amanda 11/09/2021Você, Quaresma, é um visionário...Estou muito feliz de ter realizado essa leitura, porque foi ótima.
O livro se passa durante os anos de Policarpo, e nós o acompanhamos em sua jornada. Ele é um ótimo personagem, um protagonista interessante, sua personalidade é admirável, me apaixonei por ele.
O livro todo foi cheio de surpresas, uma hora Policarpo lia seus livros e discutia com outros sobre seu patriotismo, outra, ele era internado em um hospício, e em outra, ele vira agricultor, e depois, ele vira major, é uma dinâmica muito divertida e cativante.
Os julgamentos feitos ao Policarpo foram os que mais me deixaram intrigada, o fato de ele ler demais ser considerado coisa de louco, e que seu patriotismo (muito exagerado, coitado) era apenas visto como uma brincadeira, e de que as únicas pessoas que o entendiam (de certa forma) eram sua sobrinha, Olga, em fato, a relação deles era muito bonita, e o Ricardo Coração dos Outros, criei uma grande afeição por ambos personagens.
Faz muito sentido ser um clássico, e creio que todos deveriam dar uma chance pra ele algum dia na vida, é uma leitura muito interessante.