Marcos606 20/04/2023
O Diálogo trata da misericórdia de Deus. A misericórdia provém da dignidade do homem que é "criado à imagem de Deus", mas que vive na alma de cada homem. Desenvolvendo o ensinamento de Catarina de Sena sobre conhecer a si mesmo e conhecer a Deus, o Diálogo nos convida a ver a presença de Deus na alma e a razão dessa presença. Esta abertura a Deus leva a devolver ao homem uma dignidade superior: "Abre o olho da tua inteligência e olha para mim, e verás a dignidade e a beleza da alma que criei à minha imagem".
A dignidade do homem vem do fato de que o homem é criado à imagem de Deus, e a razão dessa semelhança é o amor de Deus pelo homem, afirma o Diálogo. No entanto, a alma permanece livre e por seu livre arbítrio pode fazer o bem ou o mal de acordo com sua vontade. No entanto, mesmo que o mal exista e se uma pessoa às vezes pode escolher o mal, isso não leva à destruição do bem ou a dignidade da pessoa.
Catarina pede então para poder sofrer e fazer penitência pela culpa dos outros. Este pedido é aceito e mostra a importância da oração e da penitência pelos outros na teologia de Catarina de Siena.
Catarina desenvolve por meio de uma metáfora o papel de Cristo como ponte entre Deus e o homem. Ela desenvolve esta imagem depois de ter falado do pecado original e do pecado de Adão. No diálogo, o pecado de Adão é visto como fruto da impaciência e do orgulho de Adão.
Esse pecado resultaria na separação do homem da vida eterna, abrindo consequências desastrosas para o homem, levando à separação entre o homem e Deus, oposição comparada a um rio. Cristo é então representado de maneira pictórica como a ponte que permite superar este rio que separa de Deus.
A vida de Cristo e a sua Paixão são analisadas como o elo entre a justiça divina e a misericórdia, as consequências do pecado original conduzem à impossibilidade de ascender à vida eterna, e Cristo, sacrificando-se na Cruz, contribui para fazer justiça oferecendo-se por outros.
No entanto as pessoas são livres e, devem escolher trilhar este caminho, seguindo os ensinamentos de Cristo.