Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


vitoraprado 05/02/2023

O Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3/5
Olha, eu esperava um pouquinho mais desse aqui. Apesar da mensagem foda sobre patriotismo, nacionalismo e o retrato fiel da sociedade brasileira, a história em si não me prendeu em parte alguma. Quaresma é um personagem interessante com uma vida sofrida, mas que parece de alguma forma deixado de lado para falar de política ou dos outros personagens. Além de enrolar muito em algumas partes.
comentários(0)comente



Jheny.Correa 05/02/2023

O verdadeiro patriota.
Eu tenho dó desse cara. O maluco é obcecado pelo Brasil e se sacrifica horrores. É incrível a valorização da cultura nacional.
Como educadora, recomendo a leitura para que os jovens possam refletir.
comentários(0)comente



Dudallira 05/02/2023

Um triste fim...
Este livro é uma obra prima brasileira.
Fala sobre um patriota que praticamente sua vida toda passou a estudar e a defender as terras brasileiras,cujo acreditava muito que o Brasil iria sofrer uma melhora(que seu único erro foi amar o Brasil demais).
Esse livro consegue nos dar uma boa ideia de como era a sociedade e seus costumes durante o final do século XIX.
comentários(0)comente



_thayykp 02/02/2023

Bom
Até gostei do livro, teve pontos altos e baixos em que a leitura rendia mais ou menos. Tiveram dois personagens em especial que me apeguei o que me motivou a continuar a leitura, mas infelizmente foram injustiçados.
comentários(0)comente



manjksu 01/02/2023

O quanto o universo e a sociedade sabotou Lima Barreto não está escrito nas estrelas. Fazendo uma carnavalização dos ideias nacionalistas e patriotas propostos pelo romantismo, o livro, que é dividido em três partes, traz Policarpo Quaresma, personagem principal que luta através da cultura, agricultura e política para a reconstrução de um novo Brasil que valorize suas produções. Devido essa sua forte ideia, o protagonista é dado como "louco" por seus familiares e amigos próximos, assim é internado em um hospício e é nessa parte que podemos perceber um dos fortes traços da autobiografia presente na obra.

Lima Barreto aborda temas como o direito da mulher (pensamentos conservadores e revolucionários) e a submissão às culturas europeias e norte-americanas. Além disso, o livro é recheado de referências ao contexto histórico, como acontecimentos no Brasil no período em que foi escrito. Uma ótima obra, muito leve (depende da perspectiva de cada), cômica e importante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laiscunhaf 30/01/2023

Triste fim
Li na escola para fazer uma prova, mas mesmo lendo por obrigação consegui curtir o livro.

Temos aqui um personagem muito patriota, e a história se passa em tempos antigos. Dessa forma, ele é recheado de críticas precisas e ácidas à sociedade da época, como ao autoritarismo do marechal Floriano, o uso da política para favorecer a si próprio, injustiças na sociedade, a distribuição de favores em troca de apoio político, relações por interesse etc. Conseguem perceber a semelhança?

O Brasil de Policarpo é muito parecido com o Brasil de hoje.

Realmente, um triste fim para Quaresma, morreu desiludido pelas mãos de sua própria pátria.

[2017]
comentários(0)comente



Dai Solyom 29/01/2023

Meu Brasil brasileiro!
Os clássicos brasileiros não são leituras fáceis, e muitas vezes acabam se tornando maçantes.

Particularmente eu não me diverti com essa obra, mas após terminar tudo consegui enxergar um campo muito maior.

O Major Quaresma era um homem loucamente apaixonado por sua pátria, era um homem bom, honesto e leal, entretanto sua ingenuidade o levou a um fim cruel.

Ninguém entendia o amor dele pelo Brasil, o que fez com que ele fosse ridicularizado, e mesmo sendo um homem inteligente foi tido como louco.

Ele passou por chacotas, pelo afastamento do cargo, pelo hospício, pelo injusto sistema tributário agrário, e aquilo que mais doeu, o distanciamento social daqueles que ele verdadeiramente considerava amigos.

Depois de tudo isso, foi preso e executado, considerado um traidor.

Irônico o maior brasileiro que existiu ser considerado um traidor da pátria.

O título declara O TRISTE FIM, porém na minha concepção a vida inteira do Major Policarpo foi triste, início, meio e fim.

Quando ele enxergou a realidade já era tarde demais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lira Juazeiro 28/01/2023

Excelente
Lima Barreto não só descreve com sensibilidade e maestria os vícios da cultura Brasileira, como também a forma como fatos históricos os plantaram e os fizeram enraízarem-se na alma de um povo, cujo uma maioria esmagadora assim os permitiram crescer passivamente sem preocuparem-se em exercer aquela função que os destinguem de outros habitantes da Terra: o pensamento.
comentários(0)comente



Bia 26/01/2023

Então gostei mas do que eu achava
É um livro que retrata muito a política da época e a vida de Major Policarpo Quaresma um visionário e patriota que se mete em alguns perrengues.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



RenaTo.Lima 24/01/2023

O viralata tem pedigree
Quando ouvia alguém falar desse livro achava que era uma comédia, até mesmo um Dom Quixote, mas não esperava que veria um drama, como assim o título sugeria, sendo Policasmo uma síntese à aqueles que amam outros países, o patriota real, mas acabando com o país que tanto amava não lhe devolvendo o amor.
comentários(0)comente



LAcia12 24/01/2023

Muito bom!
Uma tremenda crítica à sociedade brasileira da época que muito bem se aplica a atual. Os mesmos preconceitos e as mesmas necessidades em relação à conexões políticas e sociais voltadas a atenção das necessidades individuais.
comentários(0)comente



vininho 23/01/2023

"Quando caí embaixo de uma carreta, o que me doía não era a ferida, era a alma, era a consciência."

Primeiro livro do meu intensivo de clássicos nacionais, que resolvo ler uma edição que possuísse uma introdução mais rica e que acrescentasse valor à minha leitura. Me surpreendi, inicialmente, já por este motivo, pois senti que essa leitura prévia realmente aumentou o que pude aproveitar da leitura desse livro como um todo, bem como me deixou mais a par do contexto histórico da produção do mesmo.

Nosso protagonista, Policarpo Quaresma, é extremamente patriota - e de verdade, valorizando as raízes culturais brasileiras, como as linguagens dos povos originários, assim como as paisagens brasileiras e a nossa terra. Ele sofre de inúmeros maus olhares, por ser um ávido leitor e ter ideias diferenciadas daqueles ao seu redor. Eu amo, também, o momento em que ele trava uma batalha para as formigas, o livro é exatamente sobre os finais tristes de Quaresma, ao ser internado ao final da primeira parte, ao ter sua plantação invadida pelas formigas e, ao final do livro, ficar confinado por não aceitar o tratamento que os militares davam aos presos de guerra. A carta que ele envia à sua irmã, é o momento decisivo deste livro, que me ganha por finalmente.

No mais, um outro ponto impactante para mim, fora a morte de Ismênia. Criada por um pai preocupado demais na reputação e integridade da filha, e não com seu bem estar real, e por uma mãe que só queria saber de casamentos. Assim, a garota sucumbe e falece após ter um casamento interrompido, levada a crer que sua vida agora estava acabada. Ainda, acredito que a principal virtude desse livro, é a escrita de Lima Barreto, que consegue contar uma história interessante, ao mesmo que lotada de significados - como na abordagem ácida de militares mais velhos, que sequer haviam batalhado em suas vidas.

"O general, o almirante e o major enchiam de pasmo aqueles burgueses pacíficos, contando batalhas em que não estiveram e pugnas valorosas que não pelejaram."

"[...] a menina foi se convencendo de que toda a existência só tendia para o casamento. A instrução, as satisfações íntimas, a alegria, tudo isso era inútil; a vida se resumia numa cousa: casar."
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR