Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Pedrão 28/07/2022

Policarpo e seu triste fim
O livro se passa durante o início da República Velha, especificamente no governo de Floriano Peixoto. Policarpo Quaresma era um patriota que amava sua pátria e era tachado como louco por conta de seus ideais. Passou por diversas experiências, até ter um fim inesperado e bem triste como o próprio título diz. Um livro escrito em 1911, com uma linguagem antiga, mas de fácil compreensão.
comentários(0)comente



Cintia 27/07/2022

Policarpo Quaresma
Leitura fácil e simples, devia ser mais valorizado por sua linguagem ser tão acessível.
Muitas coisas do patriotismo (e a inocência ao redor dele) podem ser aplicados naturalmente ao cenário brasileiro atual.
Como o próprio título já diz, o fim de Policarpo Quaresma foi muito triste, foi tomado pelo seu amor a própria e acabou sendo traído, sua inocência e idealismo o prejudicaram de certa forma.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mauricio.Alonso 19/07/2022

Surpreendente!
Livro essencial, muito bem escrito, a linguagem é bem clara e fácil.
Policarpo é um major idealista, nacionalista de uma pureza ímpar. Ama os livros, estuda o Brasil a fundo, estuda a fauna e a flora brasileira, chegou até a propor a mudança da língua para o Tupi Guarani. Mas infelizmente a sociedade da época (e de hoje, livro atual), não está preparada para os seus ideais. A história de várias personagens e suas diferentes realidades se cruzam, os "amigos" militares, amantes da luxúria e da ignorância ("pra quê ler livros"), os burocratas e suas mesquinhas ambições amorosas e profissionais, as jovens donzelas e suas aspirações casamenteiras, os empregados-criados pretos do sítio, pessoas humildes, ingênuas, passivas e manipuláveis, a afilhada Sofia (única que o compreende), o músico Ricardo Coração dos Outros, além de outros não menos interessantes, cada um retratando uma característica da nova sociedade republicana em formação, ainda nos tempos do presidente ditador Floriano Peixoto que inclusive é um dos personagens do livro. Fatos históricos são citados como a Guerra do Paraguai, a Revolução Federalista e a Revolta da Armada, a última com mais detalhes. Policarpo inclusive entra meio de gaiato nessa revolta, sem entender o porquê, e, esse é o começo para o seu triste fim, que não cabe aqui descrever. Fica para quem quiser se deliciar com essa obra de Lima Barreto, um escritor sensacional vencido prematuramente pelo alcoolismo. Vai ver que a bebida foi a saída encontrada para camuflar as incorreções da sociedade que na época ele, que era monarquista, e talvez poucos, enxergavam.
comentários(0)comente



Marya41 18/07/2022

Me surpreendeu
Não vou mentir que só li esse livro por causa da escola, mas acabei gostando muito dele, o Policarpo foi um grande visionário e lutou pelos conceitos e ideias que defendia.
comentários(0)comente



Rachel Bgs 16/07/2022

O Triste Fim de Policarpo Quaresma (agora entendi o título).
Este livro se tornou o meu favorito em termos de literatura brasileira não só pela ironia sagaz do autor, mas por suas críticas à sociedade e à política brasileiras da Primeira República, ao nacionalismo, a europeização dos gostos brasileiros e a muitos outros fatores, com uma linguagem fácil sem rebuscamentos humor e um final que foi literalmente um tapa na cara. Lima Barreto entrou pra um dos meus autores do coração por isso e eu dei risada incontáveis vezes das excentricidades do major Quaresma. O livro se passa em parte no período da Revolta da Armada, o que é essencial ao plot e incorpora na figura do major a mensagem de que a hipocrisia levou a vida de uma pessoa cujo coração é puro, como o próprio título indica. Sobre a edição, essa da Antofágica foi mesmo a melhor que eu encontrei, mas a da Penguin com a Companhia das Letras também é ótima. Recomendo super!!! Além de divertido, é super inteligente e ótimo para quem quer começar a ler clássicos da literatura brasileira mas não sabe por onde começar. Leiam, leitura obrigatória para se afirmar brasileiro!
comentários(0)comente



v i a n n e 15/07/2022

Obra prima
Tornou-se um dos meus livros favoritos do clássico brasileiro, a linguagem é fácil e a história é tocante. Ainda estou tentando superar as últimas palavras de Policarpo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Duda Bock 14/07/2022

Demorei muito para ler, achei um tanto enrolado e fácil de não prestar atenção no que lia, mas a crítica é super atual e importante, faz refletir sobre como o nosso país é comandado e outros temas como racismo e patriarcado.
comentários(0)comente



Milena_Albarelo 11/07/2022

O triste fim de Policarpo Quaresma
Por incrível que possa parecer, eu adoro livros da literatura brasileira, e o triste fim de Policarpo Quaresma é um dos meus favoritos, já li ele várias vezes!
Sempre adorei a forma de como Policarpo idoltatra e defende a patria e luta pelos direitos no Brasil, livro super importante para todo mundo, Lima Barreto nunca erra kkkkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Janaina 06/07/2022

Apesar de ter sido escrito há mais de 100 anos, as críticas versadas na obra do grande Lima Barreto permanecem atuais.

E ainda que pareça difícil se bater com um patriota do quilate de Policarpo Quaresma por aí, às vezes parece necessário encontrar uma voz que nos relembre dos valores de nossa terra, fazendo despertar em nós um sentimento de pertencimento e de ?pertencedor? de tudo de maravilhoso que ela nos oferece.

Não li este clássico quando deveria, na época da escola, e me pergunto se teria maturidade para reconhecer o tamanho de sua grandiosidade àquela época.

Sim, achei o livro grandioso!

Tanto pelo ufanismo exacerbado e sonhador de Policarpo que, aparadas as arestas, nos convida a pensar nossa relação com o país, como pela forma com que ele busca ? proativamente ? colocar seu conhecimento à disposição da construção de um país melhor, o que o faz ser taxado de louco, mas, principalmente, pela forma crítica e sagaz com que aborda temas que permanecem sensíveis nos dias atuais, como o racismo, o machismo - que impõe à mulher a obrigação do casamento para provar seu valor-, as desigualdades sociais e a politicagem danosa e voltada a interesses pessoais e mesquinhos.

Uma grande obra que faz por merecer a qualidade de clássico que lhe assegurou a imortalidade.
comentários(0)comente



pietra29 03/07/2022

no começo tava bom, depois achei chatinho , parei de ler e muito tempo depois voltei, mas fiquei enrolando demais.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR