David Bowie - Uma Vida Em Canções

David Bowie - Uma Vida Em Canções Rob Sheffield




Resenhas - David Bowie - Uma Vida Em Canções


31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


mariaclara.oréfice 23/01/2023

tudo que esse homem se ocorre a fazer é incrível, estou viciada em ler biografias dele um exemplo extraordinário de um artista.
comentários(0)comente



zold 18/10/2022

?O mundo está repleto de nós.
E isso significa que o mundo sempre estará repleto de David Bowie.?

Ter oportunidade de adentrar e entender um pouco da mente maluca ? e sã ? do homem ? e do extraterrestre ? David Bowie foi, além de uma viajem de descobrir e redescobrir sobre o Bowie, também um momento que me vi acolhido por ele e suas músicas. Conseguir entender a mensagem que ele quis passar em cada música, fez elas começarem a ter um novo gosto. E mais que tudo, entender a vida desse homem atemporal me fez olhar com outros olhos pra diversas coisas.
Foi uma leitura um tanto quanto divertida, e a cada página a vontade de ler mais um pouco crescia :)
comentários(0)comente



dionisocastro 30/07/2022

Para as almas solitárias do mundo inteiro
David Bowie é de longe meu artista favorito. Me apaixonei por suas músicas, por suas letras, por suas performances, por suas roupas. É até engraçado que esse tenha sido o primeiro livro que eu tenha efetivamente lido sobre ele. Fato é que eu já conhecia praticamente tudo o que é falado sobre ele nesse livro, porém a intenção de Rob Sheffield não é enumerar fatos sobre Bowie nem contar sua história. Esse livro é uma carta de amor.

Assim como muitas das minhas resenhas aqui, mais do que falar sobre Bowie, Sheffield fala sobre sua relação com ele. Como eu amo Bowie tanto quanto o autor, foi emocionante ler esse livro. Algumas das partes mais positivas estão na análise dos álbuns e das músicas, bem como as comparações entre o que estava sendo criado e a vida pessoal de Bowie.

Quem não é tão fã, talvez não se emocione tanto com esse livro e prefira ler uma biografia mais especializada. Porém, para mim, o livro é perfeito, não poderia haver homenagem mais incrível após a morte de um dos artistas mais versáteis da história.
comentários(0)comente



Marcelo 09/07/2022

Este livro é mais um relato apaixonado feito por uma fã (no caso o jornalista Rob Sheffield), do que uma biografia de fato. Todo o texto tem um tom singelo de homenagem. Indicado, principalmente, para aqueles pouco familiarizados com a história de David Bowie.
comentários(0)comente



Saeto 01/06/2022

Excelente
Uma obra excelente feita por um colunista da Rolling Stone, que ainda é muito fã de Bowie. Gostei de ver algumas curiosidades por trás da fama de Bowie, que eu particularmente adoro!

S.
comentários(0)comente



Daniel 16/05/2022

You're Not Alone!
“Essa é uma das lições que David Bowie veio para nos ensinar: nós recorremos à música para ouvir nossas próprias mudanças.”

O livro DAVID BOWIE, UMA VIDA EM CANÇÕES de Rob Sheffield (título original: ON BOWIE) é uma longa carta de amor endereçada a David Bowie e, principalmente, a seus fãs, inconsoláveis pela sua partida para outro planeta.

Eu fiquei arrasado quando David Bowie morreu. Foi como se perdesse um amigo muito próximo, que convivesse comigo – o que é a mais pura verdade: uma das coisas mais íntimas que existem é a emoção de ouvir um disco, pelo jeito como a música mexe com nossos sentimentos. Nos dias de luto mergulhei na discografia do Bowie. Que janeiro triste e feliz ao mesmo tempo aquele de 2016! Tudo o que eu queria era ter naquele momento um livro como este, que explicasse o que eu estava sentindo, reavaliando o porquê de tanta admiração – afinal, a minha vida toda eu ouvi os discos do David Bowie. No quesito “minha obsessão” ele só fica atrás do Morrissey e os Smiths.

E este livro não é uma biografia convencional. O autor, FÃ, em maiúsculas, escreve para outros fãs, lembrando:
Por que gostamos tanto de David Bowie?
Por que ele influenciou tanta gente?
Por que mexeu tanto com nossas cabeças?
Por que nos deu tanta alegria?
E por que tanta tristeza quando nos deixou?

Rob Sheffield é jornalista especializado em rock. Logo, este livro se parece muito com aquelas matérias longas e interessantes, cheia de curiosidades, publicadas na New Musical Express ou na Rolling Stone. Durante a leitura, o recado de Bowie ressoa nos nossos ouvidos: You're not alone! Este livro é apenas sobre TUDO isso.

Na sua música mais famosa, "Hallelujah", Leonard Cohen se lamenta porque a pessoa ele está tentando seduzir não está nem aí para um acorde secreto, feito por Davi para impressionar a ninguém nada menos que Deus ("but you don't really care for music, do you?")... Eu acho que existem dois tipos de pessoas: um tipo que não liga muito pra música; o outro tipo são aquelas pessoas que se importam, que se impressionam, que ficam meio mal humoradas numa festa quando a música que está tocando é ruim (rs)... É o tipo de gente que de fato AMA música. Este livro é para estas pessoas, para as que se importam, e de modo especial para aquelas que amam David Bowie. Amam, no tempo presente, porque David Bowie está vivo como sempre esteve. E sempre estará, enquanto houver um fã emocionado pela música que ele fez.
comentários(0)comente



Carol Kowalski 15/01/2022

Livro escrito de fã pra fã, não tem pretensão de prometer uma grande biografia, e sim falar um pouco sobre cada persona de Bowie e discos e faixas correspondentes. Justamente por não ser uma biografia, não é super explicativo, então fiquei "boiando" em algumas coisas que foram veiculadas apenas lá fora; mas justamente por não ser super detalhado é também uma leitura gostosa que parece um bate-papo pra deixar o coração quentinho com as lembranças dele. Pretendo conhecer melhor essa parte não muito divulgada por aqui, e reler com uma bagagem maior pra aproveitar mais essa "conversa". O que não será sacrifício nenhum, já que é sempre bom saber mais sobre Bowie.
comentários(0)comente



Rodrigo 20/02/2021

Livro válido para (re)lembrar os momentos da vida de Bowie. Não se trata de uma biografia grandiosa, ela se destina mais a quem não conhece profundamente o astro (seria pouco chama-lo apenas de cantor, ele foi muito mais do que isso), ou para quem deseja mante-lo vivo na memória, já que Bowie morreu há 5 anos, mas segue entre nós (com tudo o que ele produziu e pela sua enorme influência musical e cultural).
comentários(0)comente



Gi 30/01/2021

Não é uma biografia, é um relato de um fã jornalista que acompanhou a carreira dele e resolveu documentar. Mas a leitura é muito válida.
comentários(0)comente



Alexandre 14/01/2021

Um ótimo livro para conhecer um pouco mais de um dos maiores artistas de nossa época. Escrito em um mês por um grande fã de David Bowie logo após a sua morte, o autor é capaz de trazer ainda mais beleza a toda obra do artista.
Foi bem legal ficar caçando as músicas e vídeos comentados pelo autor de maneira tão detalhada.
Não dou nota mais alta, pois achei a edição do livro ruim. Palavras repetidas, erradas etc.
comentários(0)comente



Tuyl 17/11/2020

O livro me pareceu muito mais os escritos de um fã que quer se provar fã do Bowie do que uma biografia de verdade.
comentários(0)comente



LuizaSH 11/10/2020

Rob Sheffield escreveu esse livro após a morte do camaleão do rock, como uma forma de homenagem não só ao cantor, mas ao seu ídolo. Digo isso porque o jornalista não escreve somente como um profissional, mas também levando em conta seu lado pessoal, enquanto grande fã de Bowie.
Com relatos sobre a carreira do britânico, bem como memórias pessoais do jornalista, assim como ilustrado com algumas fotos do artista, o livro é uma ótima pedida para fãs e também para os que não conhecem, mas tem interesse em saber sobre a obra de um dos maiores artistas que já passaram por essa vida, e que infelizmente nos deixou em 2016.
comentários(0)comente



Sabrina758 17/07/2020

"Essa é uma das lições que David Bowie veio para nos ensinar: nós recorremos à música para ouvir nossas próprias mudanças."
Como o próprio jornalista da Rolling Stone diz nas primeiras páginas, este livro está muito mais para uma carta de amor do que para uma biografia de fato - o que não é necessariamente um ponto negativo. Rob Sheffield, fã assumido de Bowie, decidiu escrever sobre a trajetória do artista como uma espécie de tributo que pudesse ser compartilhado com todos os outros fãs.

Primeiramente, digo que adorei essa forma de biografia que foca mais em relacionar as músicas/álbuns com os momento da vida do artista em que foram produzidos e não apenas narrar de cabo a rabo a vida de pessoa. O livro acaba sendo mais voltado para a vida pública de Bowie do que para sua vida privada. Sendo assim, temos pouca informação sobre sua vida particular (a não ser quando ela influencia diretamente em suas obras), mas em compensação, suas várias personas são muito bem exploradas no decorrer das páginas - o que eu adorei.

No entanto, senti que em algumas partes o autor acabou acelerando ou passando muito por cima sem dar muitos detalhes de alguns períodos (déc de 80 e 90 principalmente), o que é até compreensível considerando o boom de Bowie nos anos 70 e, logo, o foco ter sido direcionado a eles. Ainda assim, foi uma ótima leitura.

Adorei esse estilo "não convencional" de biografia que proporciona uma leitura bem mais leve e fluída. Digo também que o projeto gráfico da Globo Livros está incrível! As fotos e a diagramação estão impecáveis e marcadas pela identidade de Bowie. Recomendo para qualquer um que se interesse pela obra e trajetória do artista.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha
comentários(0)comente



Felps / @felpssevero 03/06/2020

De um fã para outro
O jornalista especializado em rock'n'roll Rob Sheffield fala várias vezes durante seu livro que "David Bowie - Uma vida em canções" é uma declaração de amor de um fã ao seu ídolo, mas, antes de tudo, uma declaração de amor a todas aquelas criaturas desajustadas que Bowie juntou ao seu redor: as diversas gerações de fãs em constante renovação desde o fim da década de 60 até hoje e além.

Sheffield decidiu focar-se na vida pública de David Bowie, principalmente na trajetória de cada uma de suas personas - Major Tom, Ziggy Stardust, Aladdin Sane, the Thin White Duke etc - ao invés de explorar a vida privada de David Jones. Um exemplo disso é que pouco sabemos sobre sua família ao concluir a leitura, exceto em passagens que afetaram diretamente sua obra, como as internações de seu irmão devido a problemas mentais ou o casamento com a supermodelo Iman, que durou até o fim da sua vida. Não temos informações sobre seus pais, a relação com seus filhos, seus outros casamentos, nem fechamos o livro com um arsenal de histórias de bastidores que poderíamos esperar da biografia de um rockstar do tamanho de Bowie.

No entanto, ao concluir a leitura conseguimos compreender melhor o que Bowie quis dizer com cada uma de suas criações, o que cada personagem por ele criado nos dizia sobre o espírito da época e do próprio Bowie. Somos apresentados às suas inspirações, guiados através de suas letras enigmáticas e acompanhamos a influência que ele exerceu no mundo do rock durante décadas.

"Uma vida em canções" não é uma biografia definitiva, mas é um ótimo guia para aqueles fãs que como eu têm um conhecimento disperso sobre a incrível e imensa obra de David Bowie.

@felpssevero
comentários(0)comente



Brena Lima 30/05/2020

Me senti próxima a ele
Depois de lê-lo você passa a escutar suas músicas de uma forma diferente.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR