Ingrid 23/12/2021Resenha - A Arte de Fazer Acontecer“A arte de fazer acontecer”, de David Allen, é um livro que aborda o método GTD, criado pelo autor para organizar a mente, se desestressar e realmente fazer as coisas acontecerem.
Essa obra é antiga, e estava um pouco desatualizada com relação à tecnologia, mas em 2016 foi lançada no Brasil essa nova versão, na qual o autor abrange melhor novas tecnologias, e adiciona outros pontos e conceitos importantes ao livro.
Eu não sou uma pessoa que gosta de ler livros técnicos, autoajuda e não-ficção, mas sempre leio pelo menos um por ano, para me manter sempre melhorando. Então, para os leitores de ficção, também recomendo a leitura desse livro.
Agora, vale dizer que não é uma leitura fácil. Principalmente para quem está acostumado a ler histórias, se emocionar com personagens, e conhecer novos mundo. A leitura de “A Arte de fazer acontecer” é maçante.
Passei em média seis meses lendo esse livro, e poderia ter demorado ainda mais se não estivesse em um grupo de leitura. Muito do livro é repetitivo, e acho que ele poderia ser cortado pela metade e ter sido mais direto ao ponto.
Fora as partes mais autoajuda e filosóficas, o livro aborda esmiuçadamente o método GTD, que consiste nas seguintes etapas de organização para a produtividade sem estresse:
1. Capturar
2. Esclarecer
3. Organizar
4. Refletir
5. Engajar
Além disso, ele mostra pequenos métodos que usados no dia-a-dia podem diminuir muito seu estresse, como a regra dos 2 minutos. Você deve fazer todas as ações que precisem de 2 minutos ou menos na mesma hora que elas se mostrarem necessárias. Ou seja, responder um e-mail rápido, jogar fora um papel que estava na sua mesa, etc.
O autor indica também o desenvolvimento de listas bem explicadas, com todas as ações que serão feitas para atingir um objetivo ou completar um projeto.
O melhor do livro, caso a pessoa não queira seguí-lo ao pé da letra, é aproveitar esses pequenos ensinamentos para se tornar um pouco mais organizado.
site:
https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/