machado 14/09/2024
Amor e gelato
( contém spoiler )
O livro acompanha nossa personagem principal, a Lina, em seu período de luto após perder sua mãe, e seu processo de cura em Florença, na casa de seu pai. A gente consegue sentir a dor da Lina em meio a esse processo de aceitar a morte da mãe, de se adaptar a sua nova vida na Italia, lidar com as duvidas e interrogações deixadas pela sua mãe? A autora conseguiu me transmitir perfeitamente o que os personagens estavam sentindo, e isso é incrível.
A história se passa na Italia, então não preciso nem dizer que da estética não tenho do que reclamar. São citados e apresentados vários pontos turísticos, costumes, tradições culturais da região, culinária característica, etc. Pra alguns a presença desses pontos é indiferente, mas eu particularmente adoro. Me ajuda muito a embarcar na leitura, aflora minha imaginação e me permite idealizar e visualizar o que estou lendo como se estivesse assistindo a um filme. É uma sensação única, e com certeza ajudou na pontuação do livro.
O Howard é simplesmente o melhor personagem desse livro! Ele é bem humorado, muito muito fofo e atencioso. Queria que tivesse um pouquinho mais dele no enredo, mas sei que não era esse o foco, então não caracterizo essa ausência como um ponto negativo.
Sobre o desenvolvimento romântico desse livro: eu li 300 paginas antes de algo realmente relevante em termos de desenvolvimento do casal acontecer. Me decepcionou um pouco, confesso. Foi uma quebra de expectativas, pois me venderam esse livro como um romance, e eu particularmente não curto isso de levar um livro bem dizer inteiro pra entregar um par romântico no enredo. Perdeu pontos comigo por isso.
Sobre a mãe da Lina, eu não sei nem por onde começar? Relação de amor e ódio com essa mulher que ficou viva em literalmente um capítulo ( um ou dois, não lembro ). Eu teria feito varias escolhas diferentes, que facilitariam demais o enredo, achei muito dramático. É profundo, é bonito, é tocante, é racional, mas achei demais. Eu faria diferente, e isso me traria um resultado melhor.
Já ouvi algumas pessoas do booktok dizendo que acharam a Lina uma personagem extremamente chata, e pra ser sincera, peguei pra ler com um pé atrás. Para a minha surpresa, não observei nenhuma atitude da personagem que me fizesse revirar os olhos, ou ter minha paciência esgotada. Logo, tenho que discordar da najulivros.
Eu me surpreendi porque não queria largar o livro. Vou ser honesta nessa resenha e dizer que peguei este livro apenas para nao cair em ressaca literária, depois de ter lido um livro de que gostei. Mas como disse, me surpreendi. O livro é super gostoso de ler, li super rápido, a escrita é dinâmica, vocabulário fácil de compreender, cenários dignos de serem fotografados ( quem leu, pegou ), e personagens cativantes.
Recomendado!
( verifiquem a lista de gatilhos antes de ler, tem poucos, mas tem )