Li 07/08/2011DESAFIO LITERÁRIO 2011 - AGOSTO - CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA *OFICIAL*Sinopse: Através da história de permanente rivalidade e discórdia entre os gêmeos Pedro e Paulo, Machado faz uma análise profunda da alma humana. Mostra ainda, com seu aguçado espírito crítico, a transição do Império para a República.
Adoro Machado de Assis. Estava olhando os títulos dele que ainda não li, e me interessei pelos que figuram como mais realistas, apesar de todos os textos de Machado apresentarem características tanto realistas, quanto românticas...
...E com este não foi diferente! O livro é bom, mas não vai entrar para a minha lista dos preferidos do autor. As características de Machado estão lá, mas não sei, não gostei muito... Talvez pelo pano de fundo da narração, a mudança do império para a república (como já disse em outras resenhas, não sou muito fã de história do Brasil, admito), ou porque não gostei absurdamente de nenhum dos personagens, ou ainda pelo fato de que achei o enredo meio chatinho.
O bom do autor, é o jeito super interessante de descrever os acontecimentos, sejam históricos ou não, dentro do cotidiano das pessoas... Até o "chato" se torna mais prazeroso de ler.
Enfim, gostando ou não do enredo, o estilo de Machado já vale a leitura, e dei muitas risadas com as “alfinetadas” que o autor distribui, seja à sociedade ou aos próprios leitores, como nesta passagem:
“Francamente, eu não gosto de gente que venha adivinhando e compondo um livro que está sendo escrito com método. (...) Não, senhora minha, não pus a pena na mão, à espreita do que me viessem sugerindo. Se quer compor o livro, aqui tem a pena, aqui tem papel, aqui tem um admirador; mas, se quer ler somente, deixe-se estar quieta, vá de linha em linha; dou-lhe que boceje entre dois capítulos, mas espere o resto, tenha confiança no relator destas aventuras.”
Acho que gosto de Machado de Assis por não ser simpático a ninguém... Ele usa uma linguagem tão direta, um estilo tão irônico e sem muitas amarras, além de meio pessimista, que quase me vejo nele!
*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*