Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila Felicio 09/09/2024

Policarpos Quaresmas ainda existem e a forma realista que Lima Barreto narra o personagem é fantástica!
Eu chorei de rir na primeira parte em que vemos o protagonista totalmente ufanista agir de forma completamente desvairada.
Gostei bastante também da terceira parte e do desfecho... No entanto, a segunda parte em que retrata a tentativa agrícola de Policarpo, eu achei extremamente monótona e me irritou bastante e me fez repensar se estava gostando mesmo da leitura!
No mais, um bom livro, com ácidas críticas aos militares e as ufanistas patriotas! Vale a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nicolau10 07/09/2024

Triste Fim de Policarpo Quaresma
O nacionalismo marcado nas páginas desse clássico de Lima Barreto é o que dá o tom da trama do Major Quaresma e permeia os conflitos que vão se dar na obra.
É uma leitura leve, fácil de acompanhar e de compreender, além de trazer uma história envolvente e bem contada.
comentários(0)comente



Book.Gabbys 04/09/2024

E não é que o fim é triste mesmo.
Ler esse livro de Lima Barreto, sabendo quem foi Lima Barreto trás aquele ar de apreço inestimável. Saber que Lima só foi devidamente valorizado após sua morte é tão triste quanto a história de Quaresma.
"O triste fim de Policarpo Quaresma", traz uma crítica pontual, ácida, e em certos momentos irônica com aquele começar de república, aquele Brasil que tentou forjar um novo recomeço através de uma nova forma de administração, através de um falso nacionalismo, que ao invés de criar uma nação unida, fez-se criar um Estado, com cidadãos ilusionados por essa falsa e incabível ideia patriótica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rita 29/08/2024

É realmente triste o fim de Policarpo Quaresma
Um livro que no começo até achei divertido devido a acidez do autor, acabou me deixando bem triste no final e ao longo dele.

As críticas feitas como parte da história do livro são certeiras e ainda tão reais que me deixaram desanimada.

As personagens são interessantes e achei maravilhoso como Lima Barreto soube construir personagens femininas e suas histórias considerando a situação das mulheres na época e não apenas dizendo que mulheres são de um jeito independente do contexto cultural e social.

Tem tantas críticas nesse livro, com tantos pensamentos sobre a época que se integram na história tão bem que não consegui ler sem ficar refletindo o tempo todo sobre nosso país.

Lima Barreto foi um autor sensacional, os textos de apoio da edição da Antofágica me fizeram conhecer um pouco mais sobre ele e a admirar ainda mais sua escrita.

Gostei muito do livro e da edição!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Christian 28/08/2024minha estante
sim, acho que o foco do livro era fazer uma crítica ao período histórico, conhecido como república da espada.


leiturasdeana 28/08/2024minha estante
Obrigada, vou ler sobre.




Sami 28/08/2024

Foi uma leitura densa, mas não tem como p aue dizer dos livros de Lima Barreto. Foi denso, mas em nenhuma página cogitei parar de ler.

"Todos aqueles que querem fugir do túmulo para a memória dos vivos são anódinos felizes e medíocres existências que passaram pelo mundo sem ser notadas."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ivana M. 27/08/2024

Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito por Lima Barreto, é uma obra-prima da literatura brasileira, uma daquelas joias literárias que combinam humor e tragédia de uma forma única. A história acompanha Policarpo Quaresma, um patriota incansável e idealista, que poderia ser considerado um Dom Quixote à brasileira.

Quaresma é um homem absolutamente apaixonado pelo Brasil, talvez até mais do que o próprio Brasil poderia aguentar. Ele é aquele tipo de sujeito que vê o hino nacional como trilha sonora para todas as situações da vida e que sonha em transformar o país numa utopia tropical. A grande questão é que seu amor pelo Brasil é tão intenso que o leva a cometer algumas loucuras impagáveis, como tentar substituir o português pelo tupi-guarani e transformar a agricultura em uma missão pessoal.

O livro é uma crítica mordaz à sociedade brasileira do início do século XX, mas o humor ácido de Lima Barreto transforma o que poderia ser um simples tratado político em uma narrativa cativante e, por vezes, hilária. Quaresma, com sua obstinação quase ingênua, nos faz rir e, ao mesmo tempo, refletir sobre as dificuldades de ser um idealista num mundo cheio de realidades implacáveis.

A prosa de Barreto é envolvente, cheia de ironia e de um sarcasmo sutil, que faz o leitor se afeiçoar ao personagem, mesmo sabendo que seu destino não será dos mais felizes. A trajetória de Policarpo é, em muitos aspectos, uma tragédia anunciada, mas isso não tira o prazer da leitura; ao contrário, faz com que cada página seja saboreada como um prato típico brasileiro, daqueles que combinam doçura e amargor na medida certa.

Triste Fim de Policarpo Quaresma é uma leitura obrigatória para quem quer entender o Brasil, mas, acima de tudo, é uma obra para quem aprecia uma boa história, contada com humor, inteligência e um toque de irreverência. Afinal, quem disse que o patriotismo não pode ser divertido?
comentários(0)comente



Hilton 24/08/2024

Sinceramente, esse deve ter sido o livro que mais me fez rir até agora. Ele nos apresenta a um protagonista que, independente de você concordar com as ideias e convicções dele, é extremamente engraçado e simpático. Não só ele é bem escrito, na verdade achei a maioria personagens legais e identificáveis em algum ponto.
Enfim, apesar de alguns vocabulários antigos, a leitura até que é simples, assim comunicando bem sobre temas complexos, tal qual a política.
O fim é bom, e acho que não é preciso comentar mais do que isso sobre ele...
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 20/08/2024

Livros da ilha deserta #8.
Releitura. Ora, ora, alguém que foi parar no manicômio por ler demais. Rá!
Enfim, triste o fim dos idealistas.
comentários(0)comente



Teppei 19/08/2024

Clássico brasileiro
Ótimo livro, vale muito a pena ler como Policarpo Quaresma estragou a sua vida seguindo um ideal pífio que não serviu para nada em sua existência.
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR