Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


alemesquitaneto 23/09/2024

Policarpo Quaresma, chamado por alguns de Dom Quixote brasileiro, vive em sua utopia conservadora e patriota, até que se vê traído pelo país que acreditava defender e ignorado por aqueles que acreditava estarem ao seu lado.
Não é um livro tão fácil de ler, mas é uma leitura indispensável. Atual até demais.
comentários(0)comente



Ju 22/09/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma - 3,5??
Me arrependendo de ter começado a ler Lima Barreto por esse livro, acho que não consegui aproveitar 100% da leitura.
Eu compreendi o livro, mas muitas partes eu fiquei sem entender, acredito que no futuro eu irei ler novamente e aí sim conseguir aproveitar tudo direitinho.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



GihPinheiro7 21/09/2024

Ah, adoro Lima Barreto. Fiquei triste de ver que o livro tem 3,6 de estrelas. Ele escrevia muito bem, e, esse personagem, já vi comentários, como sendo o Dom Quixote brasileiro, e concordo.

Bonifácio é um personagem que acreditava que era dever dos brasileiros, prezar e falar em Tupi, já que os índios viviam aqui e não os portugueses. Que deveríamos aderir as músicas de raízes africanas também. Fala sobre o preço abusivo dos impostos sobre as terras e sobre o tanto de terras sem uso enquanto havia pessoas sem moradias --- até parece que se refere ao hoje.

Temos o Ricardo, que é o moço q ensinava Bonifácio a tocar violão e o ajuda no decorrer da história.

Bem, por causa dos pensamentos de Bonifácio, ele chegou a ser internado por ter essas idéias "loucas" (coincidência ou não, Lima Barreto tbm for internado por causa do alcoolismo algumas vezes, e ele era rejeitado - até hoje - por ter defendido coisas que para a época, todos consideravam certo).

Bonifácio seria um verdadeiro patriota, ao contrário do que se vê hoje, onde vários "defendem" a pátria, mas correm para outros país. Acredito que deva haver um equilíbrio em tudo, mas sinto que isso nunca irá acontecer, porque ainda falamos dos mesmos assuntos e há momentos que tememos que tudo volte a regredir.

O personagem percebe no final, que perdeu a vida lutando por um ideal que só ele via e combatia. Ele deixou de vive por um ideal que só lhe trouxe decepção e seu fim.
comentários(0)comente



Mayan5 19/09/2024

Talvez eu não seja muito cult kkkk
Ah gente, não sei. Eu tive muita dificuldade para ler esse livro, algumas poucas partes que me chamaram mais a atenção. Estou deixando aqui uma avaliação mas com certeza não sou a melhor pessoa para julgar esse clássico da nossa literatura brasileira.
comentários(0)comente



Fred.Braga 18/09/2024

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Triste Fim de Policarpo Quaresma foi um dos livros que sempre estiveram na minha lista de desejos. Me lembro de uma certa professora falar dele em sala de aula e contar um pouco sobre o grande Quaresma e como ele queria mudar essa nação. Imediatamente veio a vontade de ler, entretanto somente anos mais tarde, comprei e li, infelizmente não consegui conciliar muito bem a leitura desse livro com as leituras obrigatórias da faculdade, isso acabou afetando um pouco o meu entendimento do livro. Fiquei 3 meses empacado nele, só consegui finalizar esse semana. Mesmo voltando às páginas atrás para não fugir do raciocínio, ainda sim gostei do livro. Mas acredito que fui com muitas expectativas e algumas foram decepcionadas, preciso reler daqui alguns anos com mais calma.

Bom, o livro tem um título que te faz questionar como seria esse tal fim, no fim a gente realmente descobre. Policarpo Quaresma passa por poucas e boas nessa obra, um personagem extremamente bem construído, um amante de livros, um amante pela sua nação e que quer trazer de volta o que de fato é Brasil, uma das "loucuras" que ele quer é oficializar a língua Tupi Guarani como língua oficial do Brasil, a forma como essa tal personagem é ridicularizado pelos demais é de partir o coração, apenas lendo para sentir. As diversas passagens do livro te deixam encantado com uma escrita precisa e compreensível, linda demais. O que mais me encantou no livro de longe foi a escrita do Lima Barreta, só pela escrita vale a leitura, a história é uma consequência disso.

"De todas as coisas tristes de ver, no mundo, a mais triste é a loucura; é a mais depressora e pungente.?
comentários(0)comente



Gi 18/09/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
Meu primeiro livro do Lima Barreto, já havia lido um conto dele e estudado sobre o movimento pré modernista, então a admiração pelo autor era preexistente à leitura desse livro.
Me emocionei com a vontade do Major Quaresma de realizar mudanças positivas pelo seu país em diversos momentos, apesar da óbvia apatia da maioria das pessoas que estavam em sua volta e de ser taxado como louco constantemente kk
Sua afilhada também foi uma das minhas personagens favoritas, também gostei muito de ver retratada a sociedade da época da República e as reflexões finais sobre injustiças e evolução da pátria da ?ordem e progresso?.
Apesar de não ter achado a linguagem impossível de entender, algumas descrições eu achei longas e chatinhas kk
Com certeza um livro pra se ter na estante ?
comentários(0)comente



Malutrigo 17/09/2024

O tempo estava de morte, de carnificina...
O livro relata o início das ações que levaram ao triste fim de Policarpo Quaresma.

Demorei quase 3 meses pra ler, e sério, eu juro que tentei entender. Não sei se é uma falta de interpretação minha, ou se é o fato de eu não ter entendido a escrita, ou eu ter praticamente lido o livro por obrigação, mas teve muitos parágrafos que eu tive que reler ou, simplesmente, pular pq eu não entendia muito bem o que queria dizer.

Sério.

Não recomendo muito, de verdade.

É interessante, claro. Mas eu não consegui me apegar aos personagens.

Achei a escrita lenta, com muita informação desnecessária. A cada 10 páginas, aparece um personagem novo insignificante que serviu apenas para me confundir.

Acredito que o pior foi pq eu me iludi, acabei criando expectativas antes de ler e foi uma decepção.

Mas, talvez, eu esteja sendo muito dura e o livro simplesmente não é minha praia.
comentários(0)comente



Ana 17/09/2024

Não é para muitos?
Gente realmente é um livrinho difícil de ler né. Sério fiquei bastante tempo tentando entender tudo e tive que pesquisar umas coisas pra me enteirar melhor do contexto. Achei tudo meio parado e sem graça e a escrita é realmente meio complicada. A melhor parte é essa ironia do autor em relação ao patriotismo do Policarpo. Essa parte é muito bem escrita e desenvolvida. E o final mostra essa ironia da melhor forma possível, o último capítulo é o que mais me deixou feliz com o livro. É um fim triste (literalmente), mas que condiz que com a hipocrisia que o Lima Barreto queria descrever.
comentários(0)comente



snow on the beach 17/09/2024

Triste Fim de Policarpo Quaresma
O mais surpreendente do ano. li só pra passar o tempo enquanto o novo não chegava. que história interessante e bem escrita. a mensagem fica clara cada vez mais conforme o livro anda e no final realmente triste fim coitado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tim 11/09/2024

Mistura ideias conservadoras e progressistas
Lima Barreto foi um verdadeiro gênio.

?Triste Fim de Policarpo Quaresma?. Mistura ideias conservadoras e progressistas, criando um protagonista tão idealista quanto isolado.

Policarpo Quaresma, com suas ideias utópicas e sua fé inabalável no Brasil, acaba condenado não apenas pela sociedade, mas também por um governo que ele um dia acreditou defender. Isso, para mim, é uma crítica genial à política e à indiferença do país.

O que mais me fascina é como Lima Barreto constrói essa narrativa que mostrar o quanto o idealismo de Policarpo, é desconectado da realidade.

Ninguém o ouve, ninguém o entende. E essa solidão diante de suas ideias é o que torna o livro tão poderoso.

Lima Barreto foi brilhante ao criar essa obra que critica tanto o governo quanto a apatia da sociedade. Ele expõe as falhas de um país que se diz moderno, mas que é, no fundo, corrupto e insensível aos seus idealistas.
comentários(0)comente



Dare1 11/09/2024

Entao
Dor miséria sofrimento nem sei o que por aqui, realmente triste fim de Policarpo quaresma, amei ler mas finalmente acanei
comentários(0)comente



bê pina 11/09/2024

Um dos melhores livros que li em 2024
Me encantei com a clareza da escrita e o modo que o escritor narra os acontecimentos, o patriotismo do Policarpo que é tido como louco me encantou e fiquei do seu lado o livro todo, é um livro muito relevante pra história geral e antimanicomial brasileira, uma leitura densa mas que flui!
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |