Joyce 08/06/2017
RIO DOS VENTOS
A leitura já no início do livro, nos leva aos últimos momentos de vida de Frei Antônio, pois o mesmo descobriu que, havia muito mais além da lenda, de que havia um túnel por baixo da capela do Convento de Santo Antônio.
Sua curiosidade por saber o que mais havia nesse local, levou à sua morte, mais como já sabia que iria morrer, tratou de esconder um objeto em sua boca que serviria de pista para as investigações, além disso conseguiu escrever iniciais no barco em que foi encontrado morto.
Após sua descoberta do corpo do Frei Antônio à beira de um rio, começa as ações de Bernado Souza, um agente policial que logo se encarrega de investigar o caso, com sua amiga Vanessa Torres, uma policial esforçada de 26 anos , que começou sua carreira aos 22 . Logo a notícia da tragédia envolvendo um suposto religioso se espalhou pelos noticiários, o que não tardou para que Frei Telmo e Bispo Dom Ângelo ficasse sabendo do ocorrido.
A trama começa em torno do primeiro objeto que foi encontrado na boca do Frei. O que seria?
Por que ele colocou o objeto ali? Teria mais algum objeto. Os dois policiais vão à procura de mais pistas para que possam chegar onde querem.
Nisso Vanessa está na delegacia e recebe um telefonema que era para ser para Bernado, um homem que diz ser companheiro de quarto do Frei , revela que encontrou algo e que sabe algumas coisas que possam ajudar na investigação do caso , logo marcam um encontro no Mercado de Artesanato.
Chegando lá, o que era para ser algo bom para a investigação , se tornou também em uma tragédia, pois o homem ao ir ao banheiro depois de uma longa conversa, foi assassinado, abrindo assim , mais uma peça do quebra cabeça e deixando mais um rastro de sangue a ser investigado.
" De repente veio em sua mente; o que ela mesmo faria se soubeste que esse seria o último dia em que veria o sol nascer?Despedir-se-ia dos amigos? Rezaria? Passaria o dia com as pessoas que acha mais importante na face da terra? Ou simplesmente esperaria chegara hora?"...
E assim continua a caçada por um mundo de segredos, mistérios e muito suspense, três assassinatos até encontrarem os suspeitos do caso e desvendar todo o mistério daquele túnel. Será que era só a lenda do túnel? O que havia lá de tão valioso e que custou a vida de várias pessoas?
Embarque nessa aventura e tente desvendar como um detetive o que há por tás de tanta morte.
Bem, isso que passei foi só o inicio da história, um breve relato (muito superficial), pois não quero dar spoiler, o livro é bem amplo, rico e eletrizante. O autor consegue envolver o leitor de tal forma , que sentimos o desespero real dos personagens. Ele soube dosar ação, suspense, uma pitada de romance entre Bernard e Vanessa e uma bela aula de História nunca vista antes.
" A luz que vem do seu quarto contrasta com a do corredor, que está apagada, isto permite a ele ver a silhueta de seu corpo, deixando-o meio desconcertado, mas com certeza está sendo a melhor coisa que aconteceu neste tumultuado dia."
É uma obra de ficção , onde o autor se mostrou preocupado em nos levar a um cenário e fatos históricos reais, com uma narração tão rica e inteligente em detalhes que nos vemos nos próprios cenários , nos sentimos na Paraíba em meios aos monumentos históricos e pontos turísticos da cidade como o famoso Bolero de Ravel , iniciado pontualmente às 17 horas e sendo considerado um dos mais belos entardeceres do Nordeste. Eu já tinha visto pela televisão, mas um dia irei presenciar pessoalmente essa maravilha.
Por ser rico em conhecimentos arquitetônicos, artísticos, culturais, geográficos e históricos , é um livro que eu super indico aos pedagogos para inovarem suas aulas , e digamos que será uma relíquia para os moradores da Paraíba e região por se tratar de fatos tão importantes da cidade.
É um livro fabuloso, recomendo este livro a todos aqueles que gostam de aventuras, suspense, uma dose de romance e que querem sentir seu coração acelerado com a angústia dos personagens. E para aqueles que desejam conhecer um pouco da igreja católica, e que assim como eu não conhecem nada. É uma bela aula de história e um verdadeiro caça ao tesouro. Amei a leitura. O final foi surpreendente.