Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Gabriela Gonçalves 02/01/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma é um livro bastante interessante e, de certa forma, atual. Eu gostei bastante da escrita do Lima e da forma como ele pontuava as críticas em relação à sociedade. Das três partes do livro, definitivamente gostei mais da primeira. Eu sinto uma certa simpatia pelo Policarpo, sinto uma certa ingenuidade. Acho interessante como o Lima coloca o Policarpo procurando o ?genuinamente brasileiro? e, no final, tendo uma frustração com o patriotismo e a pátria que ele tanto defendeu. Essa parte final, em que cai a ficha para ele, eu gostei bastante. Mesmo assim, a leitura é muitas vezes maçante e, apesar de sentir simpatia por Policarpo, não consegui me afeiçoar a ele. A segunda e a primeira metade da terceira parte foram bem difíceis para mim. É uma leitura interessante que vale a pena conhecer e o Lima escancara e critica muitas situações que permanecem na nossa sociedade até hoje.
comentários(0)comente



Ariela 01/01/2022

Um clássico que merece ser lido
Eu me interessei por esse livro desde que tive aula de literatura sobre ele e não me arrependi: o livro é ótimo e traz muita reflexão sobre o quanto valorizamos o nosso país e o quanto as pessoas que o governam se preocupam com ele.
Repleto de decepções, o livro te faz simpatizar com o Policarpo Quaresma e se decepcionar junto com ele a cada capítulo até o seu triste fim.
Não achei uma leitura fácil, na verdade, foi bem arrastada e tive que reler várias partes por não conseguir me concentrar. Ainda assim, é um clássico que merece ser lido e que traz muitos paralelos com situações atuais do Brasil que merecem ser discutidos.
comentários(0)comente



@gezaine_ 01/01/2022

Muito bom! Repleto de boas críticas (patriotismo exacerbado, casamento como obrigação social, elitismo, classe média que se acha, racismo...)
Só não dei cinco estrelas porque há alguns capítulos muito arrastados. Porém,
o capítulo final vale o livro todo.
comentários(0)comente



Nick 31/12/2021

116 anos depois mas nada mudou
É incrível o quão atual é esse livro, mesmo após todo esse tempo, mostrando um Brasil que poderíamos acreditar ser o Brasil de hoje em dia, o livro é muito bom, trata sobre o mito do Brasil e essa busca por uma identidade nacional. O fato desse livro ainda ser atual mostra o quanto não avançamos em diversos aspectos, como um país que era ir para frente, mas não vai.
comentários(0)comente



Fernando 31/12/2021

Li na época do ensino médio.
Gostei da experiência, mas acho q uma releitura (agora com mais bagagem de vida e de literatura) será produtiva e gerará novas análises, críticas e reflexões.
comentários(0)comente



Law 31/12/2021

Até em que ponto vale a pena defender a sua pátria?
Policarpo Quaresma, um brasileiro totalmente apaixonada pelo seu país. Durante o livro vemos duas tentativas de fazer sua pátria de tornar a melhor do mundo, porque segundo ele, capacidade ela tem.
comentários(0)comente



Eliza.Beth 31/12/2021

Bom, porém chato
Confesso que sinto preguiça para fazer uma resenha sobre esse livro.
Não foi um livro empolgante, achei chato, apesar de gostar de algumas críticas levantadas pelo autor.

Gostei mais dos textos de apoio do que da obra em si, que tentam mostrar como uma figura como Lima Barreto era e foi importante para a literatura brasileira.
Michela Wakami 31/12/2021minha estante
?????


Eliza.Beth 31/12/2021minha estante
Hahahahahha Michela, já leu esse?


Carolina.Gomes 31/12/2021minha estante
??????


Michela Wakami 31/12/2021minha estante
Eliza, já li na época da escola, a algumas décadas atrás kkkkk.
Mas não me lembro de nada. Pelo visto, fiz bem em esquecê-lo.??????


Eliza.Beth 01/01/2022minha estante
Hahahaha
quem sabe vc não gosta agora ?
Eu realmente não gostei




Adriana1161 31/12/2021

Olhar crítico
O livro faz críticas, é irônico, e bastante audacioso para a época em que foi escrito.
É dividido em três partes, onde o personagem se envolve com teorias linguísticas/cultura, agricultura/ economia e política/luta armada.
Ele aborda a dependência cultural brasileira, faz críticas sociais, ao matrimônio e ao patriotismo.
A obra ajuda a reconstituir a história do Brasil, são muitas referências e os tópicos abordados são muito importantes.
No título do livro já há um spoiler!
Gostei porque mostra bastante do Rio de Janeiro no início do século, mais um livro que me deu uma sensação de saudosismo!
Personagens: Policarpo, Ricardo Coração dos Outros, Adelaide, Anastácio, Ismênia, Olga, Marechal Floriano Peixoto
Local: São Januário/Curuzu- RJ - final do século XIX
comentários(0)comente



juline 30/12/2021

Porque ler os clássicos
Difícil fazer uma resenha desse livro, tanto que escrevi várias vezes e não cheguei a uma conclusão. Li meio sem vontade e sem expectativas por conta de uma leitura coletiva, se não fosse por isso, talvez não leria este livro.. mas no final foi bom pra refletir sobre a nossa terra, o nosso Brasil.

O que me surpreendeu foi o fato da crítica ao casamento ser tão presente quanto o patriotismo nesse livro. Temos três perspectivas diferentes através das personagens que circundam a vida de policarpo quaresma, e posso dizer que mesmo sendo um retrato de sua época, ainda é um assunto muito atual.

No mais acho que posso resumir esse livro como uma grande "desilusão". Sobre como somos ingênuos quando não vivemos realidades diferentes das nossas. Saio dessa leitura com mais empatia e mais reflexiva sobre a nossa cultura.
comentários(0)comente



Tamires Durães 30/12/2021

A audácia de Lima Barreto
Minha primeira leitura do autor e fiquei empolgadíssima com essa sátira atemporal. Essa narrativa que retrata o final do século XIX poderia ser facilmente atribuída aos dias atuais. Me surpreendi com a escrita fluída, apesar do vocabulário difícil em alguns momentos, bem como algumas passagens excessivamente descritivas, tornando o ritmo de leitura oscilante. Em relação ao protagonista que dá título à obra, Policarpo Quaresma é de fato um visionário e um pobre coitado. Me simpatizei com a personagem "extremamente patriota", apesar de cômico, também tive muito apreço por Olga, uma mulher singular e à frente do seu tempo. Lima soube pontuar um leque de críticas sociais e aproximar o leitor de uma realidade política intragável.

"Não é só a morte que nivela; a loucura, crime e a moléstia passam também a sua rasoura pelas distinções que inventamos."

Estou ansiosa para conhecer mais obras do autor, penso que a próxima será Clara dos Anjos. Além disso, apesar de nunca ter tido interesse por Dom Quixote, Quaresma recebe o adjetivo de quixotesco, me despertando a curiosidade de ler a obra. Essa intertextualidade é um enorme diferencial em obras literárias.
Joao 30/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha, Tamires!! Eu particularmente adoro esse livro, assim como a maioria das coisas que Lima Barreto escreveu. Continua na jornada com ele que tenho certeza que você não se arrependerá.
E Policarpo já é um patrimônio nacional eheheh. Um dos melhores personagens já escritos


Tamires Durães 30/12/2021minha estante
Não é? Apesar dos pesares, caramba como me afeiçoei por ele hahahaha




Meury3 29/12/2021

Você, Quaresma, é um Visionário
- Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; (...) - usando o direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

- Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade.

?????????

Primeiro livro escrito por Lima Barreto que li... e amei o escritor e a história!
Quaresma é nosso Dom Quixote Brasileiro - sonhador, apaixonado pela pátria, o mais brasileiro dos brasileiros...
De tão disposto a dar o melhor de si, acaba ignorado e taxado de louco por aqueles que não ousam pensar além e sonhar uma realidade diferente..
comentários(0)comente



thays 28/12/2021

"A pátria que quisera ter era um mito"
Eu tinha grandes expectativas sobre essa obra e foram correspondidas. A história é incrível, triste e muito atual, faz críticas muito importantes à sociedade daquela época (casamento, política, racismo, charlatões, etc.) e mostra um patriotismo do protagonista muito diferente do que nós vemos hoje.

Policarpo era tão ingênuo e tinha "boas intenções", fiquei com muita pena de seu final.

Mesmo sendo um ótimo livro, a leitura foi MUITO ENTEDIANTE e isso influenciou bastante a minha nota. É um livro relativamente pequeno e mesmo assim demorei mais de uma semana pra terminar porque eu sempre dormia lendo e só não abandonei porque a história é realmente ótima.
comentários(0)comente



Giovanna.Campos 28/12/2021

Muito interessante
Eu não imaginava como seria o livro. Iniciei a leitura sem ter lido sinopse ou qualquer "spoiler", o que pode ter influenciado minha surpresa com o desenrolar da história e à medida que a personalidade de Policarpo nos é apresentada. Lima Barreto traz ironias, críticas - tão bem construídas e fundamentais para a literatura brasileira. Não há obra que substitui seu valor social.
comentários(0)comente



Thalita 27/12/2021

Patriotismo excessivo, loucura e muita ironia ácida!!
O romance apresenta a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público que pretende valorizar a cultura do país.

É simplesmente sensacional como a literatura nos ajuda a compreender o comportamento das pessoas levando em conta a época em que viveram e Lima nos proporciona isso de modo primoroso. Como por exemplo, quando aborda o estigma negativo do violão com base racista.

muito importante conhecer o contexto histórico: governo de Marechal Floriano Peixoto (conhecido como Marechal de Ferro por conta de seu rigor), que ocorreu entre 1891 e 1894.
comentários(0)comente



jilua. 26/12/2021

primeiro: uau. lima barreto realmente entregou tudo com essa obra. começando pelo ressignificado de patriotismo, que nesse livro me deixou bem surpresa. o personagem tem aquele quê de genialidade, um intelectual meio recluso, que fica pelos cantos só esperando pela oportunidade de esbanjar as maravilhas da pátria, e ainda esperando pelas melhorias que deveriam acontecer. fazia muito tempo que eu não ficava de ressaca literária por conta de um livro, e esse me deixou completamente perplexa pra sequer tocar em outro livro por um bom tempo. uma obra que se você destrinchar bem dá pra pegar tantos ensinamentos. foram tantas frases marcantes, tantos diálogos importantes, que refletem o peso de uma sociedade que não entendia a cabeça de quem pensava sempre à frente. ele sempre foi criticado por ler demais, LER DEMAIS! isso me deixou totalmente biruta, porque é tão bizarro ele possuir tanto conhecimento e ser tão massacrado por isso. e fora realmente um triste fim que ele teve. mais do que o desfecho do final, o fato de ter sido desacreditado, posto numa instituição psiquiátrica por suposta loucura, fora o tempo de serviço militar. sinceramente. tudo isso foi atordoado demais. lima barreto soube como criar todo esse clima de crítica, confusão, conformidade, suspense, e muita tristeza. sério, é de partir o coração em muitos casos.
Maria 26/12/2021minha estante
gosto muito desse!!


Bruna.Portoghese 26/12/2021minha estante
Me interessei.


jilua. 26/12/2021minha estante
é uma obra que é possível tirar muitas críticas pra sociedade atual, conta muito sobre o cenário político e social da época, como viviam, e como a história do próprio país era negligenciada, e o major quaresma era a própria personificação de como as pessoas odiavam quem pensasse diferente, quem pensasse à frente!! sério, @Bruna.Portoghese, muito bom, leia!!




1361 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR