Jessika.Frizzero 14/12/2020Livro bomQuando vi o livro e me dei conta de que eram história sobre mulheres contadas por um homem me subiu um calafrio na espinha, fiquei pensando nos escritores que conheço e já fiquei tensa achando que seriam lamentos e frustrações como já vi aos montes. Mas respirei fundo e pensei comigo: vamos lá, parece diferente.
E, de fato, era diferente! Quando abri e percebi que não era um muro das lamentações foi um alívio, era algo que eu leria.
Além disso, Dimas tem mais atributos em sua escrita: ela é clara, fácil de acompanhar e é bem formulada. Quanto a parte técnica, eu com todo o meu rigor posso garantir que não há qualquer problema!
Outro ponto muito positivo: são realmente mini histórias! E são rápidas de ler! É um livro de ler em uma sentada só como eu costumo dizer, você consegue engolir as páginas rapidamente. Perfeito pra ler em uma ressaca literária, em uma noite insone, uma viagem...
As histórias não são complicadas, são bem tranquilas até!
Porém, nem tudo são flores, acredito que por ser um livro iniciante houve alguns detalhes pontuais que poderiam ter sido melhor visitados. Em primeiro lugar, é bom lembrar do que eu mencionei lá em cima, é um livro sobre mulheres escrito por um homem, então por mais familiarizado com mulheres, por mais relatos que escute, por mais que conviva com muitas, há aí uma barreira bem grande e achei ousado da parte do autor relatar algumas das histórias pela ótica feminina. Em virtude dessa barreira, algumas coisas me incomodaram e me deixaram desconfortável como mulher, acredito que possa ser uma percepção personalíssima, mas ao focar em esteriótipos de suas personagens o autor caiu numa generalização perigosa, que beira a uma visão rasa e patriarcalista, mas conhecendo o autor sei que não foi por mal, foi um descuido ou um não pensar melhor no impacto que isso poderia ter.
Em quase todos os contos eu senti falta de explorar melhor a personalidade individual das mulheres ali representadas, muito se focou em busca por relacionamento, por atenção de homens e um apego exacerbado ao corpo e esteriótipos femininos, inclusive validando comportamentos de homens que eu abomino, como os olhares de desejo. Eu, como alguém que infelizmente faço parte das estatísticas como mais uma das muitas de nós que sofreram abusos, senti-me invalidada e desrespeitada, porém entendo que para homens esse ponto é de difícil observação e entendimento.
Uma outra questão que me deixou um pouco frustrada foi a abordagem de temas muito sérios e muito complexos de forma corrida e rasa, mesmo em uma mini história seria de bom tom que se explorasse melhor o psicológico e tentasse aprofundar melhor o tema, não vou aqui citar o tema para não estragar também o mistério, porque mais uma vez eu acredito que isso se deu por uma tentativa do autor de gerar uma quebra de expectativa, um plot twist, um suspense, e ele consegue, porém alguns temas precisam ser tratados com uma seriedade e uma delicadeza maior porque pedem.
No geral, o livro é bom. É um livro para ser lido e não analisado ou pensado. É leve, é rápido e é tranquilo de ler. Eu como estudante da área que sou e e enjoada quando o assunto é mulher, posso ser pedante em alguns pontos de crítica; mas, mesmo com os incômodos, o livro não está arruinado e nem foi estragado, com certeza é melhor do que ler um muro das lamentações! É uma experiência interessante e vale à pena se aventurar de forma lúdica, porque acredito que esse é o grande objetivo, apresentar a vida de mulheres de forma simplificada, porque se você estiver procurando ler sobre mulheres de forma mais aprofundada, você pode se decepcionar.
Se eu fosse avaliar o livro numa escala de 0 a 10, Mini Histórias Sobre Mulheres seria um 6,5 ou 7.
É essa minha análise.
Nao deixem de ler e analisar por si mesmos!!
site:
https://www.instagram.com/p/CIx--7ojvvR/?igshid=1nh1g2q0mnt3r