Geisi Cris 18/04/2023
O fim de um verdadeiro patriota
Muito se foi falado de patriotismo durante as últimas eleições, alguns arrumando brigas até. Durante a leitura desse livro senti uma presença muito forte desse sentimento eleitoral e achei a imagem caricaturizada do patriota cômica e crítica para a nossa sociedade atual.
No livro acompanhamos a história e vida de Policarpo Quaresma que por seu patriotismo doentio não era aberto às verdades da vida. Para ele o Brasil era a melhor terra que existe, a cultura mais rica, a agricultura mais produtiva, a política mais elaborada. A coisa mais importante para ele é a pátria e ele quer que os outros vejam dessa mesma forma.
Dentro dessas três esferas, Policarpo tenta começar uma reforma em cada, com o objetivo de tornqr a sociedade brasileira mais consciente do país que tinham em mãos, mas em cada uma ele sofreu consequências das suas ações.
Além de Policarpo, a narração explorou outros personagens, suas histórias e sentimentos, como por exemplo Olga, Ricardo e Adelaide, afiliada, amigo e irmã de Policarpo, respectivamente. Outros personagens como a família vizinha e suas filhas, também são explorados ao longo do romance.
O livro ainda aborda temas como sofrimento feminino, depressão, luta pelas suas crenças e consequências da mente fechada.
POSSÍVEL SPOILER ABAIXO
A verdade é que, mesmo torcendo por ele, Policarpo Quaresma tem um final triste por consequência de suas crenças cegas e valores distorcidos pelos privilégios sociais. Conforme ele vai vivendo diferentes realidades e sofrendo diferentes preconceitos ele percebe que nada é como ele acreditava e que ele gastou toda a sua vida por uma coisa sem sentido, lutando sozinho e chega ao final da vida sem saber que existiam pessoas que o amavam de verdade.