little-frog 19/08/2024
A menina dos cabelos de cenoura
Anne de Green Gables foi escrito por Lucy Maud Montogomery e publicado em 1908 sendo distribuído nacionalmente pela editora Ciranda Cultural. O livro narra a historia de Anne uma menina órfã que foi adotada, através de um engano, pelos irmãos, Marilla e Mattew, Cuthbert. A menina Anne já morou em diversas casas servindo de babá de bebês, mas encontra o seu lar em Green Gables, a grande fazenda dos Cuthbert, onde pode sonhar que tem cabelos escuros e se chama Cordelia, além de achar suas almas gêmeas, inimigos, ganhar uma vaca e ser amada. Anne entra em varias confusões em Avonlea, a menina dos cabelos ruivos sempre fala o que lhe vem na telha, mas nunca fora ensinado a ela com ser uma moça religiosa e educada, não até Marilla chegar e Anne pode ver que não é apenas na imaginação que sua vida pode ser bela e promissora.
A historia é encantadora, cheia de reflexões e lições de vida, o público a qual esse livro é indicado tem entre seus 10 e 14 anos, mas eu com 17 me conectei totalmente com a história e chorei abeça! Temos lições para todas as idades e algumas mensagens que só entendemos quando crescidos, mas acho que todos deveríamos dar uma chance para ler esse livro independente da idade.
As únicas coisas que eu achei que poderiam dificultar a leitura para novos leitores e crianças são: 1. A linguagem antiga, o que é totalmente justificável pois o livro foi publicado em 1908! 2. Anne é uma personagem que fala MUITO, isso é a base de sua personalidade porém pode ser incomodo para alguns ter uma pagina apenas de uma fala de Anne...Como assim? Tem um dialogo da Anne e da Marilla que apenas UM paragrafo de fala da Anne é do tamanho de uma página e meia!
Por fim, o livro entra na minha lista com 4,5 estrelas, o que é uma nota incrível, mas a narração (algumas vezes cansativa) e algumas falas da Anne (igualmente cansativas) me fizeram destacar alguns pontinhos....Aliás, vale contar que eu chorei no ônibus lendo esse livro, ou seja, eu amei e recomendo!