Ana Ju 09/07/2023
Clássico brasileiro
A narrativa conta a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público fanático por sua terra, o Brasil. Conhecido como "major", ele luta fielmente para conservar a cultura brasileira, o que acarreta conflitos e confusões para si. Considero-o um personagem muito bem desenvolvido, até mesmo real, visto que, em diversas situações, por mais exagerado que seja seu nacionalismo, ainda é possível perceber uma figura real e engraçada.
O livro se passa na época em que foi escrito: durante a República do Brasil, no governo de Floriano Peixoto. Como eu estava estudando sobre o assunto na data, foi interessante a relação que estabeleci. É divertida a forma inteligente com que Lima Barreto realiza suas críticas ao período, tanto de modo sutil quanto de maneira mais evidente. Além disso, é surreal o fato de ele ter escrito tudo em poucos meses. A obra pode ser considerada um marco para a literatura brasileira, de tão rica em detalhes.
A leitura, pelo menos para mim, não foi fluída. No entanto, a escrita é de fácil compreensão. Ao longo da história, ocorrem vários acontecimentos, mas ela também apresenta cenas mais lentas.
Desse modo, recomendo o livro para todos, em geral, como um clássico brasileiro que merece continuar sendo lembrado!