juliocmofc 10/09/2024
INSPIRAÇÃO PARA H. P. LOVECRAFT
O interior da Irlanda era o cenário ideal de férias para dois amigos. Até que os mesmos encontram, durante suas andanças, uma casa construída próxima a um abismo e nela um diário que parece ser do primeiro habitante do local.
É aí que os amigos mergulham de cabeça em um manuscrito, por vezes tenso, intenso e sombrio.
? ?Tudo ao meu redor parecia desvanecer. As coisas eram tão estranhas e impensáveis. Ontem à noite mesmo eu era um homem relativamente forte, embora de idade; e agora, apenas algumas horas depois?! Olhei para o pequeno monte de pó que uma vez fora Pepper. Horas! E eu ri, uma risada fraca e amarga; uma risada estridente e cacarejante, que chocou meus sentidos enfraquecidos.?
? A proposta inicial é de um terror assustador e uma trama cheia de suspense, o que de fato foi no início da obra.
O morador da casa relata a aparição macabra de criaturas metade humanas, metade porcos que assombram a propriedade. Cenas de ação se desenrolam e um suspense com toques de terror é construído.
Em seu diário, os relatos da investigação de um Poço, provável origem das criaturas-porco, traz momentos tensos e de arrepiar.
Porém, o narrador personagem, autor do diário, entra em um devaneio que põe em xeque sua sanidade. É aí que a narrativa se torna maçante, e a leitura arrastada.
A história também aborda o fator solidão pela qual o autor do diário expressa seu isolamento na casa à beira do abismo, tendo como companhia apenas sua irmã e seu cão Pepper. Um antigo amor e mencionado, mas tudo muito vago.
Entre o suspense, o medo, um devaneio cósmico e ilógico, a história tem um desfecho sem respostas; a obra considerada um clássico do terror pouco me agradou.
?? esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, que, de modo geral, me envolveu bastante durante a leitura.
? os personagens não possuem profundidade, nem são cheios de camadas pois este não era o foco da trama. Mas a narrativa, ainda assim, é capaz de levar o leitor a reflexão.
? escrito por William Hope Hodgson e publicado pela Principis no ano de 2024, ?A casa à beira do abismo? apresenta uma edição impecável.