Fernandes120 18/03/2024
Razoável...
Publicado em 2016, O Homem Mais Inteligente da História, de Augusto Cury conta a história de Marco Polo, um psiquiatra famoso e respeitado; cientista especializado no funcionamento da mente e autor do primeiro programa mundial de gestão de emoção. Ele participa de uma reunião na ONU onde é desafiado a estudar a inteligência de ninguém menos que Jesus Cristo. Porém, Marco Polo é ateu.
Gostei da análise da inteligência de Jesus. Traz para a discussão uma série de observações em que não pensaríamos antes. As propostas são inteligentes e feitas com propriedade. De modo geral, é um bom livro que traz ótimas reflexões sobre a vida, com várias frases de efeito que nos faz refletir.
Em sua vida particular, Marco Polo vive seus problemas. Sua esposa contrai uma doença rara, de difícil tratamento. Seu filho adolescente, Lucas, em decorrência de tais dificuldades, torna-se um usuário de drogas.
Além disso, uma pitada de suspense é acrescentada à narrativa: atentados começam a acontecer, no sentido de fazer com que a mesa redonda sobre a figura intocável de Jesus pare de acontecer.
O livro tem uma premissa muito interessante, mais ao longo da história fica cada vez mais cansativo. Tem uma mensagem legal. Mas confesso que não me prendeu, e não tenho pretensão de ler a continuação.