Jeh Diário dos Livros 09/11/2018
‘’ Não podemos esconder de nós mesmos aquilo que somos.”
Como Eu Imagino Você é um livro leve, com história bonita, um romance doce e uma forma de ver o mundo diferente.
Quando a editora lançou o livro do Pedro Guerra, fiquei muito curiosa devido a premissa da história e por ser um romance com uma história emocionante, pois nossa protagonista Helena é uma garota que acabou de completar 18 anos e sofre de uma doença desde os 8 anos chamada Stargardt e ela vai perdendo a visão aos poucos, agora ela só tem 20% de sua visão e, a cada dia, o sonho de uma vida independente vai ficando cada vez mais difícil para Lena. Apesar de tudo isso, Lena vive a vida cada dia normalmente e sempre é uma garota que está sorrindo, ainda mais por ter um melhor amigo fiel e que está sempre ao seu lado, brincando e dividindo segredos com ela. Apesar de todos os seus problemas, Lena é muito feliz por ter sua família e Lucas que é seu melhor amigo.
“ Ás vezes, a única coisa que a gente quer é ser normal. Mas aí percebemos que todo mundo a nossa volta tenta insistentemente ser normal, se enquadrar em certo padrão para ser aceito, e aí a gente não quer ser como outros. Nós percebemos depois de alguns erros que está tudo bem em sermos quem somos, como somos.’’
Ela vive com os pais que são biólogos, eles são muito preocupados com Lena e sempre estão do lado dela para tudo. Só que um dia eles precisam fazer uma pequena viagem a trabalho e resolvem com Lena quase implorando, deixa-la sozinha em casa.
De uns dias para cá Lena vem tendo sonhos com um garoto que nunca viu na vida, ela não sabe o porquê, mas sabe que assim que dorme o garoto aparece para ela, confusa Lena tenta entender porque esses sonhos acontecem e porquê agora.
Apesar de seus dramas, Lena agora pode provar para os pais que de uma vez por todas ela não precisa o tempo todo que alguém a vigie, pois ela já tem 18 anos.
“ Depois de tantos tropeços, entendi que nós somos responsáveis pelos nossos próprios medos.”
Mas sua mãe acaba frustrando ela quando diz que já tinha contratado um jardineiro para arrumar o jardins dos fundos, onde sua avó antes de falecer cuidava. Mesmo sabendo que terá que lidar com o jardineiro por alguns dias, Lena tenta ser organizar para poder ficar em casa sozinha e curtir sua independência.
Só que ela não esperava que o jardineiro que apareceu para cuidar dos jardins fosse o cara que ela vem sonhando alguns dias e logo os dois criam uma conexão, Lena se questiona cada vez mais com a incrível coincidência. Será que Lena está ficando maluca? Ou será que tudo isso terá uma explicação?
‘’ Não podemos esconder de nós mesmos aquilo que somos.”
Como Eu Imagino Você foi um livro gostosinho de ler, peguei em uma tarde e o devorei no mesmo dia por ser pequeno. Pedro Guerra nos trás uma personagem forte, que apesar de sua doença não se deixou abalar durante esse tempo todo, e apesar de saber o que lhe espera do futuro, ela tenta viver o agora. Sua interação com a família é bem próxima, mas não apelativa, o que me fez gostar bastante. Sua amizade com o Lucas é uma daquelas amizades que a gente quer ter com alguém para a vida toda, e suas referências a bandas, séries não passou despercebido durante a leitura, fazendo tudo parecer ser algo de agora.
Alex que é o nosso jardineiro misterioso, foi um personagem que no começo fiquei um pouco desconfiada dele, pois a interação dele Lena é muita rápida, mas minhas duvidas logo dissiparam ao ver que ele era um personagem muito bondoso, engraçado e romântico.
Lucas é muito engraçado e ele e Lena juntos traz uma luz para a história toda, apesar de quase ter um romance entre os dois, o autor soube dosar o relacionamento deles e o caminho que seguiu.
Achei o livro com muitas frases marcantes, que deixa a gente refletindo um pouco sobre a vida e gostei muito do rumo da história até a conclusão dela, pois foi algo real, nada triste e nem feliz demais.
A diagramação está ótima e contamos com algumas interações durante o livro, passagens de estações e de momentos também.
Outro personagem que gostei muito foi o Antony, irmão do Alex,queria que tivesse um livro só dele mais velho.
Posso dizer resumidamente que gostei muito da história e da escrita do autor, por ser objetiva e clara e posso dizer que aprendi muito com Lena, principalmente a ver a vida de uma outra maneira, apesar de termos problemas, precisamos ver o lado bom das coisas, aproveitar os momentos da vida, pois ela é tão passageira, se focarmos só nos problemas não vamos estar vivendo plenamente.
Super indico.
‘’ Tudo na vida depende do tempo...quando você tem muitas horas, não se importa em perder alguns minutos do seu dia. Porém, quando você passa a ter apenas alguns minutos, cada segundo vale muito.”
site: http://diarioelivros.blogspot.com/2018/01/resenha-como-eu-imagino-voce.html