LidoLendo 12/01/2012Valor histórico excelente... historinhas irritantes...O Livro é bem interessante pela forma como foi organizado. Achei que seria por ordem cronológica, mas não. As 100 catástrofes descritas no livro foram classificadas de acordo com os danos e contabilização de mortos, os seja, da pior catástrofe até a menor.
As justificativas para determinada catástrofe ser mais "catasfrófica" do que a outra são embasadas em jornais e relatos da época. Algumas, baseadas em fatos históricos.
O que me incomodou um pouco no livro, foi que ao iniciar a descrição da catastrofe, o autor tenta contar uma história com personagens, como se ele tivesse presenciado cada cena, como se quisesse envolver o leitor no ato do acontecimento do terremoto, tsunami, o que seja. Achei até válida a intenção do autor, mas algumas histórias são chatas, bem exageradas e até mesmo piegas. Parece que o autor estava tentando emocionar o leitor a todo custo, o que não aconteceu comigo.
Confesso que em alguns capiulos, eu "pulava" a parte das histórias e ia direto para os fatos em si.
Vale a pena ler pela pesquisa, pelos fatos descritos e até mesmo para refletir como determinado povo tem a capacidade de se reerguer perante uma catastrofe devastadora.
Por outro lado, não gostei das histórias "comoventes" contadas no início de cada capitulo. Me irritou muito.