Luciano 15/03/2012
Adquiri este livro em sua primeira edição no fim 2002. Em 2003 escrevi uma mini-resenha sobre ele no Submarino (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=157586&ST=SR&franq=247797). No tempo que se seguiu, recebi uma enxurrada de e-mails me perguntando se eu não teria interesse de vender meu exemplar ou se eu conhecia algum lugar onde ele encontrava-se à venda. Fui procurar saber o porquê de tanta gente estar interessada justamente em meu exemplar e descobri duas coisas: a edição havia se esgotado e a demanda crescido. Tirei duas conclusões deste episódio: o crescimento do interesse por usabilidade (a web agradece!) e poder que opiniões alheias possuem na decisão de compra dos clientes!
O título do livro é bastante sugestivo: Não me faça pensar! - Uma abordagem do bom senso à navegabilidade da Web. E foi para desenvolvedores, designers da web, gerentes de projetos, webmasters, pessoal de marketing e, principalmente, para os que assinam os cheques que pagam estes projetos, que este livro foi feito.
A segunda edição diminuiu de tamanho: passou de 187 para 144 páginas. Apesar do encolhimento no número de páginas, o conteúdo aumentou. Como? Mesmo achando que o livro merecia algumas revisões e a adição de conteúdos mais atuais (a primeira edição foi escrita no período pré-bolha, no início do século!), o autor não queria que o livro ficasse longo. Na verdade ele queria preservar a simplicidade do livro ao permitir, inclusive, que o mesmo fosse lido em algumas horas, "numa viagem de avião", como gosta de enfatizar. A solução foi condensar os três capítulos da primeira edição que tratavam dos Testes de Usuário. Os três capítulos da primeira edição podem ser baixados, em inglês, através do site da segunda edição do livro (http://www.sensible.com/secondedition/).
Em contrapartida três novos capítulos foram adicionados:
10 - Usabilidade como um favor comum: Por que seu Web site deve ser um mensch
11 - Acessibilidade, Cascading Style Sheets e você: Quando você acha que terminou, um gato passa correndo com uma torrada com manteiga amarrada nas costas
12 - Socorro! Meu chefe quer que eu ___: Quando decisões de projeto ruins ocorrem com pessoas boas
O primeiro novo capítulo (10) fala sobre a necessidade de tratar bem os usuários, o segundo (11) sobre acessibilidade, tema ignorado na primeira edição, e o terceiro (12) ajuda o leitor a criar subsídios para convencer os "chefes" acerca das vantagens de um website simples, funcional e usável.
Além destas alterações "básicas", o novo livro traz também um aumento na lista de leituras recomendadas e algumas ligeiras alterações no conteúdo anterior, tanto as efetuadas pelo autor como também as alterações decorrentes da nova tradução por novas pessoas, uma vez que também foi alterada a editora do livro no Brasil (Market Books -> Alta Books).
O livro continua dividido em três partes básicas:
- Princípios Básicos: Abrange os cinco primeiros capítulos e trata dos princípios básicos de usabilidade, arquitetura da informação e webwriting.
- Coisas Que Você Precisa Fazer Certo: Agrupa os capítulos 6 e 7 e mostra na prática o que deve ser feito para que seu website se mantenha simples e não force o "pensamento" do usuário. Oferece dicas de navegação, localização, busca, consistência, identificação, apresentação e organização tanto da página principal do website quanto das páginas internas.
- Assegurando-se De Que Fez Certo: Além dos três novos capítulos introduzidos na segunda edição e explicados acima, esta parte traz dois outros capítulos que explicam como ganhar tempo em reuniões e debates de equipes de desenvolvimento web efetuar testes práticos, rápidos e baratos de navegabilidade web.
Não espere um tratado sobre usabilidade e assuntos afins. Uma das vantagens do livro é justamente o fato de poder ser digerido rapidamente, o que o torna ideal para ser presenteado a "chefes", diretores e investidores que não estão diretamente ligados ao desenvolvimento web, mas que são responsáveis pelas importantes decisões tomadas nestes projetos.
Para maiores informações sobre o livro acesse (http://www.altabooks.com.br/pdf/nfpensar.pdf), leia o prefácio, sumário, apresentação e introdução do livro (PDF) disponibilizados pelo website da editora Alta Books.
Termino transcrevendo minha resenha no Submarino que iniciou todo este processo: "O mote deste livro é: SIMPLICIDADE. E é de forma bastante simples que o autor mostra como os websites devem ser. Traz várias dicas de como os websites devem ser concebidos para que o usuário tenha a melhor experiência possível na navegação. Recomendo...".