Carol Cristina | @blogacdh 18/12/2017Resenha postada no @blogacdhFiquei bem animada quando a Upbooks anunciou o lançamento de Lugar de Recomeço, cuja premissa me saltou aos olhos de primeira. Não conhecia a autora nacional Angélica Pina, e descobri que ela tem outros romances publicados, mas esse é o seu primeiro romance cristão.
"[...] existem lutas que a gente enfrenta que não nos servem de nada, mas servem lá na frente para ensinarmos outras pessoas a como passar por coisas parecidas. [...] Eu vejo como um ciclo. Assim como posso te ensinar hoje por causa de alguma dor que já senti, alguém que já passou por outra vai me ensinar algo também."
O começo do livro não me fisgou, mas poucos capítulos depois já me vi verdadeiramente ansiosa em passar as páginas (e elas voaram!). Os capítulos curtos são um ponto positivo. A narrativa em terceira pessoa é algo com o qual preciso me acostumar mais, mas felizmente a autora consegue tocar o leitor e nos familiarizar com os personagens.
A escrita de Angélica Pina é fluída, inspiradora e exala talento. "Lugar de Recomeço" teve suas surpresas - assuntos como síndrome do pânico, depressão, ansiedade e automutilação são abordados de forma bem clara e informativa - e ao mesmo tempo foi exatamente o que eu esperava - e digo isso de forma super positiva!
O livro é dividido em Parte I, II e III: a primeira traz o arco de Heloísa, a segunda o arco do Eduardo, e a terceira dá continuidade a esses dois arcos e os entrelaça.
Comecei a fazer um resumo da história, mas estava bem parecido com a sinopse, então desisti, rs. Vou falar sobre alguns aspectos que me chamaram atenção na trama.
A perda e seu "poder de destruição" é um assunto bem presente na história: Heloísa perde seus sonhos e a alegria de viver em família; Eduardo perde o pai e sua saúde mental. Assim como também o é o perdão e seu "poder de libertação":
Sobre a Heloísa, ela tem um modo de ser espontâneo, teimoso e impulsivo. Gostei do fato dela ser estudante de Produção Audiovisual. Já o Eduardo é aquele personagem que você inesperadamente passa a admirar e quer "protegê-lo a qualquer custo", rs.
Temos personagens secundários interessantes como o Lázaro (que mesmo em meio a uma situação delicada é bem fofo e apaixonante, quase um anjo na vida da Heloísa) e o Dr. Felipe (o sábio e companheiro psiquiatra do Eduardo).
Uma coisa que me encantou foi a ideia desse Lugar de Recomeço que o Eduardo planejou e executou no livro:
"[...] eu quero criar um espaço de reabilitação das emoções e da mente, para pessoas que têm problemas na alma [...] quero ter uma equipe para trabalhar com terapia ocupacional e aconselhamentos psicológico e espiritual. A estadia lá seria uma desintoxicação de todas as partes, do corpo, da alma e do espírito."
Inclusive, minhas passagens favoritas do livro foram as que envolviam o Eduardo, porque ele me parecia ali a pessoa mais natural quando falava sobre Deus e sua transformação de vida.
Esse aspecto da naturalidade nos diálogos e atitudes dos personagens eu acho importante - especialmente num romance cristão - porque torna a história mais crível e menos forçada. Teve uma personagem que me incomodou só um pouquinho nesse sentido, a Madalena (ela cuida da casa na fazenda que o Eduardo herdou), por vezes muito "conveniente" em suas aparições e nas "lições" que tinha pra dar aos outros.
Poderia citar também o caso da Heloísa, pois o modo como ela encontra seu "recomeço" depois de tudo me pareceu apressado, de fato, mas como o próprio livro fala:
"Deus tem sua forma de trabalhar com cada pessoa especificamente. E o tempo dEle é diferente do nosso, então não temos porque tentar entender nem definir quanto tempo é necessário para determinadas coisas."
A edição da Upbooks está linda e harmônica, desde a capa até os detalhes nas páginas. Não encontrei erros de revisão durante a leitura.
A autora se preocupa em colocar as referências bíblicas em nota, e se utiliza de trechos de músicas no início de cada capítulo.
Se o objetivo da autora era falar do amor de Deus através da trama e dos personagens, sem se prender à religião, e nos presentear com temas atuais e ensinamentos valiosos de forma leve e sincera: ela consegue isso com louvor. Esse é um romance cristão completo e em sua melhor forma!
Ps: Se alguém aí quiser me dar um Lázaro ou um Eduardo, estou aceitando viu? XD
site:
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com