a mais fácil, o livro para iniciantes, mas confesso q nn me prendeu como os outros.
"Crespusculos dos idolos" vem para desmistificar todo tipo de conhecimento criado e todo método tradicional, contem críticas a Sócrates e a Platão, além do idealismo alemão.
Nn é uma das minhas favoritas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nicole1156 09/10/2024

Crepúsculo dos Ídolos
Passei muito tempo postergando ler esse livro por achar que seria extremamente difícil, maaaas é um livro extremamente confortável e crítico de se ler, ótimo para quem convive constantemente com os filósofos clássicos
comentários(0)comente



gabs.mp4 27/09/2024

O cristianismo é um sistema, um conjunto de ideias e de opiniões acerca das coisas.
Caso se extraia dele uma parte essencial, a crença em Deus, destrói-se tudo e não nos fica nada necessário entre os dedos. O cristianismo supõe que o homem não sabe nem pode saber por si o que é bom e o que é mau: crê que só Deus o sabe.
A moral cristã é um mandamento, sua origem é transcendente, está fora de toda crítica, de todo direito à crítica; contém apenas verdade, supondo-se que Deus seja a verdade; vive com a fé em Deus e desaparece com ela.

demorei alguns dias para ler o livro que mesmo curto é bastante denso em conteúdo e requere uma leitura mais adequada. a escrita de nietzsche é mt boa e nesse livro ele fala de muita coisa mesmo, embora eu não concorde com tudo acho que isso que faz ser um livro muito bom porque nos faz entrar em uma conversa diretamente com ele, não há outra palavra pra descrever ele além de genial.
comentários(0)comente



Mlluna 10/08/2024

Sempre tive uma grande afinidade com a filosofia de nietzsche e, mais uma vez, me vi concordando com ele em quase todos os ensaios contidos neste livro. Uma leitura muito boa, fácil (para os padrões de nietzsche) e bem objetiva. O uso de aforismos, com toda a simplicidade que só ele poderia ter, ao descrever posicionamentos fortes e contundentes nunca decepciona.
comentários(0)comente



Mariner 07/08/2024

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



Lelis.feh 05/08/2024

Bom?
Não acho que tenha sido o melhor livro para começar Nietzsche, por ser uma de suas últimas obras, mas o livro é muito bom e não foi uma leitura tão complexa quanto achei que seria.
Mickael13 14/10/2024minha estante
Eu comecei por crepúsculo também, mas já havia estudado sobre Nietzsche antes. Ele condensa muita coisa dos outros livros nesse, então é interessante começar justamente por ele.




.|.|.|.|.|.|. 28/07/2024

O mestre do eterno retorno?
Não vou mentir, a leitura não foi uma das mais fáceis. Precisei voltar numa mesma frase umas 5 ou mais vezes até entende-lá de fato. Contudo, não retira-se o fato de que a leitura é rica em aprendizados e reflexões.
Eu simplesmente amei o jeito de Nietzsche.

A fala de Nietzsche me fez sentir como se estivesse gritando comigo KKKAKAKAK
(dps me acostumei).

O livro -imagino ser traço do autor- costuma criticar e apontar sem desenvolver muito ou explicar, ele deixa a mercê do leitor entender o que ele quis dizer e porque ele o disse.
Recomendo ler, ir pesquisando ou, então, fazer uma leitura acompanhada com um especialista pela internet (youtube também conta).

Divina suas críticas e sarcasmo. Ri durante boa parte da leitura.

Aviso aos iniciantes que não se assustem com um caráter muitas vezes explosivo ou preconceituoso que Nietzsche tem com certas situações (digo isso por sua opinião às mulheres, por exemplo).

Recomendo fortemente esse livro (leia de mente aberta).
Mickael13 14/10/2024minha estante
Realmente, a leitura é difícil KKKKKKK tô tendo dificuldades, mas vou anotando e pesquisando pra melhorar a absorção do conteúdo




elieltoncastr_ 12/07/2024

"Quando o homem se torna altruísta, é o seu fim."
Sendo esta obra considerada como introdução à filosofia de Nietzsche, me surpreendi com a leitura porque, pela fama do autor, esperava algo mais obscuro e taciturno, o que não foi o caso. Ele disserta sobre razão, moral e outros assuntos de forma, no máximo, exacerbada, mas só. Ainda que não concorde com algumas coisas, sobretudo à crítica a autores como Platão, é inegável que Nietzsche mobiliza algo ao lê-lo, uma espécie de inquietação/curiosidade que nos leva a seguir acompanhando-o.
comentários(0)comente



Amanda2422 22/06/2024

Se você quer ler Nietzsche, comece por esse livro. Nietzsche nunca é uma leitura fácil, mas esse livro é uma de suas obras mais possíveis de ler e entender.
comentários(0)comente



Sayonara 10/06/2024

Crepúsculo dos Ídolos
Pensei que havia escolhido o melhor livro para começar a ler Nietzsche, pois é "Crepúsculo dos Ídolos" a síntese das principais ideias desse filósofo.
Porém, o que encontrei nas linhas desse pensador alemão pareceu, realmente, um crepúsculo, mas não da civilização como ele apregoa, mas do próprio Nietzsche, que apesar de ter momentos de grande lucidez, passeia perigosamente perto do elitismo cultural, do racismo e da misoginia. E sim, entendo que foi escrito dentro de um contexto específico, mas isso não anula os absurdos escritos por ele a fim de justificar sua teoria da transvaloração de todos os valores.
Ao fim e ao cabo, e sendo muito sincera, parece um livro escrito por um homem muito erudito, mas delirante.
comentários(0)comente



Lisboa Richthofen 29/04/2024

Como se filosofa com o martelo
Crepúsculo dos Ídolos foi lançado no último ano lúcido de Nietzsche, e pelo que tudo indica, é um apanhado geral de algumas de suas principais ideias. Em suma, ele vai criticar a acepção que valoriza o ideal (os ídolos) em detrimento do real: desde a metafísica de Platão, com seu mundo das ideias, até o conceito cristão de pós-vida. Ele expõe também sua percepção de como a moral humana é deturpada por esses ídolos, que a tornam antinatural quando vetam os prazeres que são inerentes à vida como ela é. Nietzsche ainda vai falar mal de muita gente ao longo do texto -- como um usuário do twitter no séc. 19 --, mas não vou me prolongar.

É um livro de escrita bastante clara, mas de conteúdo extremamente denso; o texto se desenvolve entre nuânces de uma ironia ácida e da seriedade que alguns dos temas demandam. Apesar disso devo dizer que, salvo durante algumas poucas passagens (como quando Nietzsche cita seu grande apreço por Dostoiévski), eu achei o cap. IX extremamente enfadonho. Mas num geral é uma leitura fluida.
comentários(0)comente



186 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR