spoiler visualizar2r2s 16/12/2023
Quase foi 5
Na verdade não sei bem o que dizer, nem como digerir esse livro, então direi o que amei e não.
Amei definitivamente o Oshima, Nakata e Hoshino. Que boa surpresa que eles são!
Oshima mim namora??, sinto que a maior parte do que grifei veio de falas do Oshima.
O meu mano Nakata, que não é muito bom da cabeça mas simplesmente fala com gatos! Não existe poder mais legal!
E o Hoshino me fez gargalhar sinceramente com o Coronel Sanders e suas falas com medo de maldições.
Agora o protagonista Kafka? não sei se cheguei a amar mas certamente me fez pensar e talvez até me identificar na sua crise durante adolescência. É preciso ler esse livro mais de uma vez para entender e talvez mesmo assim não é possível entender completamente, acho que o Murakami deixou várias coisas abertas pra interpretação mesmo e entendimento individual do leitor.
Agora o que realmente me pegou e me fez não dar 5 estrelas pra esse livro. Algumas partes desse livro podem ser bem sensíveis, tal como a famigerada cena dos gatos, porém coisas muito piores são constantemente feitas com animais todos os dias. O que me deixou mesmo desconfortável foram as cenas de incesto, que não me descem Murakami, NÃO DÁ. No meu ver, mesmo que elas não existissem a história teria o mesmo fim, mas pelo que pesquisei ? além do que já li do Murakami ? parece recorrente as cenas de personagens mulheres para fins sexuais.
E algo que me persegue foi a morte do Nakata. NÃO ACEITO, ME EXPLICA A MORTE DO MEU VELHO. Ele apenas morre. sem explicação, duma hora pra outra. Mas talvez o motivo de eu não engolir isso é porque o amei.??
Mas tirando esses dois fatores, eu passei muito tempo pensando nessa história em geral e criando teorias para que justifique tudo, queria tomar um chá com o Haruki pra ele me explicar o que passava na cabeça dele enquanto escrevia isso. Afinal, Kafka à beira mar também era Nakata?
Se você não gosta de fantasia talvez não goste desse livro, já que fantasioso parece eufemismo para Murakami.
Se achei Norwegian Wood sem profundidades, esse foi completamente o contrário.
PS: tbm vim acrescentar que achei a sacada da música da sr. Saeki com a trama da história descoladissimo e que o fator de tudo começar com cogumelos não pode ser coincidência, tenho certeza que o murakami tomou um chazinho de cogumelo pra escrever esse livro
?[?]Sei que nunca mais vou vê-lo, mas jamais o esquecerei. Aliás, mesmo que tente, não vou conseguir.?
?? Todos nós perdemos coisas preciosas ao longo da vida [?] Oportunidades ou possibilidades importantes, emoções que nunca mais experimentaremos. Esse é um dos significados da vida. Mas dentro de nossas mentes ? eu ao menos acho que é dentro das nossas mentes ? existe um pequeno aposento destinado a guardar tais preciosidades na forma de lembranças. Deve ser um aposento semelhante àquele em que guardamos o acervo desta biblioteca. E para sabermos a exata situação de nossa alma, temos de fabricar continuamente novos cartões de referência. Temos de varrer o aposento, de arejá-lo, de trocar a água dos vasos de flores. Em outras palavras, você vai viver para sempre dentro de sua biblioteca.?
?[?] Todo o mundo precisa de um lugar a que possa pertencer.?