Daniel 16/05/2022You're Not Alone!“Essa é uma das lições que David Bowie veio para nos ensinar: nós recorremos à música para ouvir nossas próprias mudanças.”
O livro DAVID BOWIE, UMA VIDA EM CANÇÕES de Rob Sheffield (título original: ON BOWIE) é uma longa carta de amor endereçada a David Bowie e, principalmente, a seus fãs, inconsoláveis pela sua partida para outro planeta.
Eu fiquei arrasado quando David Bowie morreu. Foi como se perdesse um amigo muito próximo, que convivesse comigo – o que é a mais pura verdade: uma das coisas mais íntimas que existem é a emoção de ouvir um disco, pelo jeito como a música mexe com nossos sentimentos. Nos dias de luto mergulhei na discografia do Bowie. Que janeiro triste e feliz ao mesmo tempo aquele de 2016! Tudo o que eu queria era ter naquele momento um livro como este, que explicasse o que eu estava sentindo, reavaliando o porquê de tanta admiração – afinal, a minha vida toda eu ouvi os discos do David Bowie. No quesito “minha obsessão” ele só fica atrás do Morrissey e os Smiths.
E este livro não é uma biografia convencional. O autor, FÃ, em maiúsculas, escreve para outros fãs, lembrando:
Por que gostamos tanto de David Bowie?
Por que ele influenciou tanta gente?
Por que mexeu tanto com nossas cabeças?
Por que nos deu tanta alegria?
E por que tanta tristeza quando nos deixou?
Rob Sheffield é jornalista especializado em rock. Logo, este livro se parece muito com aquelas matérias longas e interessantes, cheia de curiosidades, publicadas na New Musical Express ou na Rolling Stone. Durante a leitura, o recado de Bowie ressoa nos nossos ouvidos: You're not alone! Este livro é apenas sobre TUDO isso.
Na sua música mais famosa, "Hallelujah", Leonard Cohen se lamenta porque a pessoa ele está tentando seduzir não está nem aí para um acorde secreto, feito por Davi para impressionar a ninguém nada menos que Deus ("but you don't really care for music, do you?")... Eu acho que existem dois tipos de pessoas: um tipo que não liga muito pra música; o outro tipo são aquelas pessoas que se importam, que se impressionam, que ficam meio mal humoradas numa festa quando a música que está tocando é ruim (rs)... É o tipo de gente que de fato AMA música. Este livro é para estas pessoas, para as que se importam, e de modo especial para aquelas que amam David Bowie. Amam, no tempo presente, porque David Bowie está vivo como sempre esteve. E sempre estará, enquanto houver um fã emocionado pela música que ele fez.