Biiancanunes 07/03/2024
Daqui Pra Baixo
Mais um livro do Clube Intrínsecos finalizado! ??
Daqui Pra Baixo conta a história de Will, um garoto de 15 anos q vê seu irmão mais velho levar um tiro e morrer na sua frente. No local onde eles vivem há apenas três regras caso alguém querido seja assassinado: 1. Não chorar. 2. Não dedurar. 3. Se vingar.
Will, assim como todos os q vieram antes dele, tem as regras enraizadas bem fundo na mente e em sua conduta ao longo da vida e quando ele decide fazer oq tem q ser feito, as regras o levarão até o elevador de seu prédio, descendo até o térreo, pra ir atrás do assassino do irmão. Mas ele não imaginava q os poucos minutos ali dentro poderiam conduzí-lo a uma jornada com sua consciência e os fantasmas do rastro q a vingança tem deixado ao longo de tantos anos.
Essa foi uma leitura bem rápida, pois o livro é em formato de poemas, alguns bem curtos. Apesar de ser um livro bem fluido, ele tem muitas camadas e é bem denso.
Ele aborda a vida das pessoas q vivem a margem da sociedade, sem muitas oportunidades, vivendo em locais dominados por disputas de gangues.
E o racismo velado das autoridades e como tratam um ente querido de alguém como só mais um pra entrar nas estatísticas.
O fato do Will ser tão novo, mas ter tanta certeza que essas Regras que conduziram a vida de todos os homens de sua família e amigos até aquele momento seja a única solução, só mostra o quanto a justiça falhou com ele e com tantos outros.
Will passa por uma verdadeira experiência espiritual dentro daquele elevador e ali ele tem a oportunidade de reavaliar, repensar e refletir sobre oq está prestes a fazer. E principalmente ele tem a oportunidade de quebrar o ciclo de violência que arruinou a vida de tantas pessoas queridas pra ele.
Achei interessante o final em aberto para que possamos interpretar toda trajetória de Will até ali e fiquei feliz em acreditar que ele não sujou as mãos.
Enfim, um livro que te dá muito em que pensar e que destrincha o luto, a tristeza e a raiva de forma visceral e sem meias palavras. E não nos poupa da verdade que acontece em inúmeras comunidades ao redor do mundo, verdades estas que os mais privilegiados querem varrer pra baixo do tapete a qualquer custo.