caio.lobo. 20/03/2021
Didático até onde é possível, pois biologia é osso duro.
O vocabulário da biologia é o mais extenso das matérias: bainha de mielina, gliócito, autossomo, centríolo, fosforilação oxidativa, ciclo de Krebs, ciclo de Calvin-Benson, telocêntrico, pinocitose, etc. Esses são exemplos de termos técnicos da biologia e só citei alguns referentes ao corpo humano, células, dna; imagina como esse vocabulário deve aumentar vertiginosamente quando se fala dos reinos da vida, filos, espécies, sub-espécies, etc...querer ensinar essa matéria no ensino médio é quase que um ato de heroísmo ingrato, quase que uma derrota prévia.
Este manual é muito bom para adultos, e creio que será muito difícil, praticamente impossível, criar um manual para ensino médio de adolescentes num nível normal. Biologia é gigante e tende a aumentar. Mesmo com desenhos, esquemas, exemplos e experiências há a sensação de que algo ficou para trás, mas a culpa não é do livro e sim da biologia.
Este volume trata somente do corpo humano, células, origem da vida, reprodução, genética (que parte dura da biologia!), fotossíntese e tecidos. Nesse volume não se encontra sobre os reinos biológicos nem teorias evolutivas. A única coisa que me incomodou é sempre algum texto referente a biologia e cidadania, como eu gosto da biologia pura esse tipo de anexo não me importou, mas creio que dificulta para o estudante que tem que correr contra o tempo para aprender conceitos tão espinhosos e ainda ter de lidar com esse tipo de apêndice que caberia em outro momento.