Estêvão 24/11/2020O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, era um daqueles clássicos que sempre quis conhecer mas nunca tinha sequer buscado saber do que se tratava. Concluída a leitura, não posso dizer que é um livro imperdível, mas tem aspectos interessantes e uma leitura prazerosa, além de proporcionar uma discussão interessante sobre gêneros textuais.
.
Um dos primeiros atrativos é não ter muito atrativo, pois sua trama não traz acontecimentos mirabolantes, mas se volta ao cotidiano de um funcionário público preso à burocracia tanto no trabalho como em sua rotina. Amanuense é uma daquelas profissões que o termo caiu em desuso no dia a dia, o que talvez diga muito sobre ela.
.
No entanto, Belmiro, ao resolver escrever um diário contando fatos de seu dia, talvez justamente para fugir desse marasmo, apresenta uma escrita que vai na linha oposta à dos seus dias, por ser inconstante, indefinida, apresentando aqui e ali um lirismo comedido e a tal da “tinta da melancolia” que o aproxima de Machado de Assis. Esse diálogo, inevitavelmente nos oferece um olhar melancólico para a vida, com uma boa dose de sarcasmo; nesse quesito, o livro não deixa a desejar.
.
Porém, mesmo sendo um diário, os relatos não seguem um linha cronológica muito definida, havendo saltos no tempo e dias em branco. No entanto, não tem a pretensão de ser um romance, muito menos poesia – isso segundo o próprio Belmiro –, às vezes se definindo como um poema em prosa, apesar de não ser exatamente isso. Enfim, como Alcir Pécora define no posfácio, é uma obra reticente.
.
Outro gênero que inevitavelmente dialoga é a crônica, ao trazer o cotidiano de Belo Horizonte, a vida das elites, dos grupelhos de intelectuais, das notícias das colunas sociais. Bem como funciona também como um belo romance histórico, que, em sua indefinição, talvez mimetize um Brasil pós-revolução de 30 e suas indefinições.
.
Enfim, ao final, o que fica é uma obra singular, um clássico que valeu a pena a leitura, que se arrasta em alguns momentos, mas que até isso tem uma função na narrativa, o que reforça a sensação de ser uma obra bem amarrada e com um narrador bem interessante.
site:
https://www.instagram.com/_soresenha_/