Camila Ramos 20/07/2020Uma Grande Rainha, mas uma leitura bem okUm livro que estava na estante há bastante tempo. Mas eu sempre quis ler, pois adoro a Era Vitoriana. Finalmente engatei na leitura, mas foi menos que o esperado.
(Sinopse aqui no skoob)
Essa é uma leitura bem desconhecida. Praticamente ninguém conhece esse livro. Por me interessar tanto da Rainha Vitória e a Era Vitoriana, eu descobri esse livro e fiquei com sede para ler. Aqui nos deparamos com a história do início do reinado da Vitória. Sua ascensão, seu início como Rainha, ainda muito jovem, com apenas 18 anos.
O livro mostra todos os conflitos que a menina começa a ter em relação a seu reinado. Ela é inocente, quer fazer o melhor para seu povo e para si mesma, mas está confusa e não sabe a quem recorrer ou para que lado se guiar. Até que aparece o seu tão querido Primeiro Ministro, o Lord Melbourn, que foi seu mentor e muito querido amigo.
Muitas pessoas tentavam manipular a Rainha (principalmente Sir John Conroy, que odiei com todas as minhas forças), queriam obriga-la a casar o mais rápido possível, pois uma mulher não poderia saber governar sem um homem ao seu lado. Essas questões me irritaram tanto, senti o peso nas costas da Vitória.
Eu gostei muito de ver a relação da Vitória com o Lord M. A autora abordou bastante, de forma tão profunda, que foi praticamente o enredo principal da trama. E isso deixou o livro mais atrativo, pelo menos para mim. Só que, conforme as páginas iam passando e o livro chegando ao final, eu comecei a ficar intrigada
E acabou que foi exatamente como eu percebi que seria. Nos finalmentes, quando a história estava praticamente acabada, foi que a autora introduziu o Alberto, que foi o marido da Rainha. E isso deixou o final do livro muito corrido para mim. Ela poderia tê-lo introduzido mais cedo no enredo e tudo ficaria mais equilibrado.
Isso foi onde a autora pecou pra mim. E a narrativa dela também foi outro fator que fez eu avaliar com essa nota. A história foi um pouco lenta, mesmo eu me interessando bastante. De forma geral, eu gostei de ler mais uma vez sobre a Rainha Vitória, ainda mais com um pouco de ficção. Mas foi uma leitura apenas boa.