Paulo.Sakumoto 24/12/2021
Atenção, comemos errado, mas há solução baseada em ciência.
Espetacular livro da jornalista Nina Teicholz com enfoque histórico sobre a ciência nutricional desde o pós-guerra com o surgimento de personagens como Ancel Keys que direcionaram as diretrizes da Nutrição americana e do mundo até os dias atuais.
A demonização das gorduras saturadas (de origem animal) como fator responsável pelas doenças cardíacas alcançou patamar de verdade científica, embora baseadas em associação e epidemiologia (sem liame de causa/efeito).
Nina elenca um arsenal de estudos científicos robustos, reunindo expoentes da política e do meio acadêmico desse período e seus embates nesse intrincado cenário.
Décadas se passaram, porém mesmo com evidências científicas desmentindo, médicos, nutricionistas, institutos, governos relutam em mudar os paradigmas seja por conservadorismo puro ou por interesses corporativos de toda espécie.
As mudanças são lentas enquanto milhões de pessoas obedientes às políticas de saúde equivocadas continuam piorando os índices de doenças como diabetes, câncer, inflamações gerais originadas pela obesidade e esteatose hepática.
Os alimentos processados, óleos vegetais e soluções encontradas pela indústria para se adequar às diretrizes, fazem aprofundar o abismo da qualidade alimentar da população mundial.
Nina propõe uma reflexão sobre como evoluímos nos primórdios até os dias de hoje e se num dado momento não nos desviamos do caminho mais acertado.