Psychobooks 01/12/2011
PsychoComics - Walter Tierno
Sobre a autora (tirado do site da Livraria Cultura):
Maitena (Ines Burundarena) fala sobre os dilemas e agruras da mulher moderna com a autoridade de quem viveu intensamente os modismos e mudanças de padrões de comportamento desde a década de 60. Essa é uma das principais razões para que as mulheres se identifiquem tão facilmente com as suas personagens.
Sexta filha entre sete irmãos de uma família de classe média de Buenos Aires, Maitena Inés Burundarena nasceu em maio de 1962 na capital argentina. A mãe, arquiteta, foi quem a estimulou a desenhar. O pai, engenheiro, católico e de direita, foi ministro no último governo da ditadura militar, o do general Viola, que incorporou nove civis. 'Ele devia ter dito não, mas a vaidade o fez aceitar porque morria de vontade de ser ministro da Educação. A muito custo, reconheceu seu erro', diz ela. Casou-se pela primeira vez muito cedo, 'porque ele entendia minhas piadas'. Com 19 anos já era mãe de dois filhos (do primeiro, foi mãe solteira aos 17). Aos 24 estava separada. A partir dos anos 80, a cartunista portenha que é autodidata ganhou o mundo: a porta da frente foram revistas undergrounds, obras infantis, tiras em jornais e, na ponta do tapete vermelho, os livros que, se antes se resumiam à comunidade de língua espanhola e portuguesa, agora conquistam também francos e anglo-saxões. Hoje, Maitena está em seu quarto casamento e divide-se entre o trabalho em Buenos Aires e sua casa, num povoado uruguaio. Com o atual marido teve mais uma filha, que está com três anos (seu primogênito tem 23 e a filha do primeiro casamento, 21 anos). Ela o conheceu aos 37 anos, quando, cansada de procurar desesperadamente o amor, 'estava a ponto de virar lésbica'.
O que há para ser dito:
Esse volume reune os livros 1 a 5 da série "Mulheres Alteradas". Cada um desses livros, por sua vez, são coletâneas dos cartuns produzidos por Maitena na década de 90. Seu trabalho é publicado em jornais e revista de mais de 20 países. A Rocco já lançou esses 5 volumes por aqui, mas alguns já estão esgotados. Esse que eu coloquei no link da Cultura é uma edição argentina e o preço compensa.
Minha opinião:
Esse livro é uma compilação de cartuns e tiras de humor. Portanto, não espere encontrar uma história linear, com começo, meio e fim, nem nada disso. Não é a proposta. O lance aqui é a análise humorística da visão feminina do mundo, suas neuras, seus prazeres, sua percepção aguçada, tolerância e intolerância com as idiossincrasias masculinas. Nunca vi uma mulher que, ao ler as piadas de Maitena, conseguisse evitar, no mínimio, aquela risadinha de reconhecimento. Homens suficientemente seguros e inteligentes também se divertem. Piadas rápidas, texto mordaz e desenhos sensacionais. O descomprometimento com linearidade traz muitas vantagens. Você pode simplesmente abrir o livro em qualquer página e lá estará, por exemplo, uma lista de neuras.
Indicado a quem tem inteligência, senso de humor e, portanto, consegue rir de si mesmo.
Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/03/psychocomics-mulheres-alteradas.html