Gordura sem medo

Gordura sem medo Nina Teicholz




Resenhas - Gordura sem medo


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Claudia.livros 03/09/2021

A manipulação das informações em nutrição
Não tenho palavras para descrever a mistura de emoções ao ler essa obra, que mostra claramente a manipulação por trás das diretrizes nutricionais à população mundial nos últimos 60 anos. É simplesmente devastador. Recomendadíssimo!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paulo3393 14/10/2024

A Quebra paradigma!
Não vou falar sobre o livro mas sim pra pessoa que deve ler este livro. Voce, que come 200, 300 ou mais, gramas de açucar por dia mas na hora de cozinhar ou temperar a salada diz:
Ai não, gordura eu evito, faz mal, engorda!
CONHECIMENTO LIBERTA!!!
Voce que não é profissional da area da saude assim como eu, mas tem um corpo e se alimenta todo dia, quando ler este livro voce vai começar a entender muita coisa,
não somente sobre alimentação, inclusive vai olhar com outros olhos a epidemia de obesidade e diabetes que existe no mundo. Boa leitura!
comentários(0)comente



Paula 09/03/2021

Esclarecedor
leitura muito clara, levemente cansativo, mas uma ótima escolha para entender as bases de pesquisas sobre a gordura e como afeta o corpo
comentários(0)comente



Paulo.Sakumoto 24/12/2021

Atenção, comemos errado, mas há solução baseada em ciência.
Espetacular livro da jornalista Nina Teicholz com enfoque histórico sobre a ciência nutricional desde o pós-guerra com o surgimento de personagens como Ancel Keys que direcionaram as diretrizes da Nutrição americana e do mundo até os dias atuais.
A demonização das gorduras saturadas (de origem animal) como fator responsável pelas doenças cardíacas alcançou patamar de verdade científica, embora baseadas em associação e epidemiologia (sem liame de causa/efeito).
Nina elenca um arsenal de estudos científicos robustos, reunindo expoentes da política e do meio acadêmico desse período e seus embates nesse intrincado cenário.
Décadas se passaram, porém mesmo com evidências científicas desmentindo, médicos, nutricionistas, institutos, governos relutam em mudar os paradigmas seja por conservadorismo puro ou por interesses corporativos de toda espécie.
As mudanças são lentas enquanto milhões de pessoas obedientes às políticas de saúde equivocadas continuam piorando os índices de doenças como diabetes, câncer, inflamações gerais originadas pela obesidade e esteatose hepática.
Os alimentos processados, óleos vegetais e soluções encontradas pela indústria para se adequar às diretrizes, fazem aprofundar o abismo da qualidade alimentar da população mundial.
Nina propõe uma reflexão sobre como evoluímos nos primórdios até os dias de hoje e se num dado momento não nos desviamos do caminho mais acertado.
comentários(0)comente



Roberto 24/06/2023

Surpreendente
Já havia lido outros títulos semelhantes e polêmicos, porém somente a Nina conseguiu organizar historicamente e cientificamente com profundidade como as diretrizes tem relações mais políticas do que científicas para o bem da população. Obviamente no início aparenta ser uma teoria da conspiração, mas quando temos os estudos aplicados e graus de evidência como as metanalises vemos que é de fato uma verdade incontestável. Uma excelente obra!
comentários(0)comente



Luiz Henrique 22/05/2022

A autora constroi uma narrativa interessante mesclando a cronologia dos fatos apresentados e a ideia que ela pretende trazer com a obra. O livro, assim, se desdobra não só em uma explicação técnica sobre os componentes das dietas apresentadas, mas também em um grande ensaio sobre como a ciência pode ser impactada por interesses externos à ela. Em alguns momentos no meio do livro, a história parece andar de forma circular, o que pode se tornar um pouco enfadonho.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR