Contra os pagãos | A encarnação do Verbo | Apologia ao imperador Constâncio | Apologia de sua fuga | Vida e conduta de S. Antão

Contra os pagãos | A encarnação do Verbo | Apologia ao imperador Constâncio | Apologia de sua fuga | Vida e conduta de S. Antão Santo Atanásio de Alexandria




Resenhas - Santo Atanásio


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Abdoral.Nascimento 02/03/2020

Santo Antão
Monge egípcio que viveu em santidade nos primeiros séculos da Igreja Católica. Um mestre na vida ascética, e um feroz combatente contra o mal.
comentários(0)comente



Erick 10/01/2021

Conhecer o pensamento de Santo Atanásio, é conhecer o modo operativo da Igreja antiga, pré e pós Nicéia. O grande Bispo de Alexandria, sé também petrina, defende vigorosamente a Trindade Santa contra os ataques arianos.
comentários(0)comente



Filino 25/05/2023

Luta pela ortodoxia - e uma bela hagiografia
Atanásio está às voltas com os arianos - uma disputa que consumiu boa parte da sua vida. Os textos que compõem o volume dessa excelente coleção dizem respeito, justamente, a pontos caros nessa querela. Ainda que em alguns desses escritos o autor não mencione diretamente os arianos, a sua preocupação em defender o status do Verbo como coeterno ao Pai e identificá-lo com Jesus é constante e se torna o ponto principal de sua argumentação - que versa, ainda, sobre como os homens se enganam ao adorar criaturas (dos mais diversos tipos) em vez do Criador, ou ainda prestar culto a deuses com condutas extremamente censuráveis.

Também estão aqui apologias escritas por Atanásio, que justifica sua conduta em meio a acusações de que foi vítima. Dirige severos ataques contra seus algozes e reafirma a consonância entre a sua conduta e o que preconiza as Escrituras - até mesmo nos momentos em que teve que fugir, citando em seu socorro, por exemplo, o episódio em que Paulo é descido num cesto para escapar de uma perseguição, e do próprio Jesus, que se subtraiu em algumas ocasiões.

Ao fim, um belo relato da vida de Santo Antão, com as diversas tentações que sofreu, os embates que travou contra demônios, além de diversos ensinamentos e episódios que permearam uma vida bem provecta - ele teria falecido com mais de cem anos. Uma bela peça hagiográfica.

É um volume bastante rico e agradável de ser lido. As polêmicas e as perseguições que marcaram os séculos III e IV, tendo como pano de fundo o arianismo no alvorecer do mundo cristão, são expostas de maneira vívida e instigante.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR