Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


theus33 27/11/2023

?? ? aquele com o maior patriota de todos os tempos;;
Já estava querendo ler Triste Fim de Policarpo Quaresma há um bom tempo, só não imaginava que cairia em ressaca literária no meio da leitura. No fim, demorei mais de um mês para acabar o livro, mas valeu a pena.
A obra é tida como o maior trabalho de Lima Barreto, escritor brasileiro pré-modernista, e não é para menos. Por meio de Policarpo Quaresma, o autor consegue, em sua obra, construir uma crítica bastante sólida à sociedade de sua época, com ênfase no militarismo e no florianismo. Ele constrói um discurso de denúncia às atitudes de Floriano Peixoto, chamando-o de ditador diversas vezes ao longo do livro. Além disso, critica o positivismo como um todo e a forma como o exército se apresentava naquele momento na sociedade brasileira. Utilizando de um personagem que dedica sua vida a amar o Brasil e acaba, numa triste ironia, preso e morto pela própria nação, Lima Barreto é um dos primeiros escritores adeptos de um nacionalismo crítico que serviria de inspiração para grandes nomes da geração de trinta.
Tratando um pouco das minúcias da prosa do autor, não posso deixar de notar que é um tanto arrastada, mas com razão. Em boa parte da obra, o autor não se centra no Policarpo em si e nas suas tentativas de provar a riqueza do Brasil, mas sim naqueles que os cercam. Lima Barreto constrói arquétipos sociais em personagens como Albernaz, típico militar de escritório, Ismênia, que representa os anseios em torno das convenções sociais da época que se tornavam fardo para boa parte das mulheres, além de diversos personagens negros utilizados para tratar do racismo tão presente no Brasil no início do século XX. Dou ênfase nesta última parte, pois apesar de não ser o foco principal dessa obra em questão, é impossível falar de Lima Barreto sem tratar da sua luta contra o racismo.
Por fim, Policarpo Quaresma representa uma clara crítica ao nacionalismo exagerado que está presente no Brasil desde sua construção enquanto nação e da idealização ingênua da cultura brasileira que entram em atrito com os diversos problemas sociais e da própria política enraizados nesse país. Apesar de possuir mais de um século, continua sendo uma boa obra pra discutir as contradições dos discursos que rondam o nacionalismo utópico e o patriotismo raivoso e vazio que predominam na contemporaneidade.
comentários(0)comente



huntero 25/11/2023

O romance traça o destino tragicômico de um homem tomado pelo patriotismo ingênuo, em quixotesca luta contra a corrupção dos políticos. Lima Barreto foi esteticamente um solitário, que se orientou pela linha inovadora de um realismo crítico de cunho popular e rebelde.
comentários(0)comente



dias 19/11/2023

Outro livro q tive que ler pela escola,mas até que pareceu ser interessante, o coitado do Policarpo só queria fazer a diferença,achei ele meio D.quixote.
comentários(0)comente



Luh! 17/11/2023

Perda de tempo
Que horror, eu já não me interesso pelo assunto, foi obrigada a ler por conta da escola e ainda é em quadrinhos, nade me ajuda também.
Um livro com personagens mal caracterizados e simplesmente entediante, horrível de entender, péssimo, sem linha contínua nenhuma. Perda de tempo total.
comentários(0)comente



Alisson 17/11/2023

O fim do Major Quaresma foi realmente triste, mas estava na cara que o fim seria esse, pois todo ufanismo costuma ser trágico.

Lima Barreto construiu um personagem muito carismático, apesar da ingenuidade.
comentários(0)comente



rei chan! 17/11/2023

Policarpo 22 quaresma
Eu li por causa do vestibular (obg uea vc só serviu pra isso) mas já sabia q ia gostar pq o policarpo é completamente maluco ao ponto de me fazer rir ele é bitolado doidinho fora da casinha com o tupi dele e a reforma agrária e o brasil ideal dele tenho certeza q ele apertaria 22 enveloparia o carro com a bandeira do brasil (o carro seria um fusca pq ele é tradicional e gosta de carros q são a cara do brasil) brigaria no grp do condomínio com o cara q faz o L
comentários(0)comente



Rebeka mm 17/11/2023

Personagem cativante, narrativa lenta
Gostei de ter conhecido Policarpo, é um personagem único e que só na sua figura traz muitas ideias e reflexões em cima do seu patriotismo.
Mas achei toda a história muito arrastada, a ponto de nem saber explicar direito, ou usar mais do que uma sentença para explicar os acontecimentos que se dão no decorrer da história.
Foi um livro difícil de terminar e que para mim deixou a desejar em narrativa.
comentários(0)comente



Matheus10 16/11/2023

O Brasil não merecia (e não merece) Policarpo Quaresma
Particularmente falando, eu gostei da trama, porém, o livro tem uma leitura cansativa e não me refiro ao fato do vocabulário não ser atual mas sim que a narrativa foca bastante em acontecimentos alheios que são um tanto desconectados da história principal e que não me prenderam (gosto pessoal eu diria)

O arco principal, que é a trajetória de Quaresma, é interessante, triste e rica em detalhes. Triste pois vemos o Policarpo passar a sua vida amando seu país que por ele, nada fazia e nada chegou a fazer. Interessante pois carrega críticas políticas e sociais bem fundamentadas. E detalhes não faltam ao contar a história do Major que não é Major...?

Quaresma defendeu o Brasil com todo o seu patriotismo e o que recebeu em troca foram preconceitos e insultos.

Descanse em paz Major Policarpo Quaresma!!?
comentários(0)comente



Renally Couto 14/11/2023

Triste mesmo!
Pobre Policarpo só se ferrou em toda a história!

Esse livro foi um mix de surpresas positivas! A começar por expor tantas coisas bonitas sobre o Brasil e sua gente, a falar sobre saúde mental e ainda sobre política e sociedade!

Me surpreendeu! Amei!!!
comentários(0)comente



Larissa.Canetti 14/11/2023

Horrível, só li por conta da escola é uma hq muito confusa tem uma história muito pouco detalhada, é super mal contada, não recomendo.
Luh! 14/11/2023minha estante
Onde você conseguiu ler??


Larissa.Canetti 15/11/2023minha estante
Pdf


Luh! 15/11/2023minha estante
mandaaa




Tainara 08/11/2023

Bom
Já li esse livro há muitos anos atrás, porém não lembrava de quase nada kkkk enfim, foi uma experiência boa, tive dificuldade de ler em uns momentos mas sinto que é um livro mega importante que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. é o tipo de livro que faz vc refletir do começo ao fim, muito bom!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adelson 05/11/2023

Triste, muito triste.
Vemos aqui o puro suco de um patriota de verdade, um pessoa que realmente amava o Brasil e queria que o Brasil fosse brasileiro sem a intervenção da língua, da cultura e outras coisas que vem de fora. Queria o Brasil puro e simples. Mas qual o presso a se pagar por isso?
comentários(0)comente



MariaeSM 03/11/2023

Até que ponto devemos ir pelo nosso país
Policarpo é um homem solteiro e sem filhos que vive com uma irmã que também não se casou e nem teve filhos, muito embora ele esteja nessa situação por vontade própria, afinal escolheu dedicar o seu tempo e os seus esforços pelo bem do próprio país e pelos seus próprios ideais. Ele tende a rejeitar tudo, ou pelo menos a maior parte das coisas, que sejam estrangeiras, para dar prioridade àquelas que tenham sido produzidas pelo Brasil. Ele próprio se envolve com a agricultura em determinado momento.
Gostei bastante da forma como o autor descreveu o Policarpo e também a maior parte dos personagens secundários, que, assim como o principal, tem vida própria, o que é bastante raro na literatura hoje em dia.
comentários(0)comente



Lívia 03/11/2023

Um "fim" bem atual
Esse é um daqueles livros que conseguem criticar de uma bela forma a época em que foi escrito (e até se relaciona com a realidade atual) só de mostrar o cotidiano de seus personagens.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR