Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Maria 28/06/2022

"De quê serviu seu amor pela pátria? De nada!"
É realmente um triste fim. Após ser preso Policarpo finalmente percebe que viveu todos os anos de sua vida para a pátria e esqueceu de viver.
Não teve amores,filhos,não viveu momentos felizes...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gláucia 17/06/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Releitura com gosto de primeira vez, só me recordava das linhas gerais desse romance publicado em 1911 que tem como protagonista Policarpo, um romântico apaixonado pelo Brasil. Seria ele hoje em dia o "típico cidadão do bem, cristão e patriota"? Prefiro acreditar que não, caso contrário não teria me condoído e torcido por ele.
Levou ao extremo essa sua paixão e idolatria que culminou com a perda de seu equilíbrio mental, condição compartilhada pelo autor durante parte de sua vida, o que torna o romance mais interessante.
comentários(0)comente



jessyfioravante 15/06/2022

Clássico
Me senti de volta ao Rio de Janeiro do início do século XX. Amei os personagens, as descrições mais retalhadas, a ironia, as críticas. Realmente um livro a frente do seu tempo, tanto que podemos fazer um paralelo com a sociedade atual. Na verdade, o que percebo é que a sociedade, principalmente a carioca retratada no livro, praticamente não mudou.

?Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade?
comentários(0)comente



amouterulyz 08/06/2022

lindoooo nota dó
li pq era livro da escola e tal e assim esperava patriotismo mas teve tanta crítica ao patriarcado por incrível que pareça que teve hora que parecia que o patriotismo era segundo plano! aliás policarpo só é personagem principal pq tá no título pq meu deus ele tem menos cena do que os outros personagens mas enfim vamos lá

- primeira parte
a gente é apresentado a vida do policarpo a rotina dele e tal mas assim são 5 páginas de 40 pq de resto são outros assuntos
o assunto que mais foi discutido durante todo o livro foi o papel da mulher na sociedade e a importância do casamento (é, pois é) principalmente por conta da Olga (afilhada do policarpo e a ÚNICA que dá uma chance p/ ele) e por conta da Ismênia. ambas queriam muito casar e falam que sentem que o único motivo de sua existência era arranjar um marido e esse é um tópico que é realmente falado até as últimas páginas do livro (é, pois é, policarpo who?)
mas assim a parte do policarpo, aliás todos os plots dele, é muito rápido e acontece sempre no final de cada uma das partes, nesse caso ele publicando no jornal a tese dele que a verdadeira língua do Brasil era o tupi e sendo suspenso do trabalho e internado por 6 meses num manicômio
ah também tem o amigo do policarpo que toca violão o Ricardo que tem mais protagonismo que o coitado do policarpo

- segunda parte
a Olga, a afilhada feminista do policarpo é a ÚNICA que fica do lado do padrinho e da a ideia dele comprar um sítio
no começo até se narra o policarpo trabalhando no campo mas depois é esquecido e o plot vira qualquer outra coisa que não seja o policarpo em si
tem mais uma vez críticas ao casamento, pq a Ismenia ia se casar com um dentista que tava noiva a 5 anos que aliás em determinado momento some e ela fica louca por ter levado um fora e morre vestida de noiva na terceira parte (é, pois é) - não ironicamente tem MUITA menção ao fato do casamento para as mulheres ser uma meta de vida por imposição da sociedade Lima Barreto mujto pró feminista até pros tempos de hoje? habla!
outro ponto é que o Ricardo (o que toca violão) visita o policarpo e vai em todas as festas que acontecem na cidade e é chamado pra virar deputado pq ele é muito carismático, e por isso ele resolve parar de tocar violão em eventos e tal
em algum momento da segunda parte a olga se casa mas eu não sei se ela já era casada ou se casou na segunda parte ? mas eu so entendi que ela era casada nessa parte onde ela fala que se casou com um médico pq achava que ele tinha sede por conhecimento e na terceira parte ela descobre que na realidade ele era só burro mesmo
nisso o autor lembrou que o policarpo quaresma era o protagonista e mete lá uma cena das pessoas falando pra ele que ele mais gastava em formiga importada pra melhorar a terra do que recebia das plantações, aí corta pra um funcionário falando que não ia trabalhar pq tá tendo conflito e o policarpo mandando um telégrafo dizendo que vai lutar

- terceira parte
essa é uma que também não tem nada com nada novamente casamento ser ruim aliás tem muitossss lacres por exemplo o marido médico farsante da Olga menosprezando ela e ela rebatendo
?Quis desarmá-la com uma ironia e disse risonho:
- Está no teatro?
Ela lhe respondeu logo:
- Se é só no teatro que há grandes cousas, estou.?
acho que o ponto mais importante dessa parte é o policarpo escrevendo uma carta falando que só queria ter paz e finalmente começar a viver a sua vida e dez páginas depois ele morrendo
no final das contas a única pessoa que ficou do lado dele foi a Olga a ÚNICA que tentou impedir a morte dele e o Ricardo mas beeem naquelas
o final acaba com a Olga tentando pedir pra não matarem o padrinho mas ele já tinha sido morto e depois indo encontrar o Ricardo (agora o que isso significa eu não tenho a mínima ideia mas o último período é justamente esse ?Esperemos mais, pensou ela; e seguiu serenamente ao encontro de Ricardo Coração dos Outros.?

assim é um livro que parecia que era mais voltado pra questão do nacionalismo exagerado mas ficou bem em segundo plano na verdade, vou deixar um trecho da última carta do policarpo pq deu uma dó! perdão pelos erros de português pq não revisei essa resenha no futuro eu corrijo ela direitinho

?Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade.?
comentários(0)comente



Luiz.David 06/06/2022

Pense em nossa nação
Li esse livro por causa da escola. Gostei da história?
Não muito, mas, consigo ver a importância deste livro.

A crítica feita a toda política e a todo patriotismo, nos faz pensar o que vale e não vale a pena. E o quanto o nosso país é influenciado por outros. E principalmente como o governo é corrupto.

Recomendo esse livro se você gostar do tema patriotismo, mas mesmo se você não gostar vale a pena tentar para refletir.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



liviazinha 05/06/2022

Altos e baixos.
O questionamento feito por Lima Barreto do que seria contituído o Brasil é muito interessante. Policarpo é tomado por um nacionalismo um tanto quanto infundado e cego, que o faz se prejudicar profundamente no decorrer do livro.
Mas o livro não flui, tem muitos altos e baixos. Tem capítulos interessantes e outros que são simplesmente enfadonhos.
Podia ser bem melhor...
comentários(0)comente



a resenha sincera 05/06/2022

Abandonado
Nesses meus 20 anos de leitora eu só tinha sentido necessidade de abandonar um único livro (O caçador de pipas, falei o motivo aqui já), mas nesse mes de março eu larguei um que passei mais de um mês tentando ler: O triste fim de Policarpo Quaresma. 

A história nao era ruim, porem nao estava me prendendo e enrolava DEMAIS. Para  uma simples descrição de um personagem levava páginas e páginas e isso me entendiava. Alem de ter uma linguagem antiga, o que eu nao sou muito fã.  Enfim, tenho zero intenções de voltar a ler ele um dia, nao tenho a menor curiosidade com a história que vinha desenrolando tão lentamente e ja separei ele para doar.

? Triste fim de Policarpo Quaresma
? Eu doei esse livro
comentários(0)comente



Jadina 30/05/2022

Surpreendente
O livro começou com muita força e jogou minha expectativa lá em cima, acho que por isso a metade me pareceu um pouco monótona. Mas, depois desse trecho mais parado, a história retoma o ritmo anterior, me deixando bastante curiosa sobre o desenrolar da situação.

Os personagens vão ganhando profundidade e as críticas e ironias vão ficando cada vez mais claras. Enfim, achei o livro muito bom e me surpreendeu positivamente.
comentários(0)comente



Clara 30/05/2022

Me surpreendi
O livro ?O Triste Fim de Policarpo Quaresma?, escrito por Lima Barreto. Trás na sua essência críticas a vida no Brasil da época.
Aborda o nacionalismo exacerbado, o racismo, a obsessão da sociedade pelo casamento, a política brasileira e até a revolta da armada.
Nesse livro a escrita de época se torna um ponto positivo da leitura, ajudando a situar o leitor na história!
comentários(0)comente



math 24/05/2022

Me interessei muito pela história quando nossa professora falou sobre em nossa aula, fui logo atrás do livro na biblioteca, mas lá só tinha o resumo, uma pena. Só não dei 5 estrelas por ser o resumo, mas adorei a história e a escrita de Lima Barreto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mah_decembrino 23/05/2022

O final é triste mesmo kkkkkkk
O livro tem um toque de humor bem legal e uma história triste (como já está no título), que eu acredito que poderia ser um pouco mais bem trabalhada, como a questão do final, que foi corrido demais para o meu gosto ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR