reiwoods 17/11/2024
Desconcertante
Esse livro é desconcertante. É uma história tão triste, mas não é aquela tristeza de sofrimento direto. É uma tristeza de personagens melancólicos, que nos faz transitar entre empatia e raiva. Porque, aos poucos, vamos percebendo que, por mais que a gente sinta pena deles, são todos egoístas. E o pior é que, pensando bem, esse egoísmo é um reflexo da sociedade em geral. Somos apenas humanos, cheios de defeitos, e talvez o egoísmo seja o pior de todos, não sei. Vale a reflexão. Quando esse egoísmo se mistura com a vontade de ter poder sobre os outros, o resultado pode ser catastrófico.
A forma como Walmir Ayala escreve é muito densa e desperta uma sensação estranha de familiaridade, como se eu já tivesse vivido aquilo, como se soubesse exatamente do que ele está falando. Não consigo explicar. Nunca tinha ouvido falar desse autor, que, aliás, morreu em 1991. O livro foi escrito em 1960, acho! Não conhecia ninguém que escrevesse como ele. Vale muito a pena, recomendo. É um livro que dá pra ler em um dia.
Partilha de Sombra, um livrão da 🤬 #$%!& !
#WalmirAyala #PartilhadeSombra #LiteraturaBrasileira #LeituraRecomendada #DicaDeLivro #LivrosQueMarcam #ClássicosBrasileiros #Literatura #Reflexão #Empatia #Melancolia #Humanidade #Livros #Leitura #Incrível #Recomendo