Marilyn últimas sessões

Marilyn últimas sessões Michel Schneider




Resenhas - Marilyn últimas sessões


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Rafael.Montoito 19/04/2020

A loura no divã
Comprei este livro num sebo, ao acaso. Ao acabar de o ler, regozijo-me do meu olho aguçado que o percebeu em meio a tantos outros. A história das sessões de terapia de Marilyn Monroe com o doutor Ralph Greenson é reconstituída pelo autor (e também psquiatra) Michel Schneider de tal maneira que o leitor nunca sabe onde termina o real e onde começa a narrativa - e, ao que o autor indica, ambas estão tão misturadas que acasalam de maneira indiscutivelmente crível, uma vez que o romance foi escrito a partir de grande pesquisa bibliográfica sobre os 30 meses que a popular atriz de Hollywood se tratou com o psquiatra freudiano.
.
Vale ressaltar que, além da qualidade da escrita (uma narrativa não temporal, com saltos para datas à frente e para trás da linha narrativa principal), o romance cativa o leitor por mostrar Marilyn no divã, com várias das suas angústias e medos, sintomas estes que a levavam a faltar às gravações, entregar-se a diversos homens sem amor, questionar seu talento e sua postura frente às telas. Por sua vez, o Dr. Ralph Greenson a percebe como uma mulher perdida no mundo, dona de um grande vazio interior, e, para curá-la, faz escolhas não ortodoxas, como acolhê-la como membro da sua família, aconselhá-la sobre os filmes que deveria fazer, dizer-lhe quem poderia ou não lhe ser boa companhia, sugerir-lhe empregados e onde morar etc.
.
O autor delineia a relação de ambos de maneira a vermos que, quanto mais se aproximavam, maior era a dependência de um para com outro - e talvez essa relação simbiótica tenha sido um dos agravantes do suicídio da bela loura.
.
O livro é profundo, tocante, até mesmo inquietante para os fãs e leitores que têm por hábito dar uma olhada para sua própria escuridão interna. A história será ainda mais apreciada por quem tiver alguma familiaridade com o mundo do cinema dos anos 60, pois por estas páginas também desfilam Truman Capote, Frank Sinatra, Billy Wilder, Jack Lemmon, Clark Gable, Joseph L. Mankiewicz etc.
comentários(0)comente



Brunomorai 13/04/2021

Fico somente chocado como tudo aconteceu na relação terapêutica. Acredito que não deve ter sido fácil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4