Um Encontro com a Liberdade

Um Encontro com a Liberdade Júlio Emílio Braz




Resenhas -


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Mona_Lucky 29/03/2023

Esperava mais
Como já comentei na minha primeira descrição da leitura,o tema abordado no livro é de extrema importância, e tem muitos meios que podem ser levados as histórias para explicá-lo.
Porém o escolhido pelo autor não foi o melhor deles.
comentários(0)comente



Leh 21/05/2022

No começo eu não queria ler esse livro por ser de um projeto de leitura da escola ( e a professora não deixou trocar de livro) porém eu me surpreendi bastante.
O livro conta a história de Gabriel, filho de Valentim um comerciante português, e de Henriqueta uma escrava. Mas desde de cedo Gabriel perde sua mãe, é Gabriel serve a seu pai como escravo, no estabelecimento de seu pai Gabriel identifica- se com as conversas abolicionista e assim fica cada vez mais e mais indignado com a sua situação: ser escravo do próprio pai, é de outros escravos.

O livro é mt bom, fala sobre a realidade da lei áurea e sobre o que significou a liberdade nesses tempos.
comentários(0)comente



emyberaldo 17/06/2023

Li por causa de um projeto da escola, mas eu esperava muito mais. a história é interessante e é um tema importante mas acho que poderia ter muitas coisas a mais que o autor poderia ter abordado. mas como é um livro curto e com desenhos acho que é um bom livro para as crianças irem aprendendo mais sobre esse assunto.
comentários(0)comente



Duda França 27/04/2024

Resumo de Um Encontro com A Liberdade
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro "Um Encontro com A Liberdade", escrito por Júlio Emílio Braz.

? Gabriel, filho de Valentim e Henriqueta, uma mulher negra adquirida por Valentim e posteriormente casada com ele, enfrentou uma difícil situação. Após a triste partida de Henriqueta antes da abolição da escravidão, ela temia que seu filho se tornasse propriedade do próprio pai.

? A relação entre Gabriel e Valentim era tensa, pois o garoto sabia que logo seria apenas uma mercadoria ou até mesmo um ser inferior, dada a visão da época em relação aos negros. Que tipo de pai teria o filho como escravo?

? Através da leitura de jornais e diálogos, Gabriel tomou conhecimento de informações relevantes, incluindo o movimento abolicionista, líderes buscando direitos para os negros e, principalmente, pela abolição da escravidão. Em 1888, a princesa Isabel sancionou a lei que concedia liberdade a esse povo essencial na construção e desenvolvimento do país.

? Gabriel se sentiu aliviado, pois seu pai não teria mais o poder de subjugá-lo. Ele se viu cada vez mais cativado pelas ideias abolicionistas. Embora soubesse que a abolição representaria um prejuízo para seu pai e outros senhores, ele reconhecia que o direito à liberdade era o mínimo que ele e seu povo mereciam.

? Após as celebrações pela abolição dessa terrível opressão, muitos negros perceberam a escassez de oportunidades de trabalho disponíveis. Muitos acabaram retornando às fazendas e residências de seus antigos senhores, distanciando-se ainda mais da sociedade. Gabriel compreendia que o caminho seria árduo, mas pelo menos um primeiro passo fora dado nessa luta.

?? Ao final do livro, são apresentadas imagens e legendas fascinantes sobre esse obscuro período da história do Brasil, sendo o último país do Ocidente a abolir a escravidão em seu território. Recomendo essa leitura a todos os Guardiões, pois é uma obra necessária e enriquecedora para reflexão e estudo.
comentários(0)comente



So856 06/11/2021

Um encontro com a liberdade
Me surpreendeu muito! Quando vi achei que seria só um livro rápido e sem muito conteúdo, mas trata de assuntos muito importantes. Recomendo inclusive para quem está iniciando na leitura (crianças ou adolescentes)
comentários(0)comente



~leh 18/03/2023

Um Encontro com a Liberdade
??????????

Da mesma série de ?Uma história de ouro e sangue.?

Simples, direto, leve e auto explicativo

Um olhar já muito visto porém pouco falado sobre a escravidão do Brasil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



alyfrnds 26/11/2023

A leitura e a história são leves, mas ao mesmo tempo muito sem graça. além do mais, foi uma leitura requerida pela escola, então não tem muito a dizer.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR