Algumas Razões para ser um Cientista

Algumas Razões para ser um Cientista Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas



Resenhas - Algumas Razões para ser um Cientista


3 encontrados | exibindo 1 a 3


lorranluiz 07/09/2011

Elementos vivos...
O grande barato da obra é a seleção de relatos vivos que evidenciam os humanos por trás da ciência...

É uma obra estimulante, principalmente por aproximar do leitor grandes nomes da ciência de modo natural e até amigável, o que convida realmente o leitor a participar desta grande empreitada de exploração do universo.

Ótimo trabalho.
comentários(0)comente



Bruna Trajano 22/03/2016

Se a intenção deste livro era fazer algum tipo de divulgação científica para o aluno brasileiro comum, falhou e muito. A grande maioria dos relatos são de pesquisadores estadunidenses cujas famílias possuíam condições de colocá-los nas melhores escolas do país, o que teve como consequência tais pesquisadores irem trabalhar em Harvard, MIT, Princeton, etc. Além disso, a linguagem extremamente técnica e pouco autoexplicativa torna-se cansativa e colabora ainda mais para o distanciamento do propósito.
De fato, a impressão que se tem ao terminar o livro é que só se pode ser cientista caso se tenha crescido em uma família já culta, se tenha talentos extremamente excepcionais ou uma sorte ainda mais excepcional. Totalmente desanimador.
Cristiane190 27/02/2022minha estante
A linguagem dele consegue comunicar com alguém que já sabe física, realmente. Acho que essas pessoas mais consagradas da física nasceram numa época que vc (em geral) só conseguia fazer física se fosse rico pra bancar os estudos. Hoje em dia não é mais nesse nível, embora ainda seja muito difícil. Acho que faltou colocar a perspectiva de alguém mais jovem, sobre como é a trajetória média de alguém hoje em dia.




xqt958 15/10/2018

O livro te faz querer você virar um cientista
Um livro que te instiga, e te faz querer virar um cientista. Há relatos de várias pessoas as quais se tornaram cientistas, a maioria dos Estados Unidos, onde naturalmente se tem mais mãos de obras caras. Há também o outro lado da moeda, onde é mostrado cientistas mulheres que nasceram numa época muito sexistas, mas mesmo assim criaram um tempo à frente delas, sendo exemplos de superação e brasileiros como o Tsallis, César Lattes, Belita Koiller, Marcelo Gleiser e outras mentes brilhantes que também são brasileiras. É uma boa recomendação para quem quer virar um cientista. Se quer virar, leia esses relatos que com certeza irão te estimular a ser um.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3