Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Maclau 24/11/2022

vale a pena
É uma leitura extremamente complicada e confusa, que deixa desejar muito no início, eu fiquei completamente perdida com a narrativa, mas continuei pq caiu na prova, porém no final vale muito a pena, a partir do meio fica mais interessante, você se envolve com o quaresma e torce pra ele, pq sabe que duas intenções são as melhores, e o final é PERFEITO, me arrepiei toda.
Enfim, uma crítica muito boa e uma leitura interessante que devia ser parte do repertório de todo mundo, leiam!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



dodoraswift 26/11/2022

Um dos livros mais cansativos que eu já li
Um dos livros mais cansativos que eu já li. O último capítulo até que é bom, mas não salva o livro.
comentários(0)comente



Dávila 27/11/2022

Quaresma, você é um visionário.
Um livro essencial.
A luz dos últimos acontecimentos do nosso país então, parece que foi escrito outro dia.
Lima Barreto com uma escrita destruidora e que não deixa pedra sobre pedra, nos entrega um compêndio sobre os limites do patriotismo e a loucura.
Ou no fim das contas seria tudo a mesma coisa?
comentários(0)comente



Thalita 27/12/2021

Patriotismo excessivo, loucura e muita ironia ácida!!
O romance apresenta a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público que pretende valorizar a cultura do país.

É simplesmente sensacional como a literatura nos ajuda a compreender o comportamento das pessoas levando em conta a época em que viveram e Lima nos proporciona isso de modo primoroso. Como por exemplo, quando aborda o estigma negativo do violão com base racista.

muito importante conhecer o contexto histórico: governo de Marechal Floriano Peixoto (conhecido como Marechal de Ferro por conta de seu rigor), que ocorreu entre 1891 e 1894.
comentários(0)comente



Lahdutra 25/12/2021

Antigo e atual
O patriotismo é bom quando convém aos que estão no poder. Ler esse livro no ano do governo bolson4ro foi uma Experiência.
comentários(0)comente



Cássio F B 25/12/2021

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Excelente obra que adverte muito bem sobre os perigos de coisas ruins como o nacionalismo, a injustiça social e a literatura.
comentários(0)comente



Thainá Almeida 31/12/2022

"O pobi do Quaresma" é o que eu pensava lendo cada capítulo desse livro. Um retrato da sociedade brasileira e reflexo de pensamentos que até hoje perduram, o livro também apresenta uma boa ambientação do Brasil com o advento da República e consegue nos dar uma ideia da sociedade e de como eram os costumes do final do século XIX.
comentários(0)comente



Luíza 26/12/2022

Pensei em dar menos estrelas, mas gostei do final (para mim, finais são muito importantes), sem contar que o Lima Barreto realmente escreve bem.
O livro é bem lento e o Policarpo é irritante na maior parte do tempo. Gostei dos personagens secundários, os quais foram usados pelo autor para tecer críticas a sociedade da época. Isso é algo que eu achei interessante, mas não foi o suficiente para que eu não tivesse preguiça de ler capítulos inteiros apenas desses personagens.
As reflexões trazidas no final foram muito boas também, mas elas chegam só bem lá no final mesmo.
No geral, recomendo porque é um clássico. Mas é preciso ter paciência.
comentários(0)comente



sosodecampos 27/12/2022

li esse livro por conta do Enem e vestibular, minha prima o havia citado em sua redação e eu não conhecia, porém de certa forma gostei do livro, bem construído, por ser antigo, e eu sempre me encantei por literatura brasileira, sou amante de livros escritos durante os séculos XVII até os dias atuais, kkkkkkk. e por ser nova, muita gente estranha isso. mas os melhores estão lá atrás. nossas origens literárias são encantadoras. ??
comentários(0)comente



Robson 28/12/2022

'- O major é um filósofo - disse ele com malícia.'
O querido Policarpo Quaresma passa por poucas e boas ao longo desse romance tão famoso.

Um homem fanático pelo Brasil, mas que ao mesmo tempo demonstra um caráter sonhador, generoso e honesto, apesar de ser taxado como maluco devido às suas ideias excessivamente nacionalistas e terrivelmente excêntricas.
A mania de leitura também não o ajuda e só faz com que a incompreensão geral sobre seu jeito de ser cresça sempre.

O despertar do protagonista sobre a realidade à sua volta acontece devagar e só culmina de vez no último capítulo, em que a injustiça da vida finalmente o acorda. É, inclusive, um capítulo doloroso para o major Quaresma, para seus amigos e também para nós leitores.

O romance é recheado de críticas sociais e políticas dos anos iniciais da república e abrange, principalmente, o governo de Floriano Peixoto. Pessoalmente, fui muito marcado pelas personagens Olga, Ricardo Corações dos Outros, Adelaide e Ismênia.

Aqui há uma obra clássica com escrita deliciosa e simples. Assim como Quaresma, Lima Barreto também não teve grandes alegrias em vida, bem se sabe. Felizmente hoje em dia ele tem o reconhecimento merecido como um de nossos grandes autores e com suas obras que valem demais a leitura.


"E desse modo ele ia levando a vida, metade na repartição, sem ser compreendido, e a outra metade em casa, também sem ser compreendido."
comentários(0)comente



Gabriela2248 30/12/2022

Muito inteligente!
Gostei demais da leitura de Triste Fim de Policarpo Quaresma! Lima Barreto, realmente, era um homem inteligente. É interessante como, através de uma história aparentemente simples, ele mostra com profundidade algumas das problemáticas da cultura brasileira de sua época – tantas delas que permanecem ainda hoje, infelizmente.
O livro nos leva a refletir sobre o jogo de aparências em que muitos viviam/vivem: não importa o que a pessoa de fato é, o que ela faz, mas sim a posição social... Ao longo dos capítulos, podemos conhecer diversos personagens que ocupam cargos para os quais não têm nenhuma aptidão, e no fundo eles mesmos sabem disso. Ainda assim, seguem ali, orgulhosos da própria ignorância. Por outro lado, há outros cheios de convicções e conhecimento intelectual, mas que não sabem colocar tal inteligência em prática devidamente.
Enfim, recomendo demais o livro! De alguma forma, a mensagem segue atual. É quase inevitável se enxergar em algum dos personagens e, com isso, fazer uma autocrítica, seja enquanto indivíduo, seja enquanto parte de uma sociedade superficial.
comentários(0)comente



Máxima 04/01/2023

O único erro dele foi amar o Brasil
O livro não é fácil, tem que ter paciência, demora um pouco pra vc se familiarizar com o ambiente e entender o que acontece.
É triste, emocionante. Profundo.
Não é um livro pra ler com pressa.
comentários(0)comente



Marcio 11/01/2023

Triste fim.
"A vitória tinha feito os vitoriosos inclementes e ferozes, e aquele protesto soou entre eles como um desejo de diminuir o valor das vantagens alcançadas. Não havia mais piedade, não havia mais simpatia, nem respeito pela vida humana; o que era necessário era dar o exemplo de um massacre à turca, porém clandestino, para que jamais o poder constituído fosse atacado ou mesmo discutido."
comentários(0)comente



jusouzr 07/01/2023

fiquei perdida
acho que foi o livro clássico mais difícil que eu li até então, a narração se enrola nos pensamentos, muitas vezes me senti perdida lendo, porém, entendi o conceito do livro. quaresma sempre acreditou muito na melhora do brasil, mas esse país desde sempre esteve perdido, quaresma merecia mais mas a realidade é triste.
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR