Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami




Resenhas - Kafka à Beira-Mar


393 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


bea 10/01/2024

Nesse livro fica bem claro que, apesar de bom escritor, o Murakami só funciona com uma seleção muuuuuuito limitada de temas e tudo acaba ficando bem repetitivo depois que você saca isso. Sem falar que esse é de longe o livro mais misógino que já li dele até agora. Achava que essa crítica toda pegava pesado e que era um lance até cultural, mas é só meio bizarro e brochante mesmo. A história tem uma premissa interessante mas você se sente andando em círculos o tempo todo, é no geral bem entediante.
comentários(0)comente



Vitor Alexandre 06/01/2024

Sinto muito, Nakata não é bom da cabeça...
Começando 2024 decidi que vou fazer umas resenhas breves de cada livro, sei lá, pode ser interessante ler futuramente e deixar registrado.

Livro interessante, e que como de praxe, peguei sem ter qualquer informação prévia sobre o que se tratava. O principal motivo da escolha foi que queria ler alguma coisa de literatura japonesa e achei o título bem convidativo.

Nos primeiros capítulos estava adorando, li mais de 100 páginas seguidas e achei que seria um sólido 5 estrelas, mas sei lá, começou a cair peixe do céu e acabei perdendo um pouco o ânimo inicial, admito que no final já estava ansioso pra que o livro acabasse ?

Mas no geral nunca deixei de me importar com o protagonista e achei o Oshima um personagem incrível, foi bacana ter um lampejo da cultura oriental, livro bacana, recomendo!
comentários(0)comente



Caroline.Guinther 06/01/2024

Achei que seria um livro 5 estrelas...
Kafka à Beira-Mar foi o primeiro livro que eu li do Murakami, e a escrita não me decepcionou. Apesar de ser um livro denso, a leitura flui bem.
Os personagens tem personalidades diferentes, o que é um ponto positivo. Além disso, o livro aborda diversos temas, como a música, desde a clássica até a contemporânea, cultura pop em geral, mitologia, política, entre outros temas.
Na primeira metade do livro, eu estava amando. No entanto, algumas cenas problemáticas me fizeram perder (e muito) o prazer na leitura.
comentários(0)comente



JAlia.Vessoni 01/01/2024

Perdi o interesse.
É muito sexual já de início. Acho natural abordar temas sexuais, especialmente com a idade do protagonista. Só me incomoda a constância das cenas, talvez também por serem um tanto incestuosas.

Kafka está frequentemente pensando em como garotas poderiam ser sua irmã e, mesmo lutando contra o pensamento, se excita com todas.
comentários(0)comente



haruurane 29/12/2023

Sem dúvidas o livro mais brilhante e tocante do murakami que li até agora. o enredo, diferentemente das outras obras, se desenvolveu de forma satisfatória.
cheguei pensando se tratar sobre misticismo e fantasia, mas descobri que a real magia desse livro gira em torno de conexões humanas; sejam elas novas, velhas ou até mesmo desconhecidas. kafka à beira mar é revigorante como sentir a areia repuxar nos pés em alto mar enquanto os cabelos são puxados pelo vento.
comentários(0)comente



gabrimes 29/12/2023

O Murakami me preocupa as vezes, sério, que livro viajado foi esse?? Eu simplesmente amava os capitulos que tinha o velhinho conversando com os gatos, como não amar gatinhos conversando com gatinhos? E nossa, metade do livro eu passei irritado com o Kafka, que garoto chato, odeio adolescentes que se acham adultos de mais, cool de mais, inteligentes de mais além que as partes dele com a Saeki eu preferia pular, garoto doente, velha doente. Pra mim o melhor do livro era o Hoshimo, Oshima sério poderiam muito bem ser o foco da história.
comentários(0)comente



Ed Bortolotte 27/12/2023

Um pouco...
Achei o livro meio arrastado e monótono em certas partes. Acho que funcionária melhor pra mim se fosse um pouco menor.
Minha primeira experiência com o autor, não foi das melhores. Muita coisa acontecendo , pouca coisa de fato que eu me importasse.
comentários(0)comente



AnaSininho 27/12/2023

Um livro que é pura reflexão e poesia. Uma história estranha? Sim! Muito estranha! Mas não deixa de ter seus encantos.
comentários(0)comente



gibertelli 20/12/2023

Potencial jogado no lixo
Ler esse livro foi com certeza uma das experiências
é uma pena q uma história com tanto potencial e tanto campo pra se desenvolver tenha sido pensada por um homem tarado com síndrome de intelectual que deveria escrever menos e se tratar mais (a obsessão dele por pinto e sexo nao é normal nao
é realmente muito decepcionante o jeito que esse livro parece não ter sido planejado antes de ser escrito, com um monte de aspectos super interessantes que te prendem na leitura mas q o autor simplesmente enfia 🤬 #$%!& e não aborda nunca mais ou nunca dá nenhuma explicação minimamente plausível. sim, é um livro fantasioso, mas o gato viajou demais e esqueceu da verossimilhança
sem contar q daria pra cortar fácil mais de 100 páginas se poupasse toda a encheção pseudointelectual que é impossível de não pular e se tirar todas as cenas extremamente desnecessárias de sexo, machismo e até estupro
ai q tistreza serio
mauuagouro 12/06/2024minha estante
FINALMENTE ALGUEM Q ME ENTENDE




Gleison Marques 17/12/2023

Vai implodir sua cabeça de dentro para fora
Kafka Tamura é um rapaz de 15 anos que foge da casa onde mora com o pai, em busca da mãe e da irmã que o abandonaram quando pequeno.
Nakata é um senhor que vive sozinho com uma pensão ínfima do governo, ele não sabe ler, nem escrever e também não guarda suas próprias lembranças, mas, que após um acidente na infância, ganha a habilidade falar com gatos.

Ambos personagens irão enfrentar suas próprias odisseias, que envolvem maldições e missões quase épicas, que inevitavelmente estão entrelaçadas, na busca por enfrentar um mal que percorre o mundo dos vivos e dos mortos. No caminho, contarão com a ajuda de pessoas maravilhosas, que serão essenciais nas suas jornadas e que acabarão elas mesmas envolvidas em autodescoberta e transformações.

Esse livro é um acontecimento! A história começa devagar, sem, contato, ser algo arrastado, pois, o ato criador do autor é poético e fluído. Há aqui, fortes referências às tragédias e epopeias gregas, aliadas ao realismo mágico e com o cenário idílico de uma anime do estúdio Ghibli. É fácil se perder nessa floresta de letras e ideias e ao acabar o capítulo ter a sensação de ser arrancado para a realidade opaca da vida cotidiana.

Amei caminhar com o Kafka pela floresta da cabana e com Nakata e Oshino pelas ruas do Japão, resolvendo, cada um a sua maneira, os mistérios que a vida lhes deu, mesmo que alguns permaneçam para sempre apenas mistérios.
cris 19/12/2023minha estante
Independente de não ter alcançado suas metas! Meu amor é um incrível leitor, sensível e único! Parabéns para conclusão de mais um leitura, acompanhei o processo, desde o o embarque para o Japão das aventuras do Kafka Tamura até às voltas para a realidade com asdúvidas de tantos mistérios! Ahhh sei que foi incrível ??


Gleison Marques 19/12/2023minha estante
Obrigado meu amor ? só você mesmo pra ter paciência em me acompanhar nas loucuras literárias que embarco ??


cris 19/12/2023minha estante
É um prazer ??


C Henrique 10/01/2024minha estante
Muito bom esse livro.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Michele.GaviAo 16/12/2023

Achei uma leitura nua e crua. Foi meu primeiro contato com o escritor e achei um pouco confuso mas ao mesmo tempo fascinante e polêmico.
comentários(0)comente



Carlos.Leao 11/12/2023

O Murakami mais ambicioso
Tudo o que gosto no Murakami está aqui. As descrições, a Jornada, o ritmo lento, uma dose de distanciamento da realidade. Aí talvez esteja o que não me agradou tanto assim nessa obra. O universo fantástico criado aqui é por vezes muito hermético nos seus significados. Um livro-sonho, mas é sonho de outro.
comentários(0)comente



brunoribeirovls 02/12/2023

O menino chamado corvo
Esse livro foi o mais surpreendente de todos que li no ano de 2023, sua forma de ser escrita e como ela vai sendo desenvolvida te prende de uma forma surpreendente.
Apesar de tudo tenho minhas ressalvas o livro em certos momentos cai em um fatalismo tremendo dando margem para uma passividade das personagens.
O final é divino
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 16/11/2023

Original
Kafka à beira-mar - Haruki Murakami
Editora: Alfaguara, 2022

Isto aqui me tirou completamente da zona de conforto. Trata-se de um calhamaço japonês de realismo mágico-psicanalítico.
Nele, acompanhamos a história de Kafka Tamura e Nakata. O primeiro, um menino de 15 anos que resolve fugir de casa, onde vivia com seu pai, numa busca desconhecida até mesmo para si próprio. O último, um idoso que quando criança sofreu uma espécie de acidente ?mágico? que o deixou mentalmente deficiente mas com a capacidade de conversar e entender gatos.
Um romance com narrativa bem cadenciada, mas, ao mesmo tempo, fluida, que me capturou após alguns minutos de estranhamento inicial. Realmente a experiência para mim foi imersiva.
Quanto à história e ao contexto, sem apresentar spoilers só posso dizer que se trata de uma obra tipicamente surrealista, em que o autor não se importa em deixar pontas soltas (e não são poucas) e onde o leitor é convidado a interpretar os acontecimentos, tal qual fazemos diante de um sonho.

Acompanhar Kafka Tamura foi estar diante de um jovem assolado pelo trauma do abandono e que no fundo, a pretexto da busca por sua mãe e sua irmã, tenta encontrar a si mesmo. Um personagem que me cativou por viver de maneira extremamente ordenada, obsessivo pelo medo de perder o controle de si e, por isso mesmo, vivendo dentro de muros psicológicos que o isolaram do mundo.

Enquanto os capítulos referentes a Kafka são apresentados em primeira pessoa, os de Nakata já são em terceira (narrador onisciente).
Nakata é o tipo de personagem que desperta carinho, piedade e respeito do leitor; e é com ele que ficam os maiores questionamentos e pontas soltas.

Claramente Murakami não estava se importando em entregar um romance bem explicado, tampouco com final definido, o que sugere que o leitor deve focar a leitura no caminho tomado pelos personagens, no seu processo de transformação, e não nas suas conclusões; talvez uma metáfora para nossa própria vida.

Se você possui um viés artístico nato ou já possui experiência imaginativa ou conteúdo terapêutico ? essa obra é para você!
Mas se você procura por uma obra mais acabadinha, sem pontas soltas, recomendo deixar para depois esse livro.

Única coisa que dá pra ter certeza: Murakami fumou uma "diamba forte" pra escrever esse livro rsrs.
Recomendo.
comentários(0)comente



393 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR