Evy 27/05/2024INESQUECÍVEL!!Conheci a narrativa de Daphne Du Maurier na época da faculdade e com esta obra literária. Na época me apixonei pela narrativa e fiquei envolvida por essa história por dias! Fazer a releitura desse que foi favoritado na edição especial e maravilhosa da DarkSide Books foi um deleite! Essa obra literária mergulha profundamente na psique humana, trazendo consigo uma mistura envolvente de suspense, romance e drama.
Rebecca é narrado em primeira pessoa, por uma protagonista sem nome, jovem e ingênua. Ela, que era, até então uma simples dama de companhia, se vê encantada pelo charmoso e misterioso, Maxim de Winter, um viúvo rico que em pouquíssimo tempo a pede em casamento. Rapidamente, ela se encontra envolvida em um turbilhão de emoções quando se casa com Maxim e se muda para sua luxuosa mansão em Manderley, uma propriedade imponente repleta de segredos do passado.
A sombra da falecida primeira esposa de Maxim, Rebecca, paira sobre Manderley exercendo uma influência sinistra sobre todos os aspectos da vida na mansão. Empregados, amigos da família, todos são apaixonados e veneram Rebecca, que inclusive tem um quadro no alto da escada principal. À medida que a narrativa avança, segredos sombrios são revelados, e a protagonista se vê em um jogo perigoso de manipulação e traição, enquanto luta para desvendar a verdade por trás da morte de Rebecca e encontrar seu próprio lugar em Manderley.
Um romance que nos transporta para um mundo de intriga e mistério, onde segredos sombrios e paixões proibidas se entrelaçam de maneira magistral. Daphne du Maurier, com sua narrativa envolvente, tece uma trama complexa e repleta de reviravoltas, que nos mantem grudados às páginas do início ao fim. Sua habilidade em criar uma atmosfera de suspense e tensão é incomparável, e sua prosa é repleta de imagens vívidas que transportam o leitor para os majestosos corredores de Manderley e para a paisagem deslumbrante da costa da Cornualha.
Lembro que desde a primeira leitura, fiquei obcecada pela história e pelo lugar, parecia que conhecia os corredores da mansão e seus jardins, como se tivesse estado lá. Rebecca não é apenas uma história de amor e traição, mas também uma exploração profunda da natureza humana e dos segredos que todos temos e guardamos. É um romance completamente atemporal que continuou me cativando e mantém seu lugar de favoritado, cinco estrelas.
Década após década, ainda que com a suspeita de um plágio (do livro A sucessora de Carolina Nabucco, que também tem a sombra de um plágio de Encarnação de José de Alencar), permanece como um dos clássicos definitivos do gênero. Ao terminar a última página, somos deixados com a sensação de que acabamos de vivenciar uma jornada inesquecível através das sombras de Manderley e história permanece vívida em nossos pensamentos por dias a fio.
Super recomendo a leitura!!