wiridia.ju 09/04/2023
Mais aceitável como discurso
O livro é bem estruturado, capítulos curtos, escrita clara, concisa, muito objetiva e generalista. Todavia, apresenta algumas incoerências cronológicas no desenvolvimento dos acontecimentos, tais que remetem pressa ou objetividade intensa, à qual, torna a compreensão confusa, acredito que seria mais adequado a permanência do conteúdo no formato discurso, cujo fora a inspiração para esse livro.
William H. McRaven, autor deste livro, fez um discurso e ao deparar-se com tamanha repercussão, decidiu transcrevê-lo de forma extensa em um livro, a ideia é boa, mas a efetivação apresentou viéses.
Além dos problemas supracitados, ainda apresenta, ordem inversa dos acontecimentos e por conseguinte, incoerência na disposição dos capítulos, dificultando a compreensão, ainda, cada capítulo conta uma parte da carreira do autor, mas concentra toda a reflexão do capítulo no formato conselho, apenas nas últimas linhas do último parágrafo de cada capítulo.
Ao final da última lição, há a disposição do discurso na íntegra, tornando redundante a leitura, pois os achados já haviam sido expostos anteriormente, resultando em uma leitura enfadonha.
Dado o exposto, acrescento que livros de Autoajuda são amplamente criticados porque apresentam apenas conselhos desconexos e aleatórios, apesar deste ter um enredo, a fragmentação da narrativa a cada capítulo, a incongruência na disposição dos mesmo e a restrição da lição do capítulo, sem desenvolvimento, disposto no final do último paragrafo de cada capítulo, fez deste livro apenas mais um do mesmo, compactuando para a fama negativa deste gênero literário.