Gabriela2248 30/12/2022
Muito inteligente!
Gostei demais da leitura de Triste Fim de Policarpo Quaresma! Lima Barreto, realmente, era um homem inteligente. É interessante como, através de uma história aparentemente simples, ele mostra com profundidade algumas das problemáticas da cultura brasileira de sua época – tantas delas que permanecem ainda hoje, infelizmente.
O livro nos leva a refletir sobre o jogo de aparências em que muitos viviam/vivem: não importa o que a pessoa de fato é, o que ela faz, mas sim a posição social... Ao longo dos capítulos, podemos conhecer diversos personagens que ocupam cargos para os quais não têm nenhuma aptidão, e no fundo eles mesmos sabem disso. Ainda assim, seguem ali, orgulhosos da própria ignorância. Por outro lado, há outros cheios de convicções e conhecimento intelectual, mas que não sabem colocar tal inteligência em prática devidamente.
Enfim, recomendo demais o livro! De alguma forma, a mensagem segue atual. É quase inevitável se enxergar em algum dos personagens e, com isso, fazer uma autocrítica, seja enquanto indivíduo, seja enquanto parte de uma sociedade superficial.